Relógio de ponto biométrico: problemas durante a pandemia

Um dos procedimentos mais tecnológicos nas empresas, o relógio de ponto biométrico é amplamente usado e facilita bastante o controle de funcionários.

Porém, com a pandemia instaurada no mundo todo, o momento é de bastante atenção e higiene pessoal.

Higiene com um relógio de ponto biométrico

Como sabemos, o novo coronavírus é capaz de sobreviver em diversas superfícies por horas, podendo infectar muitas pessoas com o contato da mão e, posteriormente, contato da mão até olhos e boca.

Como o ponto biométrico funciona através da biometria, é comum diversos funcionários colocarem suas digitais nos equipamentos e prosseguirem para o trabalho.

Esse tipo de atividade pode colocar a saúde das pessoas em risco, tendo um alto grau de dispersão do vírus, não sendo recomendado.

Nessa publicação, falaremos um pouco de como o ponto biométrico pode prejudicar a saúde dos funcionários no momento de pandemia e, as possíveis soluções para esse problema.

Vale lembrar que, é bastante comum os trabalhadores irem até o ponto biométrico na entrada e saída do trabalho, já tendo se tornado uma rotina que precisa ser modificada.

Os problemas do relógio de ponto biométrico na pandemia

Com a pandemia bastante espalhada pelo mundo todo, o controle da saúde dos colaboradores nas empresas deve ser levado a sério, para que a produção não pare.

Apenas um caso de coronavírus em uma empresa, pode contaminar um número bastante alto de outros funcionários, sendo um prejuízo enorme para o local.

Relógio de Ponto Biométrico

A seguir, exemplificaremos como o ponto biométrico pode contaminar uma grande gama de colaboradores em tão pouco tempo.

Suponha que um colaborador contenha o vírus, mas é assintomático, não conhecendo o possível risco que ele pode causar a outras pessoas.

Ao bater o ponto na empresa, ele pode deixar o vírus no leitor de biometria, caso sua mão não esteja idealmente limpa.

Esse é um caso bastante genérico, mas que exemplifica bem a facilidade do vírus em se espalhar através do ponto biométrico.

Com o contato de outros funcionários no leitor de biometria, a disseminação do vírus pode ocorrer de maneira bastante rápida e perigosa.

Sendo assim, é importante avaliar medidas alternativas para esse problema, visando sempre a saúde de seus colaboradores e focando na higiene pessoal de todos.

Quais são as alternativas para eliminar o ponto biométrico nesse momento?

mulher segurando um celular

Como vimos, o controle através do ponto biométrico pode ser um problema grave para a disseminação do coronavírus, sendo necessário medidas para minimizar isso.

Com o avanço da tecnologia, uma medida que está sendo bastante adotada no mundo todo é o controle de ponto digital, dando maior segurança e tranquilidade aos colaboradores.

Sabemos que, o uso do aparelho celular é bastante comum e quase que indispensável nos dias de hoje, e, um ponto bastante importante, ele é usado de maneira pessoal, sem divisões e contatos com outras pessoas.

Sendo assim, o ponto digital consegue solucionar os problemas de riscos de contágio dos pontos biométricos e favorecer um melhor ambiente de trabalho.

O sistema é bastante básico e permite fornecer informações ao departamento de recursos humanos do local em segundos, sendo bastante prático e compensador.

Além da praticidade e da segurança do sistema, as informações recolhidas pelo software são mais precisas e seguras, tornando o mecanismo muito vantajoso para o empregador e para seus colaboradores.

Importância de alertar os colaboradores de todo o risco e implementação do novo sistema

Destacamos que, ao implementar o novo sistema de registro de ponto, é muito importante uma explicação breve para os colaboradores, visando uma maior compreensão do procedimento.

Esse fato é muito recomendado pois, muitas empresas usam sistemas antigos por anos, tornando que quase automático o registro de ponto pelo funcionário.

Além disso, explicar sobre o risco que o controle de ponto biométrico pode acarretar ajuda na organização dos meios de trabalho e deixa tudo mais claro para os colaboradores, que observaram o cuidado que a empresa está tendo com a saúde de todos.

Caminhar com tecnologia e segurança

Atualmente, devemos sempre acompanhar as novas tecnologias e fazer o seu melhor uso, tornando seus benefícios vantajosos para todos.

Muitas vezes, as tecnologias conseguem solucionar diversos problemas que podem surgir com o passar do tempo, e, o ponto biométrico nesse cenário atual pode ser um grave problema. 

Com a solução na ponta das mãos, não é necessário forçar e arriscar cada dia mais seus colaboradores com o risco de doenças, tornando todo o processo mais seguro, prático e vantajoso para a empresa.

Uma excelente sacada por partes dos desenvolvedores desse meio é sua segurança em relação a saúde pessoal.

Concluímos que, através do ponto biométrico, a disseminação do coronavírus nas empresas poderia ser aumentada de maneira repentina e, muitas vezes, sem saber sobre os possíveis transmissores.

Sendo assim, evitar esse tipo de procedimento nessa época é bastante importante e requer a colaboração de todos, podendo adotar outras medidas como o ponto digital, que soluciona e agiliza esses diversos empecilhos existentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *