Se você é mãe de primeira viagem ou não teve nenhuma complicação capilar em gestações anteriores é melhor ficar atenta.
Você sabia que muitas mulheres reclamam de perda excessiva de cabelo durante esse período? Algumas ficam desesperadas achando que vão ficar carecas!

Todas sabemos que essa fase é bem complicada e que existem muitos fatores que acabam influenciando na saúde da pele, cabelo e unhas da gestante.
Nesse artigo vou explicar até que ponto é normal a queda de cabelo durante a gravidez e o pós-parto, assim como darei dicas para você evitar ao máximo esse problema.
Está passando por uma situação semelhante? Fique tranquila! Continue a leitura e descubra que isso é mais normal do que você pensa.
Tópicos
Causas da queda de cabelo na gravidez
Aposto que você já deve ter ouvido falar que, durante a gravidez, a mulher fica mais bonita. O cabelo? Mais brilhante, forte e grosso.
A queda de cabelo natural tende a diminuir. Isso ocorre porque o cabelo permanece mais tempo na fase de crescimento (anágena) nesse período.
Se você está sofrendo com queda de cabelo durante sua gestação deve estar se perguntando o que tem de errado com você. Mas fique relaxada. Apesar de não ser muito comum, essa situação ocorre com algumas futuras mamães.
A queda de cabelo durante a gravidez geralmente é passageira e regride de forma natural. Existem alguns fatores que podem contribuir para que esse problema apareça. Um deles é o aumento dos níveis de progesterona, hormônio feminino produzido pelos ovários.
Essa elevação pode ressecar o cabelo, deixando-o mais fraco e quebradiço. Sendo assim, o cabelo pode partir perto da raiz. Tenha em mente, então, que nesse caso, se trata de quebra, não de queda.
Outros fatores que podem favorecer a queda de cabelo:
- variações hormonais;
- deficiência vitamínica;
- estresse;
- ansiedade;
- excesso de oleosidade;
- infecções no cabelo ou pele (psoríase ou dermatite).
A gravidez é marcada por muitas mudanças no corpo da mulher, por isso não se assuste caso você perceba que seu cabelo está caindo um pouco mais do que o normal.
Apesar de ser um pouco incomum, pode acontecer sim, principalmente no início da gestação!
Queda de cabelo depois da gravidez – Prepare-se!
Se você passou pelo período da gestação e conseguiu usufruir de todos os benefícios que ela traz para o cabelo e pele, espere um pouco antes de comemorar.
Se lembra que eu falei que durante a gestação a queda natural do cabelo diminui? No período pós-parto, cerca de três meses após o nascimento do bebê, toda essa cabeleira que não caiu vai embora de uma vez só!
Você sabia que, normalmente, perdemos de 50 a 100 fios por dia? Depois da gravidez, entretanto, a mulher pode chegar a perder 500 fios por dia!
Eu sei que pode ser bem perturbador, mas é super normal! Tanto que esse quadro já ganhou até um nome: eflúvio telógeno pós-parto.
Isso ocorre porque o organismo está voltando ao seu funcionamento normal. Depois do parto, os hormônios caem drasticamente e uma parte dos fios abandona a fase de crescimento (anágena) e entra na fase de queda (telógena).
Mas é claro que existem outras coisas que podem estar contribuindo para a queda do seu cabelo. Além das que eu já citei no período da gravidez, a saúde capilar no período pós-parto pode ser influenciada também por outros fatores:
- alterações repentinas no peso;
- cesariana (estresse pós cirúrgico);
- alteração no sono;
- perda de sangue;
- internação prolongada;
- medicamentos;
- amamentação;
- distúrbios da tireóide.
Alguns desses fatores são quase impossíveis de evitar, por isso tenha sempre em mente que o processo pelo qual o seu cabelo está passando é normal. Mas fique alerta em relação ao tempo.
Por quanto tempo o cabelo vai ficar caindo?
O comum é que, após seis meses do nascimento do bebê, o ciclo capilar volte a normalizar. Apesar de que o formato do seu cabelo pode mudar. Ou seja, se ele era liso pode se tornar ondulado ou vice e versa.
Se o seu problema se estender por mais tempo é necessário procurar um dermatologista. Pode ser indício de um problema maior que precise de tratamento. As mamães com predisposição à calvície devem ficar ainda mais atentas.
Outro ponto importante é que a queda de cabelos nesse período não deixa buracos em algum ponto do couro cabeludo, ela é homogênea. Caso isso ocorra, procure um médico antes mesmo de completar os seis meses.
Como evitar queda de cabelo na gravidez e pós parto?
Existem algumas medidas que você pode tomar para preservar um pouco mais os seus fios. O ideal é que alguns cuidados sejam tomados durante o período gestacional, para que os cabelos estejam mais saudáveis após o parto.
Sendo assim, você pode tomar alguns cuidados como:
- ter uma boa alimentação (rica em vitaminas e ferro);
- tentar levar uma vida mais tranquila;
- não utilizar produtos químicos (além de afetarem o bebê também ajudam na queda de cabelos!);
- fazer uma automassagem no cabelo duas vezes por semana com uma loção fortificante;
- peeling capilar;
- lavar o cabelo apenas 3 vezes na semana, evitando água muito quente e utilizando um shampoo suave (tipo low poo);
- não escovar o cabelo molhado com escovas com cerdas muito finas;
- evitar o uso de aparelhos muito quentes, como chapinha e secador.
- evitar prender o cabelo.
Essas dicas podem ser seguidas na gravidez, no pós-parto e para toda a vida! Cuidar das madeixas nunca é demais, não é mesmo?
Outra dica importante é aumentar a absorção de colágeno, você sabia que ele pode trazer muitos benefícios para o seu cabelo?
O seu uso é super seguro para as futuras mamães. E, além disso, pode ser usado tranquilamente durante a amamentação. Confira nosso artigo e tire quaisquer dúvidas que você possa ter.
Alimentos que ajudam na queda de cabelos
Te convenci a se cuidar mais para evitar a perda de cabelos? Aqui eu separei alguns alimentos que podem te ajudar com essa tarefa. Mas tenha sempre em mente que a amamentação demanda uma ingestão calórica acima do normal.
- Alimentos ricos em colágeno e que estimulam a sua produção: carnes, uva, frutas vermelhas, aveia, ovos e abacate. Outra opção são os suplementos de colágeno hidrolisado, como o Renova 31, por exemplo, que é um produto 100% natural.
- Vegetais de folhas verdes: espinafre, agrião, alface, brócolis e acelga, por exemplo, fornecem ao corpo vitaminas essenciais para o cabelo, ajudando os folículos pilosos a produzirem sebo.
- Levedura de cerveja: melhora a saúde do cabelo e previne sua queda, já que conta com um alto teor de vitamina B. Pode ser encontrada em sopas, massas e vegetais desidratados.
- Cenoura: possui betacaroteno que auxilia na produção de óleos que fortalecem o couro cabeludo.
- Alimentos ricos em ômega 3: presente em peixes como atum e sardinha. Traz mais maciez e brilho para os cabelos, além de estimular seu crescimento.
- Leguminosas: grão-de-bico, feijão e outros grãos impedem a quebra do cabelo, pois possuem grande quantidade de zinco, ferro e biotina.
- Alimentos ricos em vitamina C: como laranja, limão, acerola, morango e tomate. Tem ação antioxidante, contribuindo para o bom funcionamento das células dos fios.
- Alimentos ricos em vitamina E: previne o surgimento de radicais livres e ajuda na formação de um cabelo novo. Pode ser encontrado em óleos vegetais, nozes, amendoim e na gema do ovo.
Acho que você já percebeu a quantidade de vitaminas que você tem que ingerir para manter seu cabelo saudável nesse período, não é mesmo? Essa tarefa não é nada fácil.
Por esse motivo muitas mulheres acabam recorrendo à suplementação vitamínica. Lembre-se que não se trata de remédio, é uma opção 100% natural.
Durante a gravidez, a maioria das mulheres acaba adotando esse método para suprir suas necessidades. Geralmente, os médicos indicam um reforço na ingestão de ácido fólico antes e durante a gestação, por exemplo.
Já que você está preocupada com a queda de cabelo, pode apostar em um suplemento vitamínico focado nisso.
Uma das opções possíveis no mercado e que vem fazendo muito sucesso é o Hair Again, você pode saber mais sobre esse reversor de calvície natural clicando aqui.
Agora que você já sabe de tudo sobre queda de cabelo na gravidez e pós-parto, aproveite para saber como identificar se o início da calvície está ameaçando suas madeixas. Nunca se sabe, não é mesmo?
Ficou interessada nos benefícios que o colágeno pode trazer para o seu cabelo? Confira o nosso Guia Completo do Colágeno.
Minha esposa chegou a entrar em depressão com tanto cabelo que perdeu. Mas depois voltou tudo. É só uma fase, o importante é curtir esse momento único.
Eu tive muito problema de queda de cabelo na gravidez. Nossa, não desejo isso para ninguém.
Amei esse artigo. Vou fazer todas as dicas.
Minha esposa sofreu muito com a queda de cabelos. Mas depois que nossa filha nasceu voltou tudo.
Tenho muito problema de queda.