Chás para Emagrecer Funcionam de Verdade? Descubra se o Chá Emagrecedor Levimune realmente faz efeito

Nesse artigo eu falarei sobre como o hábito de tomar chá, como o Levimune, pode ajudar no emagrecimento saudável (pode mesmo ajudar?) leia até o final e saiba tudo sobre chás para emagrecer.

Vem chegando o verão… e todo mundo corre atrás para perder aqueles quilinhos a mais que chegaram com o inverno (ainda mais um inverno tão atípico como o desse último ano).

Nisso, muitos começam a buscar as mais variadas soluções – algumas “mágicas” e malucas, outras sérias e embasadas.

Nesse artigo vou deixar as “fórmulas mágicas” para depois e focar somente naquilo que a ciência pode comprovar.

Vem comigo?

Tópicos

Quais as melhores alternativas para emagrecer de forma saudável?

tipos de chás para emagrecer
A sabedoria milenar oriental sempre inclui uma xícara de chá para qualquer ocasião

Essa é a pergunta que todas nós fazemos o tempo todo, né? (o pior é que não) 😱

O que a maioria de nós realmente quer é emagrecer rápido, mesmo que isso custe nossa saúde

Amiga, se você é uma dessas por favor, repense suas prioridades, de nada adianta emagrecer rápido e depois recuperar tudo de novo?

Afinal de contas, você não ganhou todo o excesso de peso em um mês, isso é apenas uma consequência de hábitos ou problemas como depressão e ansiedade.

Então, antes de esperar por milagres, tente enxergar dentro de você mesma qual a causa dos quilinhos extras, ok? 😉

Agora sim, vamos falar sobre as alternativas.

A primeira delas (e a mais eficaz) é fechar a boca, amiga. Mas isso a gente sabe que é difícil, porque a grande maioria das coisas que comemos não vem da nossa fome, mas do hábito de comer, isso mesmo, é uma questão de hábito.

Claro, algumas pessoas tem problemas de saúde como tireóide ou outras patologias, e isso precisa ser tratado com um profissional de saúde: um médico.

Se você tem algum desses problemas, ou se consegue comer pouco e ainda assim está acima do peso, procure um médico.

Frequentar uma academia é um ótimo hábito para sua saúde, porém você precisa ir com calma, pois dependendo dos exercícios que você fizer, vai acabar ficando com mais fome e lá se vai a dieta…

É muito importante que você entenda que exercícios físicos servem para melhorar nossa saúde física e cárdio, mas não é sua prioridade nos fazer perder peso.

Chás para Emagrecer, Suplementos e Cápsulas

A única dessas soluções que podemos recomendar para qualquer pessoa sem o risco de contraindicações é o consumo de chás.

Beber chás já é um hábito que nos acompanha desde sempre, e existe chá para tudo…

Fale a verdade, alguma vez você já consumiu um chazinho para dor de estômago ou simplesmente para relaxar, né?

Suplementos e Cápsulas precisam ser aprovados pela ANVISA antes de poder ser recomendado para uso, e o ideal é que sempre seja indicado por um médico.

Uma vez que são feitos com substâncias químicas que nem sempre são naturais (mesmo quando dizem que são).

Quais são os mais indicados Chás para Emagrecer

A ciência vem estudando por décadas os benefícios de algumas plantas para nossa saúde, e a grande maioria dos remédios que consumimos possuem, entre seus princípios ativos, diversas plantas de chás.

Mas, agora vou apresentar uma lista com 10 plantas que, quando consumidas em formato de chás, ajudam a emagrecer COM SAÚDE, vamos lá?

CHÁ DE HORTELÃ

A hortelã é uma planta muito fácil de ser cultivada e uma das ervas aromáticas e medicinais mais famosas do mundo. Ela pode ser consumida in natura, usada em receitas gastronômicas e bebidas dos mais diversos tipos.

Eu separei uma lista com cinco benefícios proporcionados pelo chá de hortelã. Vamos conhecer seus benefícios agora:

1. Combate gripes, resfriados e doenças respiratórias

O aroma forte e agradável da hortelã ajuda a descongestionar as vias respiratórias. Essa erva também ajuda a amenizar os sintomas da asma, combate infecções de garganta e ajuda a prevenir outras doenças respiratórias.

2. Fonte de nutrientes

A hortelã é rica em fibras, proteínas, vitaminas C, vitamina D e minerais, entre eles: magnésio, ferro, sódio e potássio.

3. Faz bem para a pele e melhora o hálito

A hortelã tem o aroma forte e agradável e não é à toa que é uma planta muito utilizada em produtos de higiene bucal, principalmente por sua grande capacidade de melhorar o hálito.

Mas, suas propriedades antioxidantes também fazem bem à pele.

Dica: Ao invés de jogar o resto do chá fora, aproveite para passar na pele e cabelo.

Ele ajuda a conservar o colágeno da pele e também pode ser usado para aliviar coceiras.

4. Combate a Ansiedade e Acalma

Um bom chá de hortelã pode ter um efeito potente sobre o estresse e a Ansiedade. Ele é um excelente calmante natural, capaz de garantir uma boa noite de sono e de aliviar dores de cabeça.

5. Ajuda a emagrecer

Claro que nosso 5º benefício não poderia ser outro: O chá de hortelã é uma bebida saborosa e indicada para quem quer emagrecer.

Além de ajudar a fortalecer os órgãos digestivos, ele ativa as glândulas salivares e as enzimas digestivas, melhorando dores de estômago e facilitando a digestão.

Ele também é indicado para combater a prisão de ventre e possui apenas 70 calorias.

fonte: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/alimentacao/5-beneficios-do-cha-de-hortela/

Bora para nosso 2º chá, ele tem muitos nomes, mas seu sabor é único e seu cheirinho é aconchegante… estou falando do:

CHÁ DE CAPIM-CIDREIRA

Talvez você a conheça como Erva-cidreira, Cidreira ou Melissa… Como eu disse, muitos nomes 😘

Essa planta é muito utilizada no tratamento de problemas digestivos – ajudando na queima de gorduras, e pode ser cultivada em casa porque é fácil de plantar e de manter.

Essa erva além de poder ser utilizada para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar.

Agora, vamos conhecer seus 8 benefícios para a saúde:

Os benefícios do chá de erva-cidreira estão relacionados às propriedades medicinais que esta planta possui. Assim, dentre os principais benefícios, inclui-se:

  1. Melhora a qualidade do sono;
  2. Aliviar as dores de cabeça;
  3. Combater os gases;
  4. Promover o bem-estar e a tranquilidade;
  5. Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;
  6. Prevenir distúrbios renais;
  7. Promover o alívio da tosse;
  8. Prevenir distúrbios digestivos – auxiliando na quebra das gorduras e favorecendo o emagrecimento.

A erva-cidreira, de nome científico Melissa officinalis, é calmante, diurética e expectorante e, por isso, o chá de erva-cidreira pode ser utilizado como remédio caseiro para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é útil para combater o catarro, quando ele é associado ao limão.

fonte: https://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-erva-cidreira/

CHÁ DE LIMÃO

Você tem o costume de tomar chá de limão? Se sim, você é uma pessoa de muita sorte!

O chá de limão possui diversos benefícios para o organismo humano e quem faz seu uso, com certeza, garante os ótimos resultados e bem-estar.

O limão possui abundância em vitamina C e muitas propriedades antioxidantes. Ele é bastante usado para temperar saladas e frutos do mar, além de ser ótimo para sucos e chás.

Conheça, então, 8 benefícios que o chá de limão proporciona à saúde:

1. Ação desintoxicante

O limão, em si, é considerado um ótimo desintoxicante do organismo. Muitas toxinas que causam infecções e doenças não são capazes de permanecer no corpo se você possui o chá de limão em sua rotina.

2. Benefícios ao sistema cardiovascular

O flavonóides presentes no chá de limão são responsáveis pela redução de lipídeos e inflamações, impedindo formação de coágulos nas artérias. Conte com o chá de limão para ajudar no combate de doenças cardíacas!

3. Trata resfriados e gripe

Além de aliviar as dores, principalmente da garganta, o chá de limão atua no sistema imunológico. Ou seja, ele auxilia seu organismo a combater resfriados e gripes. Os mucos na garganta podem ser facilmente eliminados com o chá de limão, principalmente se ele estiver acompanhado de gengibre.

4. Possui ação antisséptica

Com propriedades antibacterianas e antivirais, o chá de limão é um ótimo antisséptico contra doenças e inflamações.

5. Ajuda a melhorar a pele

A vitamina C, presente no limão, faz com que o chá ajude a estimular a produção de colágeno. Com isso, a sua pele ganha maior viço e brilho natural. Suas propriedades adstringentes também ajudam a eliminar as acnes.

6. Melhora a digestão

O efeito calmante do chá de limão facilita a digestão devido a eliminação de resíduos e toxinas presentes no corpo. Seu ácido cítrico é o grande auxiliador de uma melhor digestão, além de dissolver as pedras nos rins.

7. Auxilia o psicológico (Estresse e Ansiedade)

Por possuir efeito calmante, o chá de limão é ótimo para combater o estresse. Através da desintoxicação da corrente sanguínea, ele também é ótimo para aliviar:

  • dores de cabeça,
  • letargia,
  • fadiga e
  • fraqueza.

8. Possui propriedades anticancerígenas

Polifenóis e vitamina C em abundância fazem do chá de limão um ótimo antioxidante. Estes, por sua vez, não atuam apenas reduzindo danos às células saudáveis, mas também eliminando as células sem saúde.

O chá de limão impede o crescimento de células cancerígenas, protegendo o organismo do câncer de pele, boca, pulmão e mama.

Viu só como manter uma boa rotina com este chá pode te trazer grande bem estar?

fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/cha-de-limao/ 

CHÁ DE GENGIBRE

Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente ajudar na:

  • Perda de peso;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Relaxamento do sistema gastrointestinal;
  • Prevenção de náuseas e vômitos.

No entanto, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago.

O gengibre é uma raiz que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas à água, sucos, iogurtes ou saladas. A seguir estão listados 7 benefícios desse alimento.

Vamos conhecer os 7 Benefícios do Chá de Gengibre:

1. Auxiliar na perda de peso

O gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal.

Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

2. Combater azia e gases intestinais

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício.

Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

3. Atuar como antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce.

Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

4. Melhorar náuseas e vômitos

Devido à sua propriedade antiemética, o gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias.

A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de gengibre, o que equivale a cerca de ½ colher de café de raspas gengibre que devem ser tomados de preferência pela manhã.

5. Proteger o estômago contra úlceras

O gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais.

Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera.

6. Prevenir o câncer cólon-retal

O gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

7. Regula a pressão arterial

Devido a sua capacidade de adaptação no corpo, o gengibre pode regular a pressão em pessoas que possuem pressão alta.

Isso pode acontecer porque atua inibindo a formação de placas de gordura nos vasos, aumentando a sua elasticidade e favorecendo a circulação.

Além disso, é capaz de afinar o sangue, tornando-o mais fluido e melhorando o fluxo de sangue no corpo.

fonte: https://www.tuasaude.com/beneficios-do-gengibre/ 

CHÁ DE CRAVO DA ÍNDIA

O cravinho ou cravo-da-índia, chamado cientificamente Syzygium aromaticus, tem ação medicinal sendo útil no combate a dores, infecções, e ainda ajuda a aumentar o apetite sexual 😍.

Além disso, seu óleo essencial pode ainda ser encontrado em lojas de produtos naturais.

O cravo-da-índia, além de ter propriedades medicinais também é uma importante fonte de nutrientes, como vitamina A, vitamina E e beta-caroteno.

Pode ser utilizado na sua forma natural para enriquecer a alimentação, como um delicioso chá, ou em forma de cremes e óleos, que selecionam algumas propriedades, para o seu uso na cosmética, por exemplo.

Os principais benefícios do cravo-da-índia para a saúde são:

1. Combate infecções

Devido à sua ação antimicrobiana, o cravinho pode ser usado no combate às infecções causadas por alguns tipos de bactérias, especialmente estafilococos e E. coli, ou por fungos, por sua ação antifúngica.

Esta ação parece estar ligada à presença de eugenol, metil salicilato, kaempferol, ácido gálico e ácido oleanólico na sua composição.

Estes componentes parecem enfraquecer as bactérias, alterando a sua permeabilidade e impedindo que continuem se desenvolvendo e multiplicando.

2. Previne o câncer

O cravo-da-índia possui ainda grande concentração de compostos fenólicos, o que lhe confere uma potente ação antioxidante, protegendo o corpo de doenças crônicas graves, como o câncer, já que combate os radicais livres que causam o envelhecimento dos tecidos do corpo.

3. Diminui a dor

O eugenol é um dos componentes mais reconhecidos do cravinho, que, por estar muito bem estudado, é utilizado há vários anos na medicina dentária para reduzir a dor e a inflamação causadas pelos tratamentos dentários.

Segundo vários estudos, esse efeito acontece devido à supressão de prostaglandinas e outros mediadores da inflamação, assim como a depressão dos receptores sensitivos envolvidos na sensação de dor.

4.  Afasta mosquitos e outros insetos

O óleo de cravo contém um aroma que repele os insetos, porque seu cheiro característico é desagradável a estes. Basta esmagar alguns cravinhos e deixar num prato sobre a mesa para afastar as moscas da fruta, por exemplo. Espetar alguns cravinhos numa laranja ou num limão também é uma boa forma de afastar as moscas e os mosquitos.

Outra forma simples de usar este poder natural consiste em comprar produtos com base em óleo de cravo-da-índia, como velas, por exemplo.

5. Estimula o desejo sexual 😍

O extrato de cravo-da-índia é um ótimo remédio caseiro contra impotência sexual porque ele aumenta a libido, devido às suas propriedades afrodisíacas.

Portanto, amiga, mande ver cravo no seu parceiro!

6. Combate o mau-hálito

Ai, ninguém merece aturar gente com mau hálito. Por ter boas propriedades antissépticas e aromáticas naturais, o cravinho pode ser usado como uma opção natural para melhorar o mau hálito.

Para isso, basta mascar 1 cravinho-da-índia para notar seus efeitos aromáticos na boca. Bochechar o chá de cravo-da-índia também é uma boa solução para combater o mau cheiro.

 7. Facilita a digestão

Ele também melhora a digestão e ajuda no controle da diarreia, por ativar enzimas que auxiliam o estômago e intestino.

Além disso, ele ainda combate a flatulência (adeus peidorreira 😂), sendo especialmente indicado para ser consumido em forma de chá depois de uma refeição contendo feijão preto, brócolis ou couve-flor, por exemplo.

8. Melhora a cicatrização 

Quando usado diretamente sobre a pele o óleo de cravo ou um produto fitoterápico à base de cravinho ainda facilita a cicatrização, diminui inflamações e irritações, devido a sua ação antisséptica.

Esta é uma boa opção para combater pequenas fissuras anais, por exemplo. Ou seja, é um ótimo aliado contra hemorróidas.

9. Relaxa os músculos e combate o cansaço

O óleo de cravo-da-índia ajuda a relaxar os músculos, podendo ser usado em óleos para massagem. Devido ao seu aroma característico ele também é uma boa opção para combater a fadiga e a melancolia, melhorando a disposição para as atividades do dia a dia.

Um gel fitoterápico à base de cravinho é um ótimo analgésico para ser usado nos músculos em caso de contusões, por exemplo.

Quando consumido como chá seus efeitos são ainda mais notados.

fonte: https://www.tuasaude.com/cravo-da-india/ 

Chá de Canela da China

Aqui conhecemos só por Canela, poucos sabem, mas a canela que utilizamos em nossas receitas é a casca de uma árvore linda e enorme.

Aqui perto de casa tem uma árvore dessas, é linda mesmo 🥰

A canela é um condimento aromático que pode ser utilizado em diversas receitas, pois proporciona um sabor mais adocicado para as comidas, além de também poder ser consumida em forma de chá.

Porém, existe muita polêmica sobre seu consumo durante a gravidez. Fique comigo nesse e-mail que eu vou contar tudinho 😉

Benefícios da Canela

O consumo regular de canela, juntamente com uma dieta saudável e equilibrada, pode trazer diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

  1. Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
  2. Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  3. Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  4. Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao estresse;
  5. Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
  6. Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  7. Diminui o apetite pois é rica em fibras;
  8. Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
  9. Melhora o contato íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.
  10. Ajuda a diminuir a pressão arterial devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.

Todos esses benefícios da canela são devido ao fato da canela ser rica em mucilagem, cumarina e tanino, o que lhe confere propriedades:

  • Antioxidantes;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antibacterianas;
  • Antivirais;
  • Antifúngicas;
  • Antiespasmódicas;
  • Anestésicas e
  • Probióticas.

Para obter todos os benefícios da canela para a saúde basta consumir 1 colher de chá por dia.

Como usar a canela

As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é usar como tempero em carne, peixe, frango e até tofu. Para isso basta moer, 2 estrelas de anis, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela. Guarde o tempero na geladeira e ele fica pronto para usar em qualquer ocasião.

Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para ajudar a regular naturalmente a glicose no sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer.

fonte: https://www.tuasaude.com/beneficios-da-canela/ 

Chá de Camomila

Eu amo, nunca falta na minha casa, e no email de hoje vamos aprender tudo sobre ela.

Ajudar na má digestão, acalmar e reduzir a ansiedade são alguns dos benefícios do chá de Camomila, que pode ser preparado usando as flores secas da planta ou nos sachês de Levimune

O chá de Camomila pode ser preparado somente com esta planta medicinal ou numa combinação de plantas, como erva-doce e hortelã, (Levimune inclui essas 2 e mais 7 plantas) possuindo as propriedades:

  • Antibacteriana;
  • Anti-espasmódica;
  • Estimulante da cicatrização;
  • Anti-inflamatória e
  • Calmante.

O que garante diversos benefícios para a saúde, sendo os principais listados à seguir.

Vamos conhecer os 9 benefícios do Chá de Camomila:

  1. Diminui a hiperatividade;
  2. Acalma e ajuda a relaxar;
  3. Alivia o estresse;
  4. Auxilia no tratamento da ansiedade;
  5. Melhora a sensação de má digestão;
  6. Alivia o enjoo;
  7. Alivia cólicas menstruais;
  8. Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
  9. Acalma e remove as impurezas da pele.

CHÁ DE ERVA DOCE

A erva-doce, também chamada de anis, é uma planta de flores delicadas que dá sementinhas das quais é feito o chá de erva-doce. Suas folhas lembram as da salsinha.

Sua origem é Europa e Oriente Médio, mas no período da colonização os portugueses a trouxeram para o Brasil e, desde então, ela é amplamente cultivada e apreciada na cultura brasileira. Conheça seus benefícios à saúde e como fazer o chá.

Vamos conhecer os 10 Benefícios do chá de erva-doce

São muitos os benefícios que o chá de erva-doce promove à saúde, graças às suas propriedades, que são:

  • Diurético;
  • Anti-inflamatório;
  • Antiespasmódico;
  • Relaxante;
  • Estimulante;
  • Antioxidante;
  • Antirreumático e
  • Vermífugo.

Saiba como elas atuam no organismo:

1. Atua como antioxidante

O chá de erva-doce, mas em especial o extrato de suas sementes, oferece um efeito benéfico ao organismo no combate ao excesso de radicais livres que oxidam as células.

Assim, a erva-doce colabora no controle do envelhecimento precoce e no surgimento de doenças causadas por células danificadas, como o câncer.

2. Combate a fungos

Da mesma forma que o efeito antioxidante, o combate a fungos promovido pelo chá da erva-doce é possível, porém é mais evidente quando utiliza-se o extrato das sementes, por causa da sua concentração.

Mesmo assim, o chá é benéfico para tratar problemas causados por fungos, interna ou externamente, junto com o tratamento médico.

3. Alívio dos sintomas da menopausa

Existem diversos sintomas da menopausa, mas o que todas as mulheres sentem no dia a dia são os calorões, alterações de humor repentinas e dificuldade para dormir.

Nesse sentido, o chá da erva-doce, tomado dentro de uma alimentação saudável e com uma rotina de atividade física, pode oferecer um equilíbrio dos sintomas.

4. Tratamento de úlceras

Embora o uso do chá da erva-doce não substitua a consulta ao gastroenterologista para tratar uma úlcera, ele é muito eficiente como reforço no tratamento.

Se sofre com um problema estomacal desse tipo, fale com seu médico sobre tomar chá de erva-doce, mas fique atento caso haja algum efeito colateral pelo fato de estar consumindo outro tipo de medicação junto.

5. Antidiabético

Esse outro benefício mostra melhor efeito quando se faz uso do extrato das sementes da erva-doce, mas com o chá também é possível obter resposta positiva.

O que ocorre é que a planta tem a capacidade de inibir em até 94% a ação das enzimas que provocam o aumento das taxas de glicose no sangue.

6. Bactericida

As bactérias que atacam o organismo podem provocar diversas reações, conforme o tipo.

Mas o chá da erva-doce tem uma excelente ação no impedimento do desenvolvimento de bactérias, em especial dos tipos Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Kleybisiela pneumoniae, que atacam o intestino, a pele e os pulmões.

7. Combate a cólicas

As cólicas intestinais, uterinas, estomacais e dores de bexiga podem ser controladas com o chá da erva-doce porque ele tem uma ação relaxante sobre os músculos desses órgãos, que causam dor quando se contraem.

8. Analgésico

Se procura evitar remédios para dor com a aspirina, uma boa opção para substitui-los é tomando um chá de erva-doce.

Mas só tome se não estiver fazendo uso de medicação que altere funções cognitivas, ou o efeito do remédio poderá sofrer alterações.

9. Alívio de asma e bronquite

Quem sofre com problemas respiratórios pode experimentar o chá da erva-doce como tratamento para aliviar os sintomas de asma e bronquite. Mas de preferência, para um efeito mais acentuado, deve-se utilizar o extrato das sementes.

10. Combate a doenças infecciosas

Em infecções causadas por vírus o chá de erva-doce também pode ajudar, mas como parte do tratamento.

Seu efeito tende a ser melhor em doenças simples, como gripe e resfriado, do que ataque de vírus em casos mais graves. A consulta ao médico é indispensável.

Esse chá emagrece?

diversas pesquisas científicas que estudam a eficácia do chá de erva-doce especificamente para o emagrecimento.

As propriedades benéficas que você viu anteriormente podem contribuir para isso. Por ser calmante, ele ajuda a evitar aquela ansiedade que causa gula. Também contribui para manter a saciedade e tem efeito diurético, ajudando a reduzir o inchaço.

fonte: https://www.tuasaude.com/erva-doce/

CHÁ DE LARANJA

Essa fruta está na mesa de todos os brasileiros todos os dias, e não é para menos, pois é muito nutritiva. Vamos aprender tudo sobre a laranja agora.

Benefícios da Laranja em nosso organismo:

Ajuda a digestão

Por ser composta de grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides (que tem efeito anti-inflamatório), além de aliviar sintomas de azia, flatulência, diarreia,entre outros.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em vitaminas dos tipos A e C, ambas de caráter extremamente antioxidante.

Ajuda na diminuição dos níveis de colesterol

Contém substâncias tais como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas.

Protege a pele dos raios ultravioletas

Por causa da presença do d-limoneno, uma substância que funciona como um protetor solar natural bastante eficaz.

E seus nutrientes não estão somente na fruta, aliás, a grande concentração de seus nutrientes está na casca, porém, devido aos ácidos que ela contém, se torna impossível de ser consumida in natura.

Mas, se consumida em forma de chá, conseguimos extrair 100% de tudo o que a laranja tem a oferecer.

fonte: https://www.sidrolandianews.com.br/noticia/saude/cha-de-casca-de-laranja-beneficios-e-indicacoes

CHÁ DE CÚRCUMA

Muito indicado para auxiliar em alguns tratamentos por conter diversos benefícios medicinais, o chá de cúrcuma oferece propriedades anti-inflamatórias e conta com diversos nutrientes que colaboram para manter a saúde do nosso corpo e a boa forma.

Dentre elas, podemos destacar a presença de ferro, vitamina B6, fibras e potássio.

Entretanto, o principal ativo da cúrcuma é a curcumina, que garante a sua pigmentação característica e também é o ingrediente que atribui ao chá de cúrcuma propriedades que reforçam o sistema imunológico, contribuindo em tratamentos para diminuir sintomas da: 

  • Artrite;
  • Complicações cardiovasculares e
  • Diabetes, por exemplo.

O que é e para que serve a curcumina?

A raiz da cúrcuma ou açafrão-da-terra é muito conhecida na Ásia e na Índia, tanto pelas suas qualidades medicinais quanto pelo seu uso na cozinha como tempero.

Alguns estudos destacam a cúrcuma por oferecer benefícios a diversos sistemas do corpo humano de maneira simultânea e harmonicamente, passando a ser indicada para auxiliar no tratamento de muitos problemas de saúde, como:

  • Dores e inflamações;
  • Controle do açúcar no sangue e
  • Retardando os efeitos do Alzheimer.

Graças à curcumina, o chá de cúrcuma apresenta as propriedades medicinais que veremos abaixo.

Para que serve o chá de cúrcuma e seus principais benefícios

Na milenar medicina chinesa, o chá de cúrcuma tem sido aproveitado como aditivo para tratamento contra a depressão e alguns transtornos provenientes do sistema nervoso há milhares de anos.

Segundo eles, os princípios ativos da raiz estimulam o organismo e promovem a melhora do humor à medida em que aumentam os níveis de serotonina do organismo.

O chá de cúrcuma é a maneira mais popular de se aproveitar de todos os benefícios da curcumina. Possui um sabor único, levemente amargo e picante, e o aroma remete à mostarda.

Ao ingerirmos o chá de cúrcuma, mandamos para o nosso organismo nutrientes com funções antioxidantes, proteção imunológica e ações anti-inflamatórias, além de auxiliar no combate de algumas doenças.

1. Diminui as taxas de colesterol ruim no sangue

Um estudo publicado pela US National Library of Medicina National Institutes of Health, de 2008, descobriu que apenas uma dose baixa de curcumina ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e colesterol total no sangue.

As altas taxas de colesterol ruim no sangue representam, sabidamente, um dos principais motivos de doenças cardíacos e cardiovasculares atualmente.

O excesso de colesterol LDL pode se fixar, sem demonstrar sintomas, na cavidade interna das artérias e, lentamente, formar uma placa chamada de ateroma.

Essas placas obstruem a passagem do sangue pelas artérias, o que fatalmente acaba causando os infartos agudos do miocárdio e derrames, como o AVC. A curcumina age diretamente nesse sentido, sendo capaz de reduzir em até 17% o risco de ataques cardíacos.

2. Ajuda no controle da diabetes

Os estudos do uso da curcumina para tratamento de diabetes e obesidade alcançou resultados magníficos, onde ficou claro que a curcumina (e o chá de cúrcuma, consequentemente) é capaz de inibir o processo de formação e da liberação das enzimas pró-inflamatórios (ação anti-inflamatória).

Por mais incrível que pareça, essa propriedade anti-inflamatória e as propriedades antioxidantes da curcumina influenciam diretamente no controle da diabetes. Enquanto os antioxidantes trabalham para reduzir os radicais livres, os agentes anti-inflamatórios dão mais poder à resistência da insulina do nosso corpo, reduzindo os índices glicêmicos em portadores de diabetes tipo 2 e obesos.

3. Melhoria das condições respiratórias/pulmonares

As mesmas características anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam no controle da diabetes também podem influenciar diretamente na nossa respiração.

Uma pesquisa farmacológica publicada pela Science Direct, de janeiro de 2017, concluiu que, apesar de contribuir de maneira limitada, o chá de cúrcuma ajuda a reduzir os sintomas de algumas doenças pulmonares, como a asma, fibrose pulmonar e cística e outras doenças pulmonares crônicas.

Além disso, os estudos sugeriram que, possivelmente, o chá de cúrcuma pode exercer um papel fundamental no tratamento do câncer de pulmão. Entretanto, o mesmo estudo também afirma que as evidências dos benefícios do chá de cúrcuma para tratar câncer de pulmão ainda carecem de análises mais aprofundadas.

4. A utilização do chá de cúrcuma para ajudar o tratamento de câncer

Diversos estudos já comprovaram que a curcumina possui ações antitumorais que agem no intuito de limitar o desenvolvimento das células cancerígenas em nosso corpo.

Uma revisão de literatura médica de 2014, também publicada pela US National Library of Medicina National Institutes of Health revelou a existência de mais de 2000 artigos que continham as palavras chaves ‘curcumina’ e ‘câncer’, demonstrando que o uso da curcumina para tratamento do câncer está sendo arduamente estudado.

Aliás, a ação anticancerígena que a curcumina estabelece no organismo já é reconhecida clinicamente, segundo publicou o mesmo instituto, pois os antioxidantes e as propriedades antinfilamatórias agem diretamente no sistema imunológico, reduzindo a proliferação das células cancerígenas.

5. Ajuda no tratamento de Alzheimer

Sabemos que, por enquanto, o Alzheimer não tem cura, infelizmente. É uma doença degenerativa que altera diversas capacidades cognitivas, como a memória e as emoções. Entretanto, enquanto a cura não é possível, o chá de cúrcuma pode contribuir de maneira positiva para impedir a progressão da doença.

Estudos demonstraram que a curcumina possui habilidades terapêuticas capazes de proteger as células nervosas dos danos causados pelos radicais livres, moderando e controlando a neurodegeneração, fator essencial para reduzir a Doença de Alzheimer.

Causando efeitos adversos irrisórios, a curcumina apresentou eficácia semelhante ao donepezil, um fármaco aprovado para o tratamento de Doença de Alzheimer (DA).

Interessante observar que dois estudos demonstram que a incidência da Doença de Alzheimer é mais alta nos Estados Unidos e países europeus quando comparado com países asiáticos, onde o consumo da curcumina é mais popular.

A cúrcuma apresenta mais de 200 compostos bioativos, e os ingredientes bioativos principais são os curcuminoides, representado nesse cenário pela curcumina.

Dentre as conclusões do estudo, é possível destacar a manutenção das funções neurodegenerativas e a melhora das funções cognitivas.

6. Diminui os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

Quem sofre de Síndrome do Intestino Irritável pode ter contrações com dores frequentemente, geralmente causada por flatulências e cólicas.

A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica que atinge diretamente o intestino grosso e exige acompanhamento médico.

Entretanto, a curcumina apresentou propriedades que podem auxiliar o tratamento da síndrome.

Os estudos com a curcumina descobriram que a substância ajudou a diminuir o tempo em que a comida passa do estômago para o intestino. Isso faz com que as contrações sejam menores, o que, consequentemente, diminui as dores.

7. Combate os sintomas da artrite

As fortes propriedades contra inflamação presentes no chá de cúrcuma devido à curcumina agem diretamente no organismo, diminuindo a inflamação das articulações, o inchaço e aliviando as dores de quem sofre com artrites. O efeito analgésico permite que a pessoa recupere a mobilidade ao aliviar as dores nas articulações.

Estudos realizados em 206 americanos que se autodeclaram portadores de artrite mostraram que 63% relataram melhora nas dores ao utilizar o chá de cúrcuma para aliviar os sintomas. Além do mais, um estudo clínico demonstrou que 58% dos pacientes com osteoartrite relataram melhora nos sintomas após consumir cúrcuma regularmente.

8. Proteção ao fígado, vesícula e melhora das condições hepáticas

A curcumina age em nosso organismo de diversas formas, inclusive executando funções protetivas para a vesícula, estômago e fígado.

Os estudos da substância demonstraram que ela pode aumentar a produção da bile no sistema digestivo ao mesmo tempo em que protege as células do fígado contra possíveis danos causados por substâncias químicas associadas à bile, o que incide também na vesícula e no estômago.

Você está vendo tudo isso que o Chá de Cúrcuma oferece para nossa saúde?

Agora eu me pergunto por que eu não soube disso antes?

Mas, nunca é tarde para melhorar nossa saúde.

Aprenda Receitas de Chás com todas essas plantas

Para você aprender diversas receitas com todos esses ingredientes, o Blog Bora Provar preparou um curso gratuito por e-mail.

Para se inscrever clique no botão abaixo:

BOTÃO >> QUERO APRENDER RECEITAS EMAGRECEDORAS COM CHÁS

Quais marcas de Chás são as mais indicadas?

Felizmente hoje existem alternativas para ajudar quem não tem paciência para ficar comprando folha por folha e aprender cada particularidade de cada planta na hora de preparar seu chá ou infusão.

Diversas marcas existem no mercado hoje em dia, mas vou falar das principais.

Chá Desinchá

Acredito que essa marca tenha sido a primeira a surgir no mercado com essa proposta.

Trata-se de uma marca consolidada, que possui diversos ingredientes e pode ser encontrada em qualquer mercado ou farmácia.

A marca Desinchá possui 3 tipos de chá hoje em dia:

  • 1 para emagrecer;
  • 1 para relaxar;
  • 1 para estimular.

Com certeza é uma das marcas que você vai gostar de consumir.

Chá SB

Confesso que essa marca eu apenas conheço por nome, portanto não posso falar se é boa ou não – se você usa essa marca de chás, por favor mande sua opinião para eu publicar!

O que eu sei é que ele é vendido por consultoras e está ganhando muito mercado no Brasil.

Cedo ou tarde alguém vai oferecê-lo para você.

Chá Levimune

chá emagrecedor levimune

Esse chá eu posso falar com conhecimento de causa, afinal de contas eu sou uma consumidora assídua dele.

Cada sachê possui 10 ingredientes que se complementam e ativam sua imunidade, trazendo muito mais saúde e prevenindo diversas doenças virais.

Não vou falar muito sobre ele aqui, pois já tenho um artigo completo falando tudo sobre o Chá Levimune – que você pode ler aqui!

Mas, na minha opinião, é o melhor dos três em matéria de sabor e, diferente do chá Desinchá que é focado em, como o nome diz, desinchar (hehehe), o chá Levimune emagrece como uma consequência de uma melhora na sua saúde, elevando a imunidade.

Conclusão – Chás emagrecedores funcionam mesmo?

Chegamos ao final desse artigo com a certeza de que, além de serem um hábito saudável milenar, consumir chás traz um benefício comprovado pela ciência para sua saúde.

Não só para você emagrecer, mas para melhorar sua imunidade, e prevenir diversas doenças.

Também vimos que existem doenças e problemas hormonais que impedem algumas pessoas de perderem peso, independente de comer demais ou não, para essas pessoas somente consumir algumas xícaras de chá não irá resolver, nesse caso a consulta com um médico é sempre fundamental.

Portanto, minha conclusão é que o consumo de algumas xícaras de chás ou infusões todos os dias farão muito bem para nossa saúde, independentemente do resultado que buscamos.

Até porque, existem inúmeros tipos de chás e cada um vai nos beneficiar em algum aspecto.

Ah, e se você realmente estiver querendo emagrecer com saúde, dê uma lida nesse meu artigo completo sobre o chá Levimune.

Beijos e até o próximo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *