Chá de Sálvia (Salvia officinalis): Para Que Serve, Quais são os Benefícios, Tipos e Como Tomar

Talvez você nunca tenha experimentado beber uma xícara de Chá de Sálvia, mas essa planta, que é muito associada a temperos de carnes, possui inúmeros benefícios para a saúde que vão muito além de apenas um sabor gostoso.

chá de sálvia

Fique comigo para conhecer alguns desses benefícios e como garantir a melhor absorção deles para sua saúde.

Como você sabe, estamos trabalhando em uma série de ingredientes de chás emagrecedores e que aumentem a imunidade. Já temos artigos sobre os benefícios da hortelã, mate verde, guaraná e laranja amarga. Clique sobre o nome de qualquer um deles para saber mais.

Muitas plantas usadas comumente como tempero também possuem propriedades medicinais. Seja na forma de chás ou incluídas na alimentação, povos antigos já utilizavam ervas como aliados no combate das mais variadas doenças. Com o avanço da medicina, muitas dessas plantas puderam ser estudadas com mais propriedade e seus benefícios para a saúde foram desvendados e puderam ser mais bem aproveitados.

O que é a sálvia?

A sálvia, cujo nome científico é Salvia officinalis, é uma erva largamente utilizada na culinária, especialmente a mediterrânea, como tempero para carnes, molhos e saladas. Suas folhas verdes e sedosas possuem um sabor levemente amargo e terroso e podem ser consumidas cruas, fritas, utilizadas secas ou frescas em marinadas ou na forma de chá.

Desde a Idade Média a sálvia é usada tanto na alimentação como no uso medicinal, sendo utilizada principalmente para o tratamento de:

  • gengivites;
  • Inflamações dentárias;
  • Para aliviar picadas de insetos;
  • Micoses;
  • e no tratamento de doenças respiratórias.

Quais são os nutrientes encontrados na sálvia?

Apesar de muito conhecida pelo seu uso como tempero, a sálvia possui diversos nutrientes benéficos à saúde. Veja aqui alguns deles e saiba como eles podem trazer mais saúde para o seu dia a dia:

  • Óleos essenciais: a sálvia possui em suas folhas e flores óleos que possuem diversos benefícios para o nosso organismo, principalmente para a saúde do sistema digestivo e a imunidade.
  • Antioxidantes: substâncias que auxiliam na prevenção de doenças crônicas e do envelhecimento precoce
  • Vitamina C: fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças
  • Fibras: auxiliam o funcionamento do intestino e a redução do colesterol
  • Ácido fólico: contribui para a saúde do sistema nervoso

Quais são os 7 principais benefícios do chá de sálvia para a saúde?

benefícios do chá de sálvia

Devido à presença de diferentes nutrientes, o chá de sálvia por trazer benefícios à saúde que vêm sendo estudados por diversos pesquisadores no mundo todo. Confira aqui alguns desses benefícios:

  • Redução da glicose: estudos mostram que o consumo de suplementos feitos a partir da sálvia contribuem para a redução do açúcar no sangue, principalmente em pacientes com Diabetes do tipo 2.
  • Redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares: o consumo da sálvia pode exercer efeito positivo na redução do colesterol e, consequentemente, na prevenção de doenças cardíacas.
  • Efeito anticonvulsivante: estudos mostram que os óleos essenciais presentes na sálvia são capazes de reduzir episódios de epilepsia e convulsões.
  • Propriedades anti-inflamatórias: o chá de sálvia possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando principalmente nos processos de infecção da boca e gengivas.
  • Propriedades gastroprotetoras: o chá de sálvia exerce ação sobre o sistema digestivo, auxiliando na digestão e nos casos de diarreia, contribuindo para a saúde do estômago e do intestino.
  • Diurético: o consumo de chá de sálvia auxilia na eliminação do excesso de líquidos e reduz a sensação de inchaço.
  • Descongestionante: a sálvia melhora a circulação e a oxigenação do sangue, contribuindo para a melhora da respiração.

Como preparar o chá de sálvia?

O chá de sálvia é muito simples de preparar e pode ser feito utilizando as folhas secas ou frescas.

  • Para cada 250 mililitros de água morna, adicione uma colher de sopa de folhas secas ou 3 folhas grandes.
  • Coloque na água, tampe e deixe descansar por 5 minutos; depois coe e consuma, frio ou quente.
  • Para extrair todas as propriedades da sálvia, o ideal é que o chá seja consumido logo após o preparo ou, no máximo, dentro de 24 horas.

Além do consumo, o chá pode ser utilizado para fazer gargarejos. O consumo máximo indicado é de até 3 xícaras por dia, dependendo da indicação. Procure seu médico ou nutricionista para auxiliar na dosagem e consumo adequados.

Chá de sálvia reduz a glicose do sangue?

Estudos apontam que o consumo da sálvia pode reduzir e controlar a glicose sanguínea, principalmente me pacientes com Diabetes do tipo 2. Além disso, a sálvia também teria a propriedade de controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, que normalmente encontram-se elevados em pacientes com essa doença.

Procure seu médico para que ele possa indicar a melhor forma de utilizar a sálvia como auxiliar no tratamento da diabetes.

Chá de sálvia emagrece?

Ao controlar os níveis de glicose circulante na corrente sanguínea, o chá de sálvia pode auxiliar na redução do apetite, levando a uma menor ingestão de calorias e, consequentemente, contribuindo para a perda de peso.

Por ter ação diurética, o chá de sálvia também auxilia na eliminação de líquidos, reduzindo a sensação de inchaço, além de contribuir para o melhor funcionamento do intestino e na eliminação do excesso de colesterol.

Embora não seja um dos ingredientes desse chá que vou indicar aqui, se você estiver buscando um chá que ajude a emagrecer, leia esse artigo sobre o Levimune.

Existem efeitos colaterais no consumo de chá de sálvia?

Embora o consumo da sálvia na alimentação não seja contraindicada na maioria dos casos, o chá pode possuir alguns efeitos colaterais em pessoas com algum tipo de sensibilidade. O consumo excessivo do chá de sálvia pode causar náusea, aumento da pressão e dos batimentos cardíacos e convulsões. Caso apresente algum sintoma desagradável, procure atendimento médico imediatamente.

Quais são as contraindicações do consumo do chá de sálvia?

Apesar de estudos relacionarem os óleos essenciais presentes na sálvia a diminuição de convulsões em pessoas com epilepsia, o consumo deve ser feito com muito cuidado nesses casos, principalmente quando há uso de medicamentos.

Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem sempre consultar o médico antes de fazer uso de suplementos ou plantas medicinais; o chá de sálvia pode causar redução na produção de leite materno.

Curiosidades sobre a sálvia

  • A sálvia já é usada desde a Idade Média, tanto para o preparo de alimentos quanto como planta medicinal. 
  • Alguns povos acreditavam que a sálvia afastava o mal e era capaz de curar a peste negra.
  • Além de utilizada para temperar carnes e outros pratos, a sálvia pode ser utilizada no preparo de licores, pães e embutidos como a salsicha e para aromatizar azeite e vinagre.

A sálvia é um dos principais ingredientes de uma das marcas de chás mais consumidas da atualidade: o Desinchá. Se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre essa marca, confira o artigo comparativo feito pelo site Gazeta Mercantil.

Conclusão: Chá de Sálvia

benefícios da sálvia

Como vimos nesse artigo, a sálvia é um excelente aliado para nossa saúde. Tanto como tempero quanto como chá e óleo essencial fornece muitos benefícios.

Experimente qualquer dessas formas de consumo e veja qual delas vai ser mais agradável para você.

Independente de qual for, faça da sálvia parte do seu dia a dia.

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Alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

ILKIU-VIDAL, L.H.; SOUZA, J.R.P; VIANI, R.A.G. Ação de potenciais hidrogeniônicos no crescimento e produtividade de sálvia (Salvia officinalis L.). Rev. bras. plantas med. vol.12 no.1 Botucatu Jan./Mar. 2010.

BAHR, T.A. et al. The Effects of Various Essential Oils on Epilepsy and Acute Seizure: A Systematic Review. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Volume 2019 |Article ID 6216745. (em inglês)

SANTOS, A.R.O. et al. Efeito Terapêutico Da Salvia Officinalis Em Indivíduos Com Diabetes Mellitus Tipo 2. Política, Planejamento e Gestão em Saúde, vol 6, 2020.

Gabriella Fernandes Gachet
CRN 4 - 10100421 Formada pela UERJ em 2010, mestre em Nutrição pela UFRJ em 2016. Foco em alimentação consciente e emagrecimento.