Chá de Sálvia (Salvia officinalis): Para Que Serve, Quais são os Benefícios, Tipos e Como Tomar

Talvez voc√™ nunca tenha experimentado beber uma x√≠cara de Ch√° de S√°lvia, mas essa planta, que √© muito associada a temperos de carnes, possui in√ļmeros benef√≠cios para a sa√ļde que v√£o muito al√©m de apenas um sabor gostoso.

ch√° de s√°lvia

Fique comigo para conhecer alguns desses benef√≠cios e como garantir a melhor absor√ß√£o deles para sua sa√ļde.

Como você sabe, estamos trabalhando em uma série de ingredientes de chás emagrecedores e que aumentem a imunidade. Já temos artigos sobre os benefícios da hortelã, mate verde, guaraná e laranja amarga. Clique sobre o nome de qualquer um deles para saber mais.

Muitas plantas usadas comumente como tempero tamb√©m possuem propriedades medicinais. Seja na forma de ch√°s ou inclu√≠das na alimenta√ß√£o, povos antigos j√° utilizavam ervas como aliados no combate das mais variadas doen√ßas. Com o avan√ßo da medicina, muitas dessas plantas puderam ser estudadas com mais propriedade e seus benef√≠cios para a sa√ļde foram desvendados e puderam ser mais bem aproveitados.

O que é a sálvia?

A s√°lvia, cujo nome cient√≠fico √© Salvia officinalis, √© uma erva largamente utilizada na culin√°ria, especialmente a mediterr√Ęnea, como tempero para carnes, molhos e saladas. Suas folhas verdes e sedosas possuem um sabor levemente amargo e terroso e podem ser consumidas cruas, fritas, utilizadas secas ou frescas em marinadas ou na forma de ch√°.

Desde a Idade Média a sálvia é usada tanto na alimentação como no uso medicinal, sendo utilizada principalmente para o tratamento de:

  • gengivites;
  • Inflama√ß√Ķes dent√°rias;
  • Para aliviar picadas de insetos;
  • Micoses;
  • e no tratamento de doen√ßas respirat√≥rias.

Quais s√£o os nutrientes encontrados na s√°lvia?

Apesar de muito conhecida pelo seu uso como tempero, a s√°lvia possui diversos nutrientes ben√©ficos √† sa√ļde. Veja aqui alguns deles e saiba como eles podem trazer mais sa√ļde para o seu dia a dia:

  • √ďleos essenciais: a s√°lvia possui em suas folhas e flores √≥leos que possuem diversos benef√≠cios para o nosso organismo, principalmente para a sa√ļde do sistema digestivo e a imunidade.
  • Antioxidantes: subst√Ęncias que auxiliam na preven√ß√£o de doen√ßas cr√īnicas e do envelhecimento precoce
  • Vitamina C: fortalece o sistema imunol√≥gico, prevenindo doen√ßas
  • Fibras: auxiliam o funcionamento do intestino e a redu√ß√£o do colesterol
  • √Ācido f√≥lico: contribui para a sa√ļde do sistema nervoso

Quais s√£o os 7 principais benef√≠cios do ch√° de s√°lvia para a sa√ļde?

benefícios do chá de sálvia

Devido √† presen√ßa de diferentes nutrientes, o ch√° de s√°lvia por trazer benef√≠cios √† sa√ļde que v√™m sendo estudados por diversos pesquisadores no mundo todo. Confira aqui alguns desses benef√≠cios:

  • Redu√ß√£o da glicose: estudos mostram que o consumo de suplementos feitos a partir da s√°lvia contribuem para a redu√ß√£o do a√ß√ļcar no sangue, principalmente em pacientes com Diabetes do tipo 2.
  • Redu√ß√£o do colesterol e preven√ß√£o de doen√ßas cardiovasculares: o consumo da s√°lvia pode exercer efeito positivo na redu√ß√£o do colesterol e, consequentemente, na preven√ß√£o de doen√ßas card√≠acas.
  • Efeito anticonvulsivante: estudos mostram que os √≥leos essenciais presentes na s√°lvia s√£o capazes de reduzir epis√≥dios de epilepsia e convuls√Ķes.
  • Propriedades anti-inflamat√≥rias: o ch√° de s√°lvia possui propriedades anti-inflamat√≥rias, auxiliando principalmente nos processos de infec√ß√£o da boca e gengivas.
  • Propriedades gastroprotetoras: o ch√° de s√°lvia exerce a√ß√£o sobre o sistema digestivo, auxiliando na digest√£o e nos casos de diarreia, contribuindo para a sa√ļde do est√īmago e do intestino.
  • Diur√©tico: o consumo de ch√° de s√°lvia auxilia na elimina√ß√£o do excesso de l√≠quidos e reduz a sensa√ß√£o de incha√ßo.
  • Descongestionante: a s√°lvia melhora a circula√ß√£o e a oxigena√ß√£o do sangue, contribuindo para a melhora da respira√ß√£o.

Como preparar o ch√° de s√°lvia?

O chá de sálvia é muito simples de preparar e pode ser feito utilizando as folhas secas ou frescas.

  • Para cada 250 mililitros de √°gua morna, adicione uma colher de sopa de folhas secas ou 3 folhas grandes.
  • Coloque na √°gua, tampe e deixe descansar por 5 minutos; depois coe e consuma, frio ou quente.
  • Para extrair todas as propriedades da s√°lvia, o ideal √© que o ch√° seja consumido logo ap√≥s o preparo ou, no m√°ximo, dentro de 24 horas.

Além do consumo, o chá pode ser utilizado para fazer gargarejos. O consumo máximo indicado é de até 3 xícaras por dia, dependendo da indicação. Procure seu médico ou nutricionista para auxiliar na dosagem e consumo adequados.

Ch√° de s√°lvia reduz a glicose do sangue?

Estudos apontam que o consumo da sálvia pode reduzir e controlar a glicose sanguínea, principalmente me pacientes com Diabetes do tipo 2. Além disso, a sálvia também teria a propriedade de controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, que normalmente encontram-se elevados em pacientes com essa doença.

Procure seu médico para que ele possa indicar a melhor forma de utilizar a sálvia como auxiliar no tratamento da diabetes.

Ch√° de s√°lvia emagrece?

Ao controlar os níveis de glicose circulante na corrente sanguínea, o chá de sálvia pode auxiliar na redução do apetite, levando a uma menor ingestão de calorias e, consequentemente, contribuindo para a perda de peso.

Por ter ação diurética, o chá de sálvia também auxilia na eliminação de líquidos, reduzindo a sensação de inchaço, além de contribuir para o melhor funcionamento do intestino e na eliminação do excesso de colesterol.

Embora não seja um dos ingredientes desse chá que vou indicar aqui, se você estiver buscando um chá que ajude a emagrecer, leia esse artigo sobre o Levimune.

Existem efeitos colaterais no consumo de ch√° de s√°lvia?

Embora o consumo da s√°lvia na alimenta√ß√£o n√£o seja contraindicada na maioria dos casos, o ch√° pode possuir alguns efeitos colaterais em pessoas com algum tipo de sensibilidade. O consumo excessivo do ch√° de s√°lvia pode causar n√°usea, aumento da press√£o e dos batimentos card√≠acos e convuls√Ķes. Caso apresente algum sintoma desagrad√°vel, procure atendimento m√©dico imediatamente.

Quais s√£o as contraindica√ß√Ķes do consumo do ch√° de s√°lvia?

Apesar de estudos relacionarem os √≥leos essenciais presentes na s√°lvia a diminui√ß√£o de convuls√Ķes em pessoas com epilepsia, o consumo deve ser feito com muito cuidado nesses casos, principalmente quando h√° uso de medicamentos.

Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem sempre consultar o médico antes de fazer uso de suplementos ou plantas medicinais; o chá de sálvia pode causar redução na produção de leite materno.

Curiosidades sobre a s√°lvia

  • A s√°lvia j√° √© usada desde a Idade M√©dia, tanto para o preparo de alimentos quanto como planta medicinal.¬†
  • Alguns povos acreditavam que a s√°lvia afastava o mal e era capaz de curar a peste negra.
  • Al√©m de utilizada para temperar carnes e outros pratos, a s√°lvia pode ser utilizada no preparo de licores, p√£es e embutidos como a salsicha e para aromatizar azeite e vinagre.

A sálvia é um dos principais ingredientes de uma das marcas de chás mais consumidas da atualidade: o Desinchá. Se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre essa marca, confira o artigo comparativo feito pelo site Gazeta Mercantil.

Conclus√£o: Ch√° de S√°lvia

benefícios da sálvia

Como vimos nesse artigo, a s√°lvia √© um excelente aliado para nossa sa√ļde. Tanto como tempero quanto como ch√° e √≥leo essencial fornece muitos benef√≠cios.

Experimente qualquer dessas formas de consumo e veja qual delas vai ser mais agradável para você.

Independente de qual for, faça da sálvia parte do seu dia a dia.

Se você gostou desse artigo aproveite para compartilhar em suas redes sociais e grupos de Whatsapp.

Alguma d√ļvida? Deixe seu coment√°rio abaixo.

ILKIU-VIDAL, L.H.; SOUZA, J.R.P; VIANI, R.A.G. A√ß√£o de potenciais hidrogeni√īnicos no crescimento e produtividade de s√°lvia (Salvia officinalis L.). Rev. bras. plantas med. vol.12 no.1 Botucatu Jan./Mar. 2010.

BAHR, T.A. et al. The Effects of Various Essential Oils on Epilepsy and Acute Seizure: A Systematic Review. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Volume 2019 |Article ID 6216745. (em inglês)

SANTOS, A.R.O. et al. Efeito Terap√™utico Da Salvia Officinalis Em Indiv√≠duos Com Diabetes Mellitus Tipo 2. Pol√≠tica, Planejamento e Gest√£o em Sa√ļde, vol 6, 2020.

Gabriella Fernandes Gachet
CRN 4 - 10100421 Formada pela UERJ em 2010, mestre em Nutrição pela UFRJ em 2016. Foco em alimentação consciente e emagrecimento.