Saúde Bucal

03/10/2014 06:55 - Atualizado em 09/12/2016 08:28

Visita ao dentista é essencial da infância à terceira idade

Manter regularidade da visita ao dentista melhora saúde e estética bucal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando foi sua última visita ao dentista? Este Dia Mundial do Dentista, 3 de outubro, é um bom momento para marcar uma hora e retomar a regularidade das consultas com esse profissional da saúde. 

Manter a regularidade da visita ao dentista é uma recomendação da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Agindo dessa forma, você pode não apenas prevenir cáries, mas também manter a saúde bucal e detectar até outras enfermidades que se manifestam via oral. 

visita-ao-dentista

Primeira visita ao dentista

O primeiro ano de vida é também de iniciação da criança nos cuidados com a saúde. Portanto, a primeira visita ao dentista deve ocorrer ainda nessa fase. O ideal é que a consulta ocorra antes do fim do período de licença-maternidade da mãe, pois, assim como a rotina dela irá mudar com o retorno ao trabalho, os hábitos alimentares e de higiene da criança também serão diferentes.

visita-ao-dentista

Não espere que nasça o primeiro dente de leite para levar a criança ao odontologista. Esse primeiro dente precisa nascer em posição correta para que os demais não sofram, e o processo é facilitado quando a criança é acompanhada por um profissional. Dica: procure um odontopediatra, dentista especializado na arcada dentária infantil.

O dentista na adolescência

A maior parte dos problemas dentários que surgem na adolescência são resultado da baixa regularidade nas consultas com o odontologista. Mas nem todos se encaixam nesse quadro: por isso, mesmo que seu filho faça uma visita ao dentista a cada 3 meses desde o primeiro ano de vida, é importante manter essa frequência.

visita-ao-dentista

Os aparelhos ortodônticos são os principais procedimentos realizados na boca dos jovens. Como já têm a arcada dentária completa, os adolescentes chegam à fase de corrigir as falhas e prevenir novos problemas. Os maus hábitos alimentares e de rotina, como o fumo e a baixa ingestão de cálcio, são muito comuns nessa fase e afetam os dentes. O acompanhamento do profissional de odontologia é fundamental.

É preciso visitar o dentista na gestação?

De acordo com a ABO, a visita ao dentista é indispensável durante a gravidez. 

Os dentes de leite começam a se formar lentamente a partir da sexta semana de gestação. Para garantir que o pequeno tenha uma boa dentição, o cirurgião-dentista analisará a saúde bucal da mamãe e indicará alguns cuidados, como:

- Evitar álcool e outras drogas

- Preparar os seios para a amamentação

- Manter uma alimentação balanceada.

É muito importante que a mamãe avise ao dentista que está grávida, com o intuito de alertá-lo para risco e necessidade de alguns anestésicos, exames e procedimentos. Nesta fase, o ideal é cuidar da saúde e da higiene da boca para que nenhum resquício de placa se acumule, formando o tártaro e ocasionando a gengivite. Faça uso diário do fio dental e do antisséptico bucal.

A visita ao dentista na terceira idade

Se você tiver cuidado dos seus dentes desde a infância, provavelmente chegará à maturidade com a maior partes deles intactos. O problema é que a maioria não dá a devida atenção à arcada dentária e, ao chegar à terceira idade, precisa utilizar dentaduras, implantes ou as chamadas chapas, que contêm apenas alguns dentes substitutos.

visita-ao-dentista

Na terceira idade, a visita ao dentista não tem mais o objetivo de corrigir erros ortodônticos ou detalhes afins. Nessa fase, o odontologista procura sanar os problemas, manter uma aparência agradável na dentição do paciente e prezar pela qualidade de vida e pela saúde dele.

Troca das chapas e dentaduras, limpeza periódica, colocação de implantes e retoque em obturações e fraturas dentárias são as principais atividades do dentista nessa idade. Alimente-se bem e não faça atividades que possam exigir força ou pressão sobre os dentes que você considera frágeis. Mantenha uma boa higiene, tirando resquícios de alimentos e de placa bacteriana.

Então, neste Dia Mundial do Dentista, agende sua visita, não esqueça da escovação diária e desfrute de um belo sorriso. E aí, Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde bucal
dentista
saúde
dentes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ