Saúde Bucal

18/02/2015 04:25 - Atualizado em 23/11/2016 09:53

Veja o que fazer quando alguém está com dor de dente

Identificar a causa da dor de dente é o primeiro passo para tratar o problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Leve incômodo para alguns, insuportável para outros: a dor de dente pode levar a outros sintomas, como enxaqueca e dor de ouvido. Porém, até procurar um consultório odontológico e resolver o problema de vez, existem alguns truques para amenizar a desconforto.

dor de dente

Principais causas da dor de dente

Para ajudar a encontrar o tratamento adequado, é preciso identificar o motivo da dor de dente. Ela pode ser causada pela polpa do dente ou pela gengiva infectada - devido a cáries, nascimento do dente do siso, uso de aparelho dentário, dentes podres ou quebrados, pedaço de comida entre dois dentes ou até em decorrência de uma crise de sinusite.

É importante que o incômodo seja investigado, pois ele indica que algo está errado. O primeiro passo é consultar um dentista o quanto antes para que ele possa identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Muitas vezes, apenas uma limpeza já é suficiente. Em outros casos, a extração ou o tratamento de canal são procedimentos indicados.

O que fazer em casos de dor de dente

Enquanto a consulta com o dentista não chega, é possível utilizar algumas técnicas caseiras para amenizar a dor de dente. Uma das mais comuns é passar o fio dental entre os dentes no local da dor, pois pode haver algum resto de comida causando o incômodo. Lavar a boca com água na temperatura ambiente também ajuda na limpeza e no alívio.

Outra dica é enxaguar a boca com água morna levemente salgada, fazendo bochechos para garantir a limpeza do local e ajudar a tratar uma infecção, caso seja essa a causa da dor. Tomar medicamentos como analgésicos e anti-inflamatório também pode controlar a dor e diminuir a inflamação.Só tome cuidado com a automedicação.

Colocar uma bolsa de gelo no rosto, no local onde há a dor de dente, reduz a inflamação e a dor. Além disso, chupar cubos de gelo também colabora para diminuir o inchaço e aliviar os sintomas.

Mascar um cravo-da-índia durante o dia pode controlar a infecção, pois ele é antisséptico. O mesmo vale para os bochechos com chá de losna, que também tem ação analgésica. O chá de eucalipto é outro que pode ser usado, pois ajuda a diminuir a inflamação.

Quando a dor de dente é causada pelo nascimento do siso, ela pode ser aliviada ou controlada com o consumo de alimentos gelados, de consistência líquida ou pastosa e sem açúcar. Por não envolver mastigação ou altas temperaturas, eles aliviam a dor e previnem a piora do quadro. Picolé, gelatina e iogurte natural são opções.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dentes
higiene bucal
tratamento
sintomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ