Saúde Bucal

12/01/2016 03:00 - Atualizado em 03/12/2016 03:29

Veja como curar herpes labial sem dor

Alguns métodos caseiros ajudam a amenizar os sintomas e a acelerar o tratamento da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O herpes consiste em pequenas bolhas que surgem nos lábios, na boca ou nas gengivas, provocado pelo vírus do herpes simples. A doença é uma infecção viral e contagiosa que causa dor e incômodo. Geralmente desaparece espontaneamente entre uma e duas semanas, mas existem algumas maneiras de como curar herpes labial mais rápido.

Além de medicamentos, algumas opções caseiras ajudam a amenizar o desconforto e aceleram o tratamento. A higiene diária do local e outros cuidados também contribuem para curar herpes labial sem complicações.

Causas do herpes labial

A doença é contagiosa e o vírus do herpes geralmente é transmitido por meio do contato direto, como no beijo, ou via compartilhamento de objetos contaminados, como toalhas e itens de maquiagem. A principal característica do vírus é permanecer em estado latente no tecido nervoso do rosto por tempo indeterminado, podendo até mesmo não apresentar sinais.

mulher não sabe como curar herpes labial

Em alguns casos, o herpes se manifesta com bolhas ou erupções vermelhas nos lábios. Antes disso, a pessoa pode sentir sensações como formigamento, coceira e ardor na região.

A maioria das pessoas possui anticorpos contra o vírus e dificilmente apresenta sintomas clínicos, tendo o vírus, mas sem manifestações. Porém, em alguns pacientes, o vírus se manifesta e retorna de tempos em tempos, produzindo feridas recorrentes, que aparecem geralmente no mesmo local.

Saiba como curar herpes labial

Além dos medicamentos específicos para curar herpes labial, como pomadas e outros produtos que são aplicados na região afetada, também existem opções caseiras que amenizam o incômodo das feridas e ajudam a acelerar o tratamento.

Vale lembrar que, antes de adotar qualquer tratamento, é indicado limpar a região afetada com água e sabão antisséptico para evitar que o vírus continue se propagando.

Entre os remédios caseiros mais eficientes está o alho, que é um antiviral natural e ajuda a combater o herpes. Basta cortar o alimento ao meio e esfregá-lo sobre a lesão durante alguns segundos.

O leite tem alto teor de lisina, um componente que ajuda a inibir o aminoácido chamado arginina, causador dos surtos de herpes labial. Para fazer o tratamento, é indicado umedecer um algodão com leite e colocá-lo sobre a bolha.

Outra dica para amenizar o desconforto e evitar a inflamação do herpes é colocar uma compressa de chá preto sobre a região afetada.

Saiba Mais
Descubra como prevenir e tratar o herpes bucal
HPV tem cura? Prevenção ainda é a melhor defesa
Herpes: tipos, sintomas e cuidados

A aloe vera, conhecida como babosa, também ajuda a curar herpes labial. Para isso, é indicado limpar o local afetado diariamente e aplicar um pouco da planta, o que ajudará a secar as bolhas.

Como o limão possui propriedades desinfetantes e antissépticas, ele também pode auxiliar no tratamento e acelerar a cura do herpes. Basta aplicar cerca de quatro gotas da fruta na lesão até três vezes por dia.

Nos sintomas iniciais do herpes, quando ainda existe apenas a sensação de inchaço e formigamento na região dos lábios, recomenda-se aplicar gelo enrolado em uma toalha durante alguns minutos. Isso ajuda a evitar que surjam as feridas.

Outros cuidados de higiene durante o dia a dia também ajudam a curar herpes labial e eliminar o vírus completamente. Limpar a região com aguá e sabão antisséptico diariamente, evitar exposição ao sol e não estourar as bolhas ou retirar a pele ressecada das feridas são alguns dos cuidados.

Além disso, não compartilhe objetos pessoais e, durante o tratamento, evite consumir alimentos com componentes de arginina, aminoácido que fortalece o vírus do herpes. Entre as opções com alto teor da substância estão chocolate, bebidas de cola, ervilha, amendoim, gelatina, nozes e cerveja.

Gostou das dicas de saúde? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
herpes simples
herpes bucal
tratamento
sintomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ