Dr. Paulo Faria

ESPECIALIDADE

Ortodontia

Ortopedia facial

ONDE ATENDE

Rua Brás 190, Pauliceia - São Bernardo do Campo

Dr. Paulo Faria

Apresentação

Possui 27 anos de formação, com dedicação exclusiva à Ortodontia desde 1997. É palestrante do CIOSP, o maior Congresso de Ortodontia do Brasil, e para a empresa OrthoMundi, com mais de 260 palestras realizadas no Brasil e exterior (EUA, Panamá e Argentina). Dá aulas via web para profissionais da Venezuela e Colômbia.

O que Trata

Ortodontia e Ortopedia Facial, com ênfase em Ortodontia Miofuncional.

Formação Acadêmica

Graduação em Odontologia, Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia facial, Habilitação em Homeopatia pelo CFO.

Cargos e Títulos

Myobrace Certified Provider.

Saúde Bucal

13/07/2015 06:00 - Atualizado em 16/11/2016 07:44

Será que você respira pela boca e não sabe? Leia sobre

Ortodontista fala sobre como respirar pela boca pode afetar os dentes e tipos de tratamento para alcançar a respiração nasal.

POR

Dr. Paulo Faria

  • +A
  • -A

Você respira pelo nariz?

Agora, seus lábios estão juntos?

E sua língua está no céu da boca?

Se você respondeu não para ao menos uma pergunta, há uma grande chance de ser um Respirador Bucal, eventual ou total.

O que é correto? Respirar só pelo nariz? Respirar pelo nariz e um pouco pela boca?

O correto é respirar, inspirar e expirar sempre pelo nariz. Vamos ao porquê:

O ar que passa pelo nariz é filtrado, umedecido e tem sua temperatura mantida em 36.5 graus aproximadamente. Isso garante um ar em ótimas condições para absorção pelos pulmões.

Quando a respiração é pela boca, esse ar entra sujo, seco e com a temperatura alterada, podendo provocar inflamações nas vias aéreas, principalmente a famosa rinite.

Ótimo! Você entrendeu a importância da respiração nasal, mas pode estar se perguntando em que isso interfere nos dentes. Interfere diretamente no desenvolvimento das arcadas da boca. A língua tem como posição fisiológica o palato, céu da boca, para estimular o desenvolvimento da maxila (parte superior da boca).

No Respirador Bucal, a língua sempre ficará na mandíbula (parte inferior da boca), dando chance ao não desenvolvimento da maxila, com consequente falta de espaços para os dentes. A passagem do ar pelo nariz estimula o crescimento dos ossos da face em harmonia, já no Respirador Bucal, isso não acontece em sua totalidade.

O Respirador Bucal permanece de boca aberta a maior parte do tempo, alterando as forças musculares. Ele pode, entre outros sintomas físicos.:

Roncar;

Babar;

Dormir mal;

Alimentar-se mal.

Saiba Mais
Extrair dentes sem necessidade pode causar ronco e miopia
Dúvidas sobre dentes de leite nunca mais!
Conheça 4 opções para clarear os dentes com segurança

Alguns estudos associam a respiração bucal com TDAH

TDAH é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, comum nos dias de hoje.

Bem, diante desse quadro, teremos grandes alterações no desenvolvimento das arcadas e consequentemente dos dentes. Podemos dizer que você já sabe o que é normal, o que é anormal e as consequências. Certo?

E o que fazer se você ou seu filho estiver respirando pela boca?

O ideal é o atendimento por uma equipe multidisciplinar, composta pelo dentista, otorrinolaringologista e fonoaudióloga. Estes profissionais irão auxiliar na identificação da respiração bucal, e no diagnóstico de um tratamento adequado.

O que nós dentistas podemos fazer, é criar condições para recuperar a normalidade, ou seja, o que a natureza programou para a boca e por algo que aconteceu, modificando a respiração.

Podemos tratar com aparelhos removíveis, exercícios para regularizar músculos, “lembrar que existe nariz”, entre outros recursos. Uma das mais atualizadas correntes de pensamento em ortodontia e ortopedia facial, chamada Ortodontia Miofuncional, faz uso de aparelhos de silicone, de fácil utilização (uma hora por dia e durante o sono noturno), auxilia na reposição da língua no lugar correto e estimula a respiração nasal, regularizando todas as funções. Por consequência haverá a correção dos dentes com mais qualidade e estabilidade futura.

Se você percebeu algo alterado na respiração de seu filho, não hesite, procure ajuda profissional o mais breve possível!

Se você gostou das informações, compartilha!

Vivo Mais Saudável é informação que faz bem.

Experimente receber o conteúdo de nossos especialistas também por SMS.

 

TAGS
respirar pela boca
ma formacao dos dentes
ma formacao da arcada dentaria
respiracao bucal
respirar pelo nariz
como respirar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ