Saúde Bucal

28/01/2016 03:00 - Atualizado em 09/12/2016 02:50

Saúde da boca: Conheça os problemas mais comuns

Saúde bucal pode ajudar a identificar doenças mais graves, como diabetes e câncer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é novidade nenhuma: cuidar da saúde da boca é fundamental para evitar problemas no futuro. Você sabia que doenças graves, como diabetes, leucemia e até mesmo AIDS, podem ser percebidas graças à manifestação de sintomas bucais? Continue a leitura e tire suas dúvidas.

mãe e filha sorriem e mostram a saúde da boca

Problemas relacionados à saúde da boca

De acordo com o Dr. Fábio Nunes Roca, cirurgião traumatologista bucomaxilofacial, a cárie ainda é o problema mais comum, quando se fala em saúde bucal. Porém, algumas doenças são encontradas com frequência em pacientes de rotina das clínicas odontológicas. Entre eles estão as gengivites e as periodontites.

Segundo o especialista, a cárie é uma doença multifatorial. Isso quer dizer que depende de mais de um fator para que ocorra, como dieta, presença de micro-organismos cariogênicos - a chamada placa bacteriana - e deficiência na higiene bucal.

Já a gengivite é uma inflamação na gengiva, decorrente também do acúmulo de placa bacteriana. O organismo manda mediadores de inflamação para a área com o objetivo de combater as bactérias que ali se alojam.

A periodontite é uma “evolução” da gengivite, causada por tipos diferentes de micro-organismos anaeróbios, aqueles que não dependem de oxigênio para sobreviver. Em ação, eles afetam os tecidos que sustentam a arcada, causando sua destruição. O problema, sem o devido tratamento, pode afrouxar o dente até que ele tenha de ser extraído.

Saiba Mais
Retração gengival expõe raiz do dente e provoca sensibilidade
Afta que não cura em 15 dias pode ser sinal de câncer bucal
Descubra como prevenir e tratar o herpes bucal

Além das doenças associadas às placa bacterianas, existem cistos e tumores, de origem dentária ou não, que podem ser encontrados na boca. Nesses casos, é necessário controle por parte dos pacientes e dos profissionais.

“O paciente pode e deve realizar autoexame, inspecionando com ajuda de um palito de picolé e uma lanterna as mucosas, a língua e o palato. Caso observe alguma alteração, deve procurar imediatamente um cirurgião-dentista, que irá avaliar e tratar ou encaminhar para o devido tratamento”, ressalta o especialista.

info saúde da boca

Saúde da boca indica doenças graves

Segundo Roca, existem diversas doenças que podem ser diagnosticadas por sintomas intrabucais. O diabetes, por exemplo, é uma delas. Nesse caso, a pessoa pode apresentar hálito cetônico - quando o organismo utiliza moléculas de oxaloacetato para suprir a deficiência de glicose.

Alguns tipos de leucemia e também o vírus HIV são doenças que podem apresentar manifestações bucais, sendo diagnosticados primeiro pelo cirurgião-dentista. O câncer no sangue pode se manifestar na boca por meio de mucosites, sangramento gengival anormal, aumento de volume da gengiva, petéquias ou equimoses.

Já algumas doenças como candidíase e herpes, que se aproveitam da baixa imunidade do paciente, também se manifestam na boca. Esses problemas podem ou não estar associados ao vírus da AIDS.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a saúde da boca? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sintomas
inflamação
câncer
problemas bucais

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ