Dr. Paulo Faria

ESPECIALIDADE

Ortodontia

Ortopedia facial

ONDE ATENDE

Rua Brás 190, Pauliceia - São Bernardo do Campo

Dr. Paulo Faria

Apresentação

Possui 27 anos de formação, com dedicação exclusiva à Ortodontia desde 1997. É palestrante do CIOSP, o maior Congresso de Ortodontia do Brasil, e para a empresa OrthoMundi, com mais de 260 palestras realizadas no Brasil e exterior (EUA, Panamá e Argentina). Dá aulas via web para profissionais da Venezuela e Colômbia.

O que Trata

Ortodontia e Ortopedia Facial, com ênfase em Ortodontia Miofuncional.

Formação Acadêmica

Graduação em Odontologia, Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia facial, Habilitação em Homeopatia pelo CFO.

Cargos e Títulos

Myobrace Certified Provider.

Saúde Bucal

11/05/2015 06:00 - Atualizado em 05/12/2016 12:16

Saiba sobre lentes de contato dental e outras dicas para dentes perfeitos

Ter um sorriso bonito é sonho de muita gente. O Vivo Mais Saudável consultou o ortodontista Paulo Faria para saber o que fazer.

POR

Dr. Paulo Faria

  • +A
  • -A

Um sorriso bonito enche os olhos e a autoestima de qualquer pessoa. Mas como manter a perfeição dos dentes? Veja como cuidar bem da saúde bucal e ter dentes impecáveis.

Você consegue viver sem cigarro? Faça o teste e descubra!

Como cuidar bem dos dentes?

  • Escovar os dentes após as refeições: Escolher sempre uma escova macia; a pasta deve conter flúor na quantidade equivalente a um grão de ervilha. Escovar também sempre após o consumo de doces, refrigerantes e sucos. Dar atenção às gengivas e a língua também é muito importante;
  • O Fio dental é um grande auxiliar, ajuda a higienizar os espaços entre os dentes, onde a escova não alcança;
  • Bochechos com antissépticos são importantes, mas não substituem a escovação. Dê preferência aos sem álcool;
  • Procurar manter uma dieta saudável, evitando o excesso de doces, refrigerantes, sucos ácidos, pois aumentam as chances de aparecimento de cáries;
  • Evitar ingerir em excesso substâncias que possam manchar os dentes, como por exemplo: refrigerantes coloridos, sucos artificiais, vinho tinto, café, chá escuros, condimentos tipo ketchup e cigarros.

O que se deve fazer quando ocorrem alterações nos dentes?

A primeira atitude a ser tomada é consultar um profissional de confiança. Você pode pedir a indicação para parentes, amigos ou do próprio Conselho Regional de Odontologia do seu estado. Um profissional qualificado fará uma avaliação criteriosa de todos os seus dentes, como você respira, a posição da sua língua e como você deglute. Estas informações são importantes para o profissional montar um plano de tratamento bastante eficiente. O paciente também deverá estar comprometido com o tratamento e com os resultados.

Seu dentista irá orientá-lo a respeito de todas as opções para lhe devolver um lindo sorriso. Destas podemos destacar:

1) Orientar a respeito da escovação, uso do fio e dos antissépticos;
2) Limpeza com remoção de tártaro;
3) Restaurações na cor do dente, realizadas com resinas de última geração em substituição ao amálgama de prata das antigas restaurações;
4) Nos casos onde houver a perda de uma grande parte do dente, são aplicados elementos protéticos feitos em resinas e ou porcelanas.

O que são lentes de contato dental?

Aplicadas na parte da frente dos dentes, estas são peças protéticas muito delicadas, extremamente finas e que permitem o mínimo de desgaste do dente. Existem próteses para repor os dentes perdidos, mas atualmente optamos por implantes, que estão cada vez mais confiáveis e com o melhor resultado estético possível. Aqueles que perderam uma grande quantidade de dentes podem também optar por implantes totais.

 Saiba mais sobre dentes de leite e como cuidá-los

E se sua preocupação for o alinhamento dos dentes?

Temos uma grande gama de opções em aparelhos corretivos. Existem hoje no mercado uma linha de aparelhos alinhadores, removíveis e pré- fabricados, além do já tradicional aparelho fixo, que são hoje confeccionados em porcelana e em alguns casos são de aplicação lingual, colados do lado de dentro dos dentes e quase imperceptíveis. Mas a técnica considerada uma das mais avançadas hoje é a dos aparelhos confeccionados em silicone; estes aparelhos também são removíveis e permitem uso à noite enquanto o paciente dorme e por 1 hora durante o dia. Além de tratar o alinhamento dos dentes, esta técnica corrige as causas dos dentes tortos, evitando assim que o problema retorne com o passar dos anos.

Pode ser também que você já tenha dentes alinhados e gostaria de clareá-los. Então a sua opção é o clareamento. O clareamento consiste na aplicação de agentes químicos clareadores, procedimento que pode ser feito durante o sono, durante 15 a 20 dias, ou de forma mais rápida, em consultório, em aproximadamente duas horas.

Estes pequenos cuidados podem garantir um lindo sorriso para pessoas de todas as idades e por toda uma vida.

E não esqueça: 

Todos nós nascemos com dentes perfeitos, bastam pequenas ações para mantê-los.


Gostou das dicas para sua saúde bucal? Então fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas! E não esqueça de acompanhar as novidades dos especialistas da rede Vivo Mais Saudável também pelo Google +.

TAGS
ortodontista
como ter dentes perfeitos
dentes brancos
sorriso perfeito
lentes de contato dental
dentes tortos
clareamento de dentes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ