Saúde Bucal

26/12/2015 02:00 - Atualizado em 06/12/2016 02:49

Saiba quando usar pasta de dente sem flúor

Em excesso, a substância pode causar manchas brancas nos dentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Recomendada especialmente para crianças pequenas, a pasta de dente sem flúor deve ser evitada na escovação de adultos, devido à importância do elemento para a saúde bucal. Ainda assim, se utilizado em excesso, ele também pode ser prejudicial para o sorriso.

O mais importante é saber quando e como usar. Continue a leitura e saiba tudo sobre as recomendações importantes para uma escovação saudável.

meninas usam pasta de dente sem flúor para escovar dentes

A importância do flúor na escovação

De acordo com o dentista Fábio Nunes Roca, o flúor atua fazendo com que os dentes consigam manter sua estrutura normal em um meio bucal mais ácido do que normalmente suportariam. Segundo ele, na presença da substância,o pH crítico para que ocorra a desmineralização do tecido dentário passa de 5,5 para 4,5. Ou seja, isso faz com que a arcada se torne mais resistente às cáries.

Por outro lado, é preciso ressaltar que não há pasta de dente milagrosa. “Existem bons cremes dentais, com compostos que auxiliam a neutralizar a ação da placa bacteriana", explica o profissional, que acrescenta: "A remoção mecânica, ou seja, a escovação da superfície dos dentes é fundamental para que não ocorram doenças bucais”.

Saiba Mais
Descubra como prevenir e tratar o herpes bucal
Implante dentário corrige imperfeições do sorriso
Mantenha seus dentes brancos e saudáveis por muito mais tempo

Se usado em excesso, o flúor pode oferecer riscos à saúde. Crianças em fase de formação dos dentes podem apresentar manchas brancas na dentição permanente, fenômeno chamado de fluorose, que ocorre devido à intoxicação crônica pelo mineral. Pequenas doses dele, ingeridas por longos períodos, podem levar a esse resultado.

Dependendo do grau dessa ingestão, pode ocorrer defeitos mais graves e estruturais na formação dos tecidos dentários e do esmalte do dente.

Já a intoxicação aguda por flúor ocorre por uma alta ingestão em um curto espaço de tempo - caso mais grave, mas também mais raro. “O paciente pode apresentar diarreia, dor abdominal, disfagia, náuseas, vômitos, entre outros sintomas, podendo evoluir até mesmo para óbito”, afirma Roca.

Quando usar a pasta de dente sem flúor

Apesar dos riscos, não é preciso se preocupar. O flúor continua sendo um importante aliado da saúde bucal.

Segundo o especialista, a pasta de dente sem flúor é recomendada para pacientes pediátricos, que ainda não tenham capacidade e entendimento de que é preciso cuspir o creme dental e não engoli-lo na escovação.

“É indicado evitar que crianças pequenas utilizem creme dental com flúor para afastar o perigo de intoxicação aguda ou crônica por esse agente”, alerta Roca.

Tirou suas dúvidas sobre o uso do flúor na pasta de dente? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
manchas nos dentes
fluorose
intoxicação
creme dental

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ