Saúde Bucal

26/03/2016 05:00 - Atualizado em 26/11/2016 09:35

Piercing na língua pode causar infecções: Confira outros riscos

Os cuidados envolvendo o acessório começam antes mesmo da colocação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Popular especialmente entre o público jovem, o piercing na língua é um exemplo de modismos que podem causar riscos. A má colocação ou a falta de cuidados após o procedimento costumam levar a sérios problemas.

Se você está pensando em aderir ao acessório, certifique-se de que o local escolhido para a colocação seja de confiança. Siga também as instruções de saúde e higiene. A seguir, você confere algumas.

mulher com piercing na língua

Riscos do piercing na língua

O piercing na língua está relacionando a possíveis riscos. Entre eles, estão as infecções, que podem ser causadas pelas milhares de bactérias que habitam a boca. Descuidos durante o período de cicatrização contribuem para isso.

Os usuários do acessório acabam com alterações nos tecidos da cavidade oral, podendo apresentar desde processos inflamatórios até lesões que podem levar ao câncerComo a aplicação do piercing também pode causar sangramento prolongado, há risco de contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue, como os diferentes tipos de hepatite.

Em casos mais graves, um piercing na língua pode acarretar a endocardite, uma inflamação nas válvulas e nos tecidos do coração. Isso ocorre quando, apos um quadro inflamatório local, as bactérias da boca entram em contato com a corrente sanguínea.

Como evitar complicações

Se, mesmo diante dos riscos, você está decidido a colocar um piercing na língua, é importante buscar um profissional qualificado. O procedimento deve ser feito em um estúdio próprio para isso e que atenda a todas as recomendações da vigilância sanitária.

Após a aplicação, você deverá passar por um processo de cuidados. Lavar as mãos antes de levá-las à boca, além de manter a higiene no local, são precauções contínuas.

Para aliviar o inchaço dos primeiros dias, alguns profissionais sugerem que o usuário chupe pedaços de gelo. Além disso, para evitar possíveis inflamações, é importante deixar de lado cigarros e bebidas alcoólicas até que a área do piercing cicatrize.

Para evitar a dor e acelerar o processo de cicatrização, é recomendado não mexer piercing, tanto com a própria língua quanto com as mãos ou durante a alimentação. Doces em geral costumam retardar a recuperação completa e, por isso, seu consumo deve ser diminuído.

Converse com o profissional e verifique se ele usa um material de qualidade. A joia escolhida e os equipamentos utilizados devem ser esterilizados. Desconfie de preços muito abaixo do mercado e não ponha sua saúde em risco.

Em caso de vermelhidão e inchaço na língua por um longo período, acompanhados de secreção ou febre, procure ajuda médica imediatamente.

E então, ainda pensa em usar um piercing na língua? Qual sua opinião sobre esse estilo? Deixe um comentário! Se gostou do artigo, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde bucal aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer de boca
inflamação
endocardite
higiene

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ