Saúde Bucal

03/06/2016 11:00 - Atualizado em 26/03/2017 02:28

Óleos vegetais clareiam os dentes? Confira

Famosas afirmam que os produtos contribuem para um sorriso mais bonito e previnem doenças bucais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um sorriso com dentes brancos nunca passa despercebido. No entanto, nem sempre é fácil conquistá-lo. E uma dica que vem causando curiosidade é o uso de óleos vegetais para clareamento.

O clareamento dental caseiro já conquistou celebridades, como as atrizes Gwyneth Paltrow e Shailene Woodley, que afirmaram usar óleo de coco para manter os dentes brancos. Para saber mais sobre a prática e os benefícios dessas substâncias, continue a leitura.

óleo de coco, um dos óleos vegetais

Quando óleos vegetais clareiam os dentes

Em entrevista a um canal norte-americano, Gwyneth Paltrow afirmou ter o hábito de fazer gargarejo com óleo de coco diariamente. A atriz afirmou que faz o bochecho por cerca de 20 minutos e acredita que o produto contribua de maneira significativa para o clareamento dos dentes. Já Shailene Woodley afirmou que notou que suas gengivas ficaram mais fortalecidas após apostar no método.

O uso de óleos vegetais como clareadores naturais faz parte de uma técnica da Ayurveda, conhecida tradição milenar indiana. Até o momento, porém, não existe comprovação científica que de que eles ajudem, de fato, na tarefa. Ainda assim, profissionais afirmam que os produtos podem contribuir para uma limpeza mais profunda, além de combater bactérias.

Não existe confirmação de que os óleos possuam agentes clareadores. No entanto, para alguns dentistas, apostar nesses produtos para embranquecer os dentes acaba fazendo com que as pessoas fiquem mais atentas à escovação e à limpeza da boca.

Para os adeptos da prática, os óleos vegetais não só contribuem para um sorriso mais branco, como também previnem doenças nas vias superiores. Bruce Fife, autor do livro "Oil Pulling Therapy" (A terapia do bochecho com óleo), defende os benefícios do método e garante que é possível notar a diferença em até 15 dias.

Alguns óleos que podem ser usado para clarear os dentes e prevenir infecções bucais são o de coco e o de gergelim. O produto deve ser colocado na boca para bochecho. Não se deve engoli-lo.

3 dicas para clarear os dentes naturalmente

1. Escovação cuidadosa

Mesmo com a correria do dia a dia, não podemos abrir mão da higiene bucal. A maneira mais eficaz de combater o amarelamento dos dentes e possíveis doenças na cavidade bucal é escovando-os bem. O processo deve ser feito ao acordar, antes de dormir e depois de cada refeição. Dessa forma, você garante uma limpeza profunda e evita o acúmulo de bactérias na região.

2. Cuidado com corantes

Alimentos ricos em corantes podem causar manchas. Por isso, evite bebidas como vinho tinto, refrigerante sabor cola e chá-preto, além de comidas com pigmentos artificiais.

3. Tabagismo? Jamais!

O cigarro é um dos principais vilões dos dentes brancos. Além de ser um risco para a sua saúde, ele compromete a beleza do seu sorriso.

Você já utilizou óleos vegetais como clareadores caseiros? Acha que deu resultado? Compartilhe o artigo e dê sua opinião para seus amigos e familiares! E continue acompanhando as dicas e curiosidades sobre saúde bucal do Vivo Mais Saudável.

TAGS
óleo de coco
óleo de gergelim
clareador caseiro
gwyneth paltrow

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ