Saúde Bucal

17/01/2016 04:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:26

Não deixe a secura na garganta incomodar você

O ressecamento pode ser causado por pouco consumo de água ou exagero nas bebidas alcoólicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando o sistema respiratório enfrenta variações de temperatura, ele pode apresentar sintomas bem incômodos. A secura na garganta é um deles. Ela também pode ser causada por falta de umidade no ar, tabagismo, alcoolismo, hábito de respirar pela boca ou mesmo baixo consumo de água.

Se você costuma tossir e sentir a garganta seca durante o dia, não se preocupe. Isso é normal. Esse é um dos sintomas de quem vive em regiões com baixa umidade ou se esquece de beber a quantidade de água indicada diariamente.

Vale lembrar que o ar seco também pode causar outros problemas. Ele aumenta a produção de muco e pode contribuir para crises alérgicas causadas pelo contato com a poluição, já que esse clima favorece a concentração de substâncias tóxicas no ambiente.

Caso essa não seja sua realidade, vale ficar atento, pois a secura na garganta pode indicar um quadro mais grave de saúde. Saiba mais a seguir e veja como se livrar desse mal.

mulher com secura na garganta bebe água

Quando se preocupar com secura na garganta

Apesar de inofensiva em muitos casos, a secura também pode ser um dos sintomas de doenças que necessitam de rápido tratamento. Se você apresenta tosse, dificuldade para respirar, rouquidão, pus e dor na garganta, pode estar com uma inflamação. A amigdalite bacteriana é facilmente tratada com o uso de antibióticos.

A síndrome de Sjögren, marcada pela sensação de ressecamento na boca e olhos, é outra enfermidade que pode levar à secura na garganta. Ela é caracterizada como uma doença autoimune que acaba com as glândulas que produzem lágrimas e a saliva.

Em casos mais graves, há o câncer de garganta. Pacientes que descobrem a doença, além desse sintoma desagradável, também relatam sensação de calor e ressecamento. Ou seja, é importante ir ao médico sempre que você perceber sinais mais sérios, como dificuldade para engolir e dor na região.

Saiba Mais
Espinha de peixe na garganta? Evite complicações
Descubra se retirar amígdalas pode reduzir dores na garganta
Da faringite à apneia: Conheça as causas da garganta seca

Alivie a secura na garganta

Para os casos mais simples, que não envolvem doenças, alguns hábitos saudáveis podem atenuar ou eliminar de vez o incômodo.

- As atividades físicas não devem ser praticadas entre as 10h e as 16h. Esse é o horário em que o sol está mais forte e a umidade do ar, mais baixa.

- Ao dormir, deixe um copo de água em seu quarto. Os umidificadores de ar também podem ser usados. Eles garantem uma noite de sono mais tranquila.

- Não respire pela boca. Esse hábito causa secura na garganta, perda no paladar e até problemas na arcada dentária. Caso você sinta muita dificuldade, pode precisar de tratamento ortodôntico.

- Tenha sempre uma garrafinha de água com você. Beba cerca de dois litros por dia, mesmo se não sentir muita sede.

- Mantenha a casa limpa e evite o uso de tapetes e cortinas. Eles acumulam pó e ácaros, que podem causar problemas respiratórios.

- Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e pare de fumar.

Que achou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
respiração
umidade do ar
garganta seca
água

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ