Saúde Bucal

16/02/2016 04:00 - Atualizado em 25/11/2016 01:22

Moda japonesa do dente torto pode causar problemas sérios

Em busca de um visual mais jovial, algumas pessoas têm desalinhado o sorriso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Usou aparelho ortodôntico por vários anos para corrigir o sorriso? Pois saiba que alguns jovens japoneses estão apostando em técnicas para conquistar exatamente o contrário: dente tortoSegundo o jornal americano NY Daily News, homens e mulheres buscam clínicas odontológicas para desalinhar a arcada dentária. O motivo? Dar um ar "mais jovem" à aparência.

Dente torto é moda no Japão

A questão cultural de padrões de beleza não pode ser julgada, mas a nova modinha pode trazer perigos para a saúde. Quem não nasceu com dente torto, mas quer conquistar o visual, acaba aderindo a algumas técnicas bastante polêmicas.

japoneses com dente torto

De acordo com o jornal americano, alguns jovens se submetem ao tratamento chamado yaeba, que é caracterizado pelo alongamento dos caninos por meio de próteses, dando a impressão de dentes encavalados. Essa é uma das opções vistas como mais seguras, pois pode ser revertida com a remoção das próteses.

Porém, outros jovens recorrem a técnicas mais extremas para conquistar dentes desalinhados. O uso incorreto dos aparelhos ortodônticos, por exemplo, pode comprometer a dicção, a mastigação e a respiração, além de provocar infecções e doenças dentárias.

Além disso, os dentes tortos podem dificultar a higienização, favorecendo o acúmulo de tártaro, que culmina em doença periodontal.

Vale lembrar que diversos hábitos podem contribuir para deixar o dente torto - e nada saudável. Se você não quer seguir a tendência dos jovens japoneses e pretende conquistar um sorriso alinhado, confira quais causas comprometem a arcada:

- Fatores genéticos

- Mastigação errada

- Hábito de roer unhas

- Bruxismo

- Problemas na gengiva

- Perda de dentes

- Uso de chupeta

- Hábito de chupar o dedo

- Interposição lingual

- Acidentes com traumas na face.

Como manter um sorriso bonito

Escovação

A higiene dos dentes e da boca é fundamental para manter o seu sorriso bonito e saudável. Utilize uma escova de cerdas macias e faça a escovação após todas as refeições. Limpe também a língua, a gengiva e as bochechas, de forma delicada para não machucar a região.

Fio dental

O item contribui para eliminar resíduos que ficam presos entre os dentes, os quais as cerdas da escova não alcançam. Em caso de sensibilidade, tenha atenção, pois pode ser um sinal de cárie.

Alimentação

Alimentos açucarados e gordurosos são verdadeiros vilões para a saúde do organismo e dos dentes. Eles provocam cáries e inflamações na gengiva. Caso consumir esse tipo de produto, a higiene deve ser redobrada.

Visitas ao dentista

Não espere encontrar algo errado na boca ou alguma dor de dente para procurar o dentista. O ideal é investir em consultas regulares, garantindo a manutenção do sorriso perfeito.

Qual a sua opinião sobre a tendência do dente torto entre os japoneses? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Japão
prótese dentária
sorriso
dentição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ