Amanda Bessa

ESPECIALIDADE

Odontologia

ONDE ATENDE

Rede pública e privada

Amanda Bessa

Apresentação

Amanda Bessa é dentista com especialização em endodontia com antendimento na rede pública e privada na cidade do Rio de Janeiro.

O que Trata

Endodontia.

Formação Acadêmica

Formada em Odontologia e pós-graduada em saúde da família.

Cargos e Títulos

Gerente técnica em clínica da família.

Saúde Bucal

23/10/2015 06:00 - Atualizado em 09/12/2016 06:33

Higiene bucal: Especialista ensina técnicas de escovação infalíveis para todas as idades

Você escova seus dentes direitinho? A odontologista Amanda Bessa mostra como a escovação correta é importante para sua saúde.

POR

Amanda Bessa

  • +A
  • -A

Existem diversos tamanhos de escovas de dentes infantis, que variam de acordo com a dentição e a etapa de crescimento da criança. No recém-nascido, é de grande importância realizarmos estímulos orais desde o primeiro dia de vida para que o bebê se acostume com a higiene da sua boca. Essa limpeza é feita com gaze e água filtrada ou fervida com o intuito de remover restos de leite e prevenir a estomatite. Já aos bebês, indicamos as dedeiras, que devem ser usadas por um adulto para higienizar a gengiva de forma suave, não esquecendo que a mucosa deles  é fina e delicada. Existem escovas para o primeiro estágio, os dentes de leite, que geralmente vão dos seis meses de idade aos dois anos e meio. Além disso, há ainda uma escova infantil utilizada na dentição mista, que é quando os dentes de leite começam a cair e os permanentes começam a erupcionar, fase que se compreende dos seis anos até os doze.

A partir dos dez meses de vida, a criança pode começar a ter uma rotina de higiene bucal diária, três vezes ao dia no mínimo, após cada refeição. Em relação à pasta de dente com flúor, como as usadas pelos adultos, devemos inseri-la na escovação da criança apenas quando elas tiverem conseguindo cuspir, pois eventual ingestão de flúor em excesso pode causar fluorose, formador de manchas esbranquiçadas nos dentes.

Saiba Mais
Livre-se dos dentes amarelados em 7 passos
Conquiste um sorriso de celebridade com os dentes de porcelana
Mantenha seus dentes brancos e saudáveis por muito mais tempo

Escovação para adultos

Para auxiliar na escovação dos pequenos, listei umas dicas para ajudar: primeiramente, escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva. Logo, com movimentos para frente e para trás, escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente. Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.

Existem também vários modelos de escovas para os adultos. Na grande maioria das vezes, indico as escovas macias e com cabeça pequena, pois são as mais eficientes para remover os resíduos alimentares e placas bacterianas (película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries) e ainda auxiliam no alcance de todas as áreas da boca, principalmente na região posterior. Sempre lembrar que a  escova deve ser trocada a cada três meses ou quando percebermos que as cerdas estão desgastadas. Vale informar que o importante não é apenas o tipo de escova e sim a qualidade de sua higiene.

Dicas de escovação para ajudar na sua higiene bucal

1. Escove a parte da frente dos dentes, de cima para baixo, com movimentos circulares;

2. Escove a parte lateral externa da arcada superior, também com movimentos circulares e de cima para baixo;

3. Não se esqueça de escovar a parte de trás da arcada superior. É importante escovar todos os lados, movimentando suavemente a escova, da gengiva até a ponta do dente;

4. Escove suavemente a parte de cima da arcada inferior, não esquecendo os dentes molares e pré-molares;

5. Escove a parte lateral da arcada inferior;

6. Nunca esqueça de escovar a língua, do fundo para frente, como se estivesse varrendo.

7. Sempre use o fio dental para retirar resíduos de alimentos que ficam depositados entre os dentes.

Gostou das dicas da odontologista Amanda Bessa? Deixe seu comentário.

Vivo Mais Saudável.

Informação que faz bem.

TAGS
dentes
higiene bucal
tratamento dental
escovação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ