Dr. Paulo Faria

ESPECIALIDADE

Ortodontia

Ortopedia facial

ONDE ATENDE

Rua Brás 190, Pauliceia - São Bernardo do Campo

Dr. Paulo Faria

Apresentação

Possui 27 anos de formação, com dedicação exclusiva à Ortodontia desde 1997. É palestrante do CIOSP, o maior Congresso de Ortodontia do Brasil, e para a empresa OrthoMundi, com mais de 260 palestras realizadas no Brasil e exterior (EUA, Panamá e Argentina). Dá aulas via web para profissionais da Venezuela e Colômbia.

O que Trata

Ortodontia e Ortopedia Facial, com ênfase em Ortodontia Miofuncional.

Formação Acadêmica

Graduação em Odontologia, Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia facial, Habilitação em Homeopatia pelo CFO.

Cargos e Títulos

Myobrace Certified Provider.

Saúde Bucal

08/06/2015 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:02

Grillz e piercing! O que você precisa saber sobre eles

Eles ficam bonitos em você, mas saiba o quanto eles podem ser perigosos para sua saúde.

POR

Dr. Paulo Faria

  • +A
  • -A

Eles estão na moda, fazem sucesso na boca de artistas pop e hoje são febre entre os adolescentes. Os grillz e piercings podem ficar bonitos a olho nu e muitos têm valores semelhantes aos de um carro zero, mas será que são seguros para você? O ortodontista Paulo Faria explica os cuidados que você deve ter ao optar por esses acessórios. Fique ligado!

Você já ouviu falar em lentes de contato dental? Então clique aqui e conheça.

O que é um “Grillz”?

É um adorno utilizado sobre os dentes. Feito em metal, podendo ter pedras incrustradas, sintéticas ou preciosas, depende de quanto você pretende gastar. A moda começou fazendo sucesso entre os rappers na década de 80. Hoje em dia, os grillz podem ser vistos nos sorrisos de Madonna, Beyoncé, Lady Gaga, Chris Brown, Rihanna, Miley Cyrus e Kanye West.

A aplicação pode ser em apenas um dos dentes ou em todos, varia conforme a preferência. Eles podem ser pré-fabricados, adaptados aos dentes com o auxílio de silicone ou feitos sob medida por um dentista.

Quais são os verdadeiros perigos?

Nós dentistas alertamos para os perigos da joia que, quando não é higienizada completamente, pode ocasionar doenças gengivais e cáries. O metal pode pressionar os tecidos bucais causando traumas e até mesmo retração gengival.

O contato errado entre o grillz e os dentes pode causar dores na ATM (articulação da mandíbula), levando a problemas articulares futuros, além disso, podem ocorrer desgastes nos dentes antagonistas e até mesmo fraturas.

Para evitar maiores problemas com o grillz pré-fabricado, ele deverá ser utilizado por pouco tempo e se algum incômodo for notado, retire-o imediatamente. Seu uso deve ser restrito a ocasiões ou eventos especiais e não como um brinco por exemplo. Não deve ser utilizado para comer em hipótese alguma.

 O que é um piercing dental?

Os piercings são pequenas joias que podem ser coladas aos dentes, com motivação puramente estética.

Ele pode sim ser muito agradável aos olhos, principalmente se o paciente possuir um sorriso bem alinhado.

Antes de tudo, é importante informar que o dentista é o responsável pela aplicação do piercing. Uma colocação errada pode causar danos à gengiva, lábio e provocar danos ao esmalte.

As principais pedras utilizadas como piercing nos dentes são: ouro, diamante e cristal. Pelo custo, o cristal é sem dúvida o mais utilizado.

Os piercings dentais não causam danos ao dente quando bem aplicados. O processo é semelhante à aplicação dos braquetes de aparelho fixo, é utilizado um adesivo para a adesão na superfície do dente. Quando retirado, basta um polimento para o dente voltar ao normal.

Antes da colocação de um piercing, o usuário deve levar em conta se realmente vale a pena. Algumas marcas serão irreversíveis.

Piercings são pequenas joias geralmente confeccionadas em aço cirúrgico, titânio ou teflon fixadas nos tecidos moles do corpo. Fazem muito sucesso entre os adolescentes, a nossa preocupação é que nem sempre há total conhecimento sobre os riscos e os cuidados.

Dentro da cavidade oral podemos encontrar piercings nos seguintes locais:

  • Língua,
  • Lábios,
  • Bochechas,
  • Freio labial superior – pele que liga sua gengiva com o lábio superior,
  • Freio lingual – pele na parte de baixo da língua,
  • Úvula – popularmente chamada de “campainha”.

Os piercings geralmente são colocados em estúdios específicos para essa finalidade. Os usuários devem se conscientizar de que os aplicadores não são profissionais da saúde, portanto todo cuidado é pouco na escolha tanto do local quanto do aplicador. Visite antes o local e verifique se o material é esterilizado e se os cuidados para evitar infecção cruzada durante o procedimento são adequados.

Veja o especial do Vivo Mais Saudável sobre o Dia Mundial Sem tabaco. 

Cuidados a serem tomados com piercings na cavidade bucal

A cavidade bucal é um órgão repleto de bactérias dentro de um sistema equilibrado, mas as perfurações para a colocação do piercing podem alterar esse equilíbrio e causar infecções.

Com a consciência da implantação do piercing, siga algumas dicas de cuidados:

  • Faça higienização criteriosa do local para evitar o aparecimento de infecções, recomendado o uso de antissépticos (sem álcool) e uma ótima escovação;
  • Evite locais com atrito com tecido mole, onde problemas periodontais podem aparecer;
  • Observe fraturas nos dentes, o piercing pode provocar erosão dos dentes e fraturas; observe também movimentação dentária, o toque intermitente do piercing nos dentes durante a mastigação e deglutição pode provocar deslocamentos indesejados;
  • Ao menor sinal de infecção, procure um dentista ou um médico;
  • Fique atento às mudanças na região perfurada, como textura, coloração, dores e sangramento;
  • Procure orientação de um dentista ou médico. Se associado ao consumo de álcool e/ou tabaco, a chance de aparecimento de câncer é bem grande.

Importante lembrar que a mucosa da boca é um órgão de proteção contra a entrada de micro-organismos. Todo cuidado é pouco. Pense nos prós e contras, antes de aplicar um acessório no dente por estética.

Gostou das dicas do Dr. Paulo Faria? Então deixe seu comentário.

Receba o conteúdo especializado dos nossos especialistas também por SMS.

Vivo Mais Saudável é informação que faz bem!



TAGS
ortodontia
Paulo Faria
dentes brancos
grillz
piercing
como cuidar dos dentes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ