Saúde Bucal

03/12/2015 09:25 - Atualizado em 09/12/2016 01:20

Gengiva inflamada causa sangramento e mau hálito

A principal causa para o problema é a falta de uma higiene oral adequada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A principal causa da gengiva inflamada é a falta de higiene bucal. Além da vermelhidão, mau hálito, sangramento e outros problemas nos dentes são sinais de que a escovação merece um cuidado extra.

Confira a seguir as consequências da limpeza inadequada dos dentes e saiba como garantir um sorriso bonito e saudável.

sangue na escova de dente, sinal de gengiva inflamada

Gengiva inflamada pode ser sinal de doenças

As doenças mais comuns que deixam a gengiva inflamada são a gengivite e a periodontite. O problema pode vir acompanhado por outros sintomas, tais como sangramento, retração das gengivas, aumento da sensibilidade, vermelhidão e inchaço.

Gengivite

A gengivite é uma das inflamações mais comuns. Felizmente, seu tratamento é bastante eficaz e é possível curar o problema rapidamente.

A principal causa é a falta de cuidados de higiene. O quadro é desencadeado por bactérias da placa bacteriana, que, por sua vez, aparece quando há não uma limpeza oral adequada. Se não tratada, a gengivite pode progredir para a periodontite.

Periodontite

Essa é a principal causa de perda de dentes entre os adultos. A infecção acomete não apenas as gengivas, mas todo o periodonto, tecido que envolve a retenção mecânica do dente. O problema causa uma quebra da ligação entre a raiz e o osso, podendo levar à queda. Quando não tratado a tempo, o problema pode ser irreversível.

Nos casos de gengiva inflamada, é importante consultar um ortodontista para que ele possa diagnosticar o problema e encaminhar o paciente para o tratamento mais eficaz. A melhor forma de prevenir o quadro é apostando em uma higiene oral cuidadosa.

Mesmo que o tempo esteja curto, certifique-se de realizar uma escovação correta. É fundamental limpar adequadamente os dentes após as refeições, antes de dormir e ao acordar.

infográfico gengiva inflamada

3 dicas para cuidar da saúde bucal

1. Não tenha pressa

A escovação é um hábito corriqueiro, mas que merece atenção e cuidados. É importante concentrar-se principalmente nas regiões de junção dos dentes, onde grande parte dos resíduos fica acumulada. Faça movimentos circulares e escove levemente as gengivas, a língua e as bochechas. Certifique-se de passar por todos os dentes.

2. Troque a escova

Para garantir uma higiene bucal adequada, lembre-se de trocar a escova de dentes sempre que as cerdas perderem o paralelismo. Enquanto alguns profissionais afirmam que a troca deve ser feita mensalmente, outros indicam que ela pode ocorrer a cada dois ou três meses. Vai depender do estado do acessório.

3. Use fio dental

Além de garantir uma escovação cuidadosa, não se deve esquecer do uso do fio dental. Ele ajuda a remover resíduos acumulados entre os dentes, especialmente naqueles locais em que a escova não alcança. Eliminando esses vilões da saúde bucal, você minimiza as chances de sofrer com problemas como a gengiva inflamada, mau hálito e cáries.

Saiba Mais
Retração gengival expõe raiz do dente e provoca sensibilidade
Cuidar da boca pode acabar com dores de cabeça e de ouvido
Afta na gengiva: entenda as causas e reconheça os sintomas

O que você achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e higiene bucal aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
inflamação
doenças da gengiva
gengivite
periodontite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ