Saúde Bucal

26/01/2016 03:00 - Atualizado em 30/11/2016 11:24

Entenda quando extrair os dentes do siso

Procedimento para extração do terceiro molar depende de cada caso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No início, você pode sentir um leve desconforto na parte de trás da boca. Depois, as dores aumentam e o incômodo torna-se constante. Isso pode ser um sinal de que você está desenvolvendo os dentes do siso.

Eles costumam aparecer entre os 16 e os 20 anos de idade. A forma como se desenvolvem - e como a dor se manifesta - varia de pessoa para pessoa. Saiba mais sobre o terceiro molar e veja quando e por que recorrer à remoção cirúrgica.

dentes do siso sendo examinados em boca feminina

Quando extrair os dentes do siso

De acordo com o Dr. Fábio Nunes Roca, cirurgião traumatologista bucomaxilofacial, é necessário avaliar caso a caso. Na maior parte das vezes, existe indicação para a extração dos terceiros molares devido à falta de espaço na região ou à incapacidade de higienização da área. Presença de cáries também pode ser comum.

De acordo com o especialista, é importante ressaltar que não se devem deixar dentes inclusos. Ou seja, o siso que se encontra em posição onde não há possibilidade de erupção deve ser extraído. “Isso porque existe a possibilidade de surgimento de cistos e tumores decorrentes do tecido epitelial que envolve dentes ainda não erupcionados”, explica ele.

Existem cirurgias de terceiros molares mais fáceis e outras mais difíceis de serem realizadas. Elas levam em conta o desenvolvimento do dente e o posicionamento, mas não há um período específico da vida que seja mais fácil. “Realmente, é necessário avaliar caso a caso”, ressalta.

Além da dor, a evolução do quadro clínico, caso não haja a extração dos dentes do siso, varia de paciente para paciente. De acordo com Roca, pode ocorrer acavalamento dos outros dentes, sensação de pressão nas arcadas e pericoronarite. uma inflamação na gengiva.

Dependendo da posição do dente siso, ele também pode favorecer o surgimento de cáries ou causar uma reabsorção na estrutura do segundo molar.

A cirurgia de extração dos sisos pode ser realizada em consultório. O cirurgião bucomaxilofacial é especializado na área e é o profissional mais indicado para a chamada exodontia dos terceiros molares.

Saiba Mais
Dente de porcelana ajuda a manter um sorriso perfeito
Morango limpa os dentes e melhora as funções intestinais
Mantenha seus dentes brancos e saudáveis por muito mais tempo

Saiba mais sobre o siso

Os dentes do siso são os terceiros molares, também chamados popularmente de dentes do juízo. Eles são os últimos a se desenvolver na boca do ser humano. Chegam a quatro: dois na parte superior e dois na inferior, no canto da boca. Costumam aparecer entre os 16 e os 20 anos de idade, mas isso pode variar. Algumas pessoas nem sequer os desenvolvem.

Antigamente, os sisos eram úteis especialmente para a mastigação de raízes, nozes e carnes cruas. Com o menor desenvolvimento dos ossos da boca e do maxilar, em função de uma alimentação mais pastosa, esses dentes perderam espaço na arcada dentária.

Por serem desnecessários para o desenvolvimento humano, a recomendação é que se faça a extração dos dentes do siso, conforme os casos citados no artigo.

Você já passou por esse procedimento? Como foi a experiência? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
exodontia
dente do juízo
dentes permanentes
terceiro molar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ