Saúde Bucal

23/05/2015 04:17 - Atualizado em 24/11/2016 04:06

Entenda as causas da boca amarga e veja como evitar

Falta de higiene bucal, tabagismo e doenças do fígado podem causar a sensação de boca amarga.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já acordou pela manhã com uma sensação de amargor na boca que se estendeu durante o dia? A boca amarga é até certo ponto comum e pode ser um indicativo de má alimentação ou de acúmulo de bactérias bucais.

Mas o problema não deve ser subestimado. Em alguns casos, o gosto amargo no paladar pode ser indicativo de alguma doença ou disfunção no organismo. Entenda as causas da boca amarga e veja a seguir como se livrar dessa sensação.

boca amarga

Causas mais comuns da boca amarga

Uma alteração do paladar, especialmente um gosto amargo na boca, pode fazer uma pessoa perder o apetite e a impedir de saborear os alimentos. O amargor pode surgir devido ao consumo de alimentos pesados e difíceis de digerir, transtornos de ansiedade e depressão, e ainda carência de vitamina B.

Fique atento também a condições dentárias. Se você possui alguma infecção na boca, como uma doença na gengiva, ou abscessos nos dentes, pode sentir a sua boca amarga.

Se você não escova os dentes regularmente, isso pode trazer um acúmulo de bactérias e germes na boca, o que também é uma das causas do amargor na boca.

Pessoas que sofrem de doenças no fígado, como a icterícia, câncer de fígado, diabetes ou mau funcionamento do rim, podem também sentir um gosto amargo na boca.

Outros fatores de surgimento da boca amarga incluem o desequilíbrio hormonal, como o aumento e a queda nos níveis de estrogênio, que ocorre geralmente em mulheres durante o ciclo menstrual ou na gravidez.

Também podem ser relacionados os distúrbios digestivos (pessoas que apresentam quadros de gastrite e esofagite de refluxo), o uso de medicamentos (anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos, anticonvulsivantes e antiparasitários podem causar sensação de boca amarga) e o hábito de fumar ou mascar tabaco, associado à carência de higiene bucal.

Como se livrar da boca amarga

O tratamento da boca amarga vai depender da avaliação de um profissional da saúde que indicará a causa inicial, seguido do método necessário. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a se livrar do problema:

- Escove os dentes duas vezes ao dia, aliado ao uso de enxaguante bucal medicado.

- Utilize fio dental regularmente para evitar o acúmulo de germes e bactérias nos dentes.

- Experimente escovar os dentes com uma mistura de bicarbonato de sódio e sal, pois ela auxilia na luta contra infecções dentárias e também na remoção de placa bacteriana nos dentes.

- Inclua frutas cítricas na sua dieta ou beba sucos de laranja e limão, pois eles estimulam a produção de saliva e, assim, ajudam a retirar o gosto amargo na boca.

- Mastigue canela e cravo algumas vezes por dia para minimizar a sensação amarga.

- Evite alimentos picantes e fritos, e prefira refeições pequenas e frequentes em horários adequados.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
mau hálito
higiene bucal
saúde bucal
doenças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ