Saúde Bucal

25/10/2016 03:19 - Atualizado em 26/06/2017 04:30

Dia Nacional da Saúde Bucal: Cuidar dos dentes evita doenças

A má higienização pode causar problemas cardiovasculares e respiratórios

POR

Redação

  • +A
  • -A

Por mais que pareça um clichê, não há como negar que um belo sorriso é o nosso “cartão de visitas” e pode passar uma boa imagem para o outro. Mas muito além de uma questão estética, o cuidado com os dentes pode ainda evitar doenças graves, inclusive cardíacas. Para reforçar essa importância, hoje, 25 de outubro, é considerado o Dia Nacional da Saúde Bucal.

A importância de cuidar da saúde bucal

Segundo o cirurgião-dentista e doutor pela USP, Dr. Hugo Lewgoy, diversos problemas podem surgir devido a inflamações que atingem os tecidos de suporte e sustentação dos dentes. Entre as principais doenças, estão as cardiovasculares, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais (AVC), insuficiência cardíaca, diabetes, doenças respiratórias e até riscos na gravidez.

Por essa razão, ele reforça a importância de uma higienização bucal adequada, feita com produtos de qualidade. “A escova dental deve ser ultramacia com a maior quantidade possível de cerdas, pois elas evitam o acúmulo de sujeira na escova e não agridem os dentes e a gengiva. É importante também o uso de escovas interdentais para a limpeza entre os dentes", recomenda.

Estatísticas do INCOR - Instituto do Coração – mostram que 40% dos pacientes atendidos com endocardite bacteriana (infecção que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardíacas) obtiveram um histórico de má higiene oral. Isso faz com que cardiologistas recomendem uma rotina de higiene oral para os seus pacientes, aliada à realização dos exames de rotina.

O que são as doenças periodontais

As doenças periodontais são infecto-inflamatórias que atingem os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (ligamento periodontal e osso) dos dentes. O cirurgião-dentista Dr. Hugo Lewgoy alerta para os riscos que a falta de cuidados com essa região pode causar:

• Perda dos dentes.
• Formação de tártaro (placa bacteriana que mineraliza e endurece).
• Surgimento de bolsas periodontais.

Esses problemas podem ainda agravar outras doenças, como respiratórias e diabetes. Segundo o dentista, uma boa escovação e consultas regulares ao dentista são recomendadas especialmente para as gestantes. Isso porque elas estão com o organismo mais vulnerável à inflamação da gengiva. "Infelizmente, a grande maioria descobre que tem algum problema oral quando o quadro já está avançado. Ela pode estar mais propensa a parto prematuro, além do risco de ter um bebê de menor peso", alerta.

Cuidados que você deve ter com a sua saúde bucal

Sempre escove os dentes após as refeições.
• Use o fio dental.
• Utilize diariamente produtos contenham flúor. (isso foi dito por um dentista? O meu, por exemplo, fala pra não usar flúor)
• Cuide especialmente da higienização bucal noturna.
• Evite consumir açúcar até 3 horas antes de dormir.
• Consulte o dentista, pelo menos, duas vezes por ao ano.

Aproveite o Dia Nacional da Saúde Bucal e cuide do seu sorriso! Para conferir mais dicas sobre saúde bucal, não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde bucal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também