Saúde Bucal

10/12/2015 11:04 - Atualizado em 25/11/2016 10:56

Dentição decídua: Como cuidar do sorriso do bebê

Os cuidados com a higiene bucal devem começar desde o nascimento do bebê.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em geral, os dentes do bebê começam a nascer depois dos 6 meses de idade, mas antes disso já é importante ter alguns cuidados com o sorriso dos pequenos. Mesmo quando ainda não há dentes, é preciso fazer uma limpeza após cada refeição. Ao surgir a dentição decídua, uma escova infantil já pode começar a ser usada.

Adotar essas medidas simples diariamente ajuda a prevenir problemas como cáries e ainda estimula a criança a manter os cuidados com a saúde bucal durante toda a vida. Confira algumas dicas.

criança mostra sua dentição decídua

Problemas que afetam a dentição decídua

A dentição decídua, formada pelos populares dentes de leite, surge por volta dos 6 meses de vida da criança, marcando uma nova fase e a introdução de alimentos sólidos na alimentação. Quem pensa que nesse período não é preciso ter cuidados com a higiene bucal está muito enganado.

Quando os primeiros dentes estão nascendo, já é possível desenvolver um problema chamado de cárie de mamadeira, ou cárie dental infantil. Ela ocorre quando o bebê dorme com leite, suco ou qualquer outro alimento açucarado na boca, causando cáries nos dentes superiores e inferiores.

A cárie de mamadeira possui desenvolvimento rápido na dentição decídua, podendo provocar dor e dificuldade de alimentação, levando a perda de peso e de estatura. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, 60% das crianças possuem cárie, sendo esse um dos problemas mais comuns nessa fase da vida.

A cárie surge a partir de resíduos alimentares que permanecem em contato com os dentes e são utilizados pelas bactérias presentes na boca. Com isso, surge a placa bacteriana e, a partir dessa interação, há produção de ácidos que podem destruir as estruturas dentais.

Saiba Mais
Você sabe como escovar os dentes? Veja o que não pode faltar
Alimentação na amamentação pode influenciar o paladar do bebê
Morango limpa os dentes e melhora as funções intestinais

Como cuidar da saúde bucal do bebê

Para proteger a dentição decídua e evitar qualquer tipo de problema, os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita após a amamentação, com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para limpar a gengiva e remover os resíduos de leite que possam ter ficado na boca da criança.

Com o nascimento dos primeiros dentes e o surgimento da dentição decídua, a gaze deve ser substituída por uma dedeira, que a mãe passa por toda a boquinha para fazer a limpeza. Aos 14 meses, com o nascimento dos primeiros molares, a higiene pode começar a ser realizada com uma escova dental infantil, utilizando-se creme dental com flúor.

Nessa etapa, a quantidade de pasta deve ser a menor possível, do tamanho de um grão de arroz cru. Ao final da escovação, é preciso limpar a boca do bebê com uma gaze para tentar retirar o excesso do produto e evitar que ele seja engolido. Geralmente, a partir dos 3 anos a criança já é capaz de cuspir, podendo utilizar o creme com flúor em quantidade normal.

O flúor é muito importante para a saúde da dentição decídua, pois ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes. Quando surgem os primeiro dentinhos, é indicado também consultar um odontopediatra para companhar o desenvolvimento saudável e indicar cuidados mais específicos.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dente de leite
dentição infantil
cárie de mamadeira
flúor

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ