Saúde Bucal

03/02/2016 03:00 - Atualizado em 08/12/2016 11:52

Dentes cariados têm salvação: Conheça 5 alternativas

Alguns tratamentos ajudam a recuperar o sorriso e a saúde da boca.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A saúde bucal influi até na autoestima. Ninguém quer exibir dentes cariados e amarelados, por exemplo. Um sorriso bonito abre portas no trabalho e na vida afetiva, sendo também sinal de um organismo saudável.

Como evitar dentes cariados

Cuidar da saúde da boca é importante. Tanto é que, em 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente, uma série de medidas para garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, considerada fundamental para a qualidade de vida da população.

mulher com dentes podres vai ao dentista

O primeiro passo para manter um belo sorriso é incorporar certos hábitos de higiene dental e de revisão periódica no dentista para não ter mais problemas com os dentes. Escovar e passar fio dental todo dia são cuidados básicos, que evitam o acúmulo de placa bacteriana e o surgimento de cáries, gengivites e periodontites.

Outros fatores que contribuem para a degradação dos dentes são a má alimentação e o tabagismo. Uma boa mastigação, seguida de uma limpeza adequada com fio dental, já ajuda.

E não adianta só atacar o problema: é preciso identificar a causa para que ele não retorne. Um profissional também pode avaliar se o seu quadro é apenas questão de higiene ou se existe alguma doença associada.

No caso da higiene, é importante manter a escova de dentes sempre limpa e íntegra. O ideal é recorrer à escovação sempre após as refeições. Faça isso no mínimo ao acordar, após o almoço e antes de dormir. E não se esqueça de escovar a língua, que também acumula bactérias.

Na alimentação, acrescente frutas, leite e água. Evite açúcar, bebidas fermentadas e destilados.

5 maneiras de recuperar o sorriso saudável

Em consultórios dentários, é possível recuperar dentes cariados por meio de diversos tratamentos. A saúde bucal também se estende para os problemas gengivais, que podem comprometer seriamente o sorriso. Fique atento a sintomas como mau hálito, dor de dente, descoloração, sensibilidade e dor de cabeça ou no maxilar.

1. Obturações

Quando o dente já estiver cariado, pode ser necessário fazer uma obturação. Consulte seu dentista sobre as opções. Em geral elas ficam quase imperceptíveis.

2. Tratamento de canal

Se o dente já estiver mais deteriorado, pode ser necessário esse tratamento. Ele é feito quando a polpa está infeccionada.

3. Remoção do dente e implante

Em casos em que o nervo “morreu”, será necessário fazer um tratamento para retirar o dente e limpar a região. Depois, é indicado um implante para que você não fique com um vazio, que pode mexer com toda a estrutura da boca. Essa opção também pode ser usada em caso de traumatismos e pancadas.

4. Limpeza

Se você tiver uma inflamação grave na gengiva, pode correr o risco até de perder os dentes. Por isso, é importante procurar um periodontista para uma limpeza específica.

5. Coroas dentárias

São soluções para dentes amarelados ou desgastados. Podem ser a opção para sorrisos afetados pelo bruxismo ou manchados por tabaco e café.

Que achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dentição
higiene bucal
doenças da boca
tratamento dentário

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ