Saúde Bucal

17/09/2014 07:30 - Atualizado em 28/11/2016 11:40

Dente quebrado? Veja como agir de forma correta e ágil

Atendimento rápido previne infecções e facilita o tratamento do dente quebrado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar de o dente humano ser extremamente forte e resistente, ele está sujeito a quebrar, fraturar ou lascar, dependendo das circunstâncias às quais é submetido. Se isso acontecer com você, a principal recomendação é óbvia, mas tende a ser subestimada: procure imediatamente um dentista para tratar o dente quebrado.

Em casos como esse, o tempo decorrido entre a fratura e o atendimento especializado será fundamental para determinar - ou não - o surgimento de infecções. Além disso, o rápido atendimento odontológico favorece o tratamento e aumenta suas chances de efetividade, reduzindo possíveis complicações futuras.

dente-quebrado

O que fazer com o dente quebrado

Assim que você quebrar o dente, é muito importante que consiga identificar os fragmentos que restaram. Se for o caso, cuspa o que estiver em sua boca para procurar lascas. Após lavar com água corrente (quando o dente for encontrado em meio à comida, por exemplo), conserve o dente em um recipiente com soro fisiológico. Na falta de soro, o leite é recomendado. Se nenhum deles estiver ao seu alcance, utilize água.

Com o dente quebrado em mãos, o dentista tem a oportunidade de reconstruir o dente. Se o trauma afetar também os tecidos de suporte, a arcada dentária ou a raiz, situações que exigem um tratamento aprofundado, as lascas possibilitarão, ao menos, uma réplica perfeita do dente original.

Como lidar com a dor e o sangramento

Para estancar um possível sangramento, utilize gazes no local afetado, pressionando por alguns minutos. Se isso não for suficente, lave a boca com água fria e utilize gelo, já que o frio contrai os vasos sanguíneos, ajudando a estancar o sangue.

Se você quiser aliviar possíveis dores, utilize compressas frias na área do dente afetado e tome um analgésico não-inflamatório. Essas medidas são apenas atenuantes: não deixe de consultar o dentista.

Além disso, para afastar os riscos de uma possível infecção - se não for possível encontrar um dentista rapidamente -, é recomendado enxaguar os dentes e fazer gargarejo com uma solução de água quente com sal.

Resumindo:

dente-quebrado

Tratamento do dente quebrado

Basicamente, existem quatro maneiras para tratar casos em que um dente é quebrado, lascado ou fraturado.

- Preenchimento ou colagem

Busca consertar uma pequena rachadura ou criar um molde de resina que se encaixe à parte quebrada do dente.

- Revestimento

Normalmente utilizado para os dentes da frente, que são mais finos e ficam mais expostos a choques. Consiste em uma resina composta que é aplicada ao dente quebrado.

- Coroar

Procedimento utilizado para quebras maiores. O dentista lima o dente e coloca um pino sobre ele, fortalecendo a arcada e melhorando a aparência.

- Tratamento de canal

Também está relacionado a danos mais profundos. Recorre-se ao tratamento de canal quando a polpa do dente é afetada, enfraquecendo a raiz e permitindo infecções.

dente-quebradoAs causas e como evitá-las

As causas são variadas e geralmente acidentais: podem ocorrer praticando esportes ou mesmo em acidentes domésticos. Alimentos mais rígidos também são perigosos, como sementes de frutas (de goiaba, por exemplo), lascas de osso em meio à comida ou uma pequena pedra misturada em uma paçoca.

Se você tem medo de que seus dentes estejam frágeis e possam quebrar, não mastigue objetos duros, não ranja os dentes, use protetores bucais sempre que praticar esportes de contato e, assim que possível, consulte um dentista.

E aí, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dentista
dente
saúde
primeiros socorros

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ