Saúde Bucal

16/12/2014 12:33 - Atualizado em 02/12/2016 11:16

Dente do siso: Saiba quando é preciso retirar

Quando não há espaço para o nascimento do dente do siso, ele pode causar complicações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O dente do siso, popularmente chamado de dente do juízo, é o último molar de cada lado dos maxilares. Ele surge entre os 16 e 25 anos de idade, sendo o último dente permanente a nascer. A sua extração costuma ser bastante indicada, inclusive antes dele nascer para evitar complicações - mas nem todas as pessoas precisam retirá-lo.

Por ser o último dente permanente a aparecer, muitas vezes não há espaço suficiente na boca. Por isso, o surgimento do dento do siso pode provocar alguns desconfortos, como dor e inchaço. Pela falta de espaço, também causa o desalinhamento dos outros dentes, infecção na gengiva e cáries devido à dificuldade de higienização da boca.

dente do siso
Além desses problemas, o dente ainda pode ficar incluso, ou seja, preso embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso. Devido a essa série de complicações, a extração pode ser recomendada aos pacientes logo nos primeiros sinais do seu surgimento.

Quando a extração do dente do siso é indicada

Não há um momento certo para a retirada do dente do siso. Alguns especialistas indicam que ela seja feita antes dos 30 anos de idade, pois após essa fase a cirurgia pode se tornar complicada.

Quanto mais tempo demorar para fazer a extração, mais a raiz do dente vai se calcificando com o osso, dificultando a retirada - que também depende da posição em que o siso se encontra. Mas é o dentista quem vai dizer o momento certo para realizar a extração, pois é preciso avaliar cada caso.

Além de dificultar a cirurgia, a retirada tardia pode causar problemas de saúde, principalmente se o dente já estiver comprometido. Quando ele está com cárie ou machucando a gengiva, por exemplo, a área fica mais propensa a infecções.

Segundo o Dr. José Flávio Torezan, esse é um dos principais fatores para fazer a extração, pois os agravantes causam febre, mal-estar e dores intensas.

“Grande parte dos pacientes acima de 50 anos muitas vezes não sabe da presença dos terceiros molares (dente do siso) em sua arcada dentária e é bastante comum ocorrer degeneração intraóssea e formação de pequenos focos de infecção, que podem comprometer a saúde de forma grave”, afirma o cirurgião bucomaxilofacial.

dente do siso

Como funciona a retirada do dente do siso

A retirada do dente do siso é feita através de cirurgia em consultório e dura entre 40 minutos e 1 hora, sendo necessária a anestesia local. Após o procedimento, é comum o paciente ficar com a região inchada e sentir incômodo, que duram apenas alguns dias. Durante a recuperação é indicado evitar alimentos quentes, não abaixar a cabeça e não fazer esforço ou praticar atividades físicas.

Existem alguns casos em que o dente nasce corretamente, sem causar complicações e a retirada não se faz necessária. Entretanto, a maioria das pessoas sofre com o surgimento do dente do siso e a extração é indicada inclusive como método preventivo.

Gostou das dicas de saúde dental? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde dental
siso
dentes
dentista

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ