Saúde Bucal

26/02/2016 05:00 - Atualizado em 04/12/2016 04:43

Dentadura exige cuidados básicos de higiene

Assim como os dentes naturais, a dentadura também exige limpeza rigorosa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Poucas características físicas de uma pessoa têm uma influência tão grande na fisionomia quanto um sorriso saudável. Quem chegou a uma idade avançada e não conseguiu conservar os dentes pode precisar recorrer a uma dentadura para manter a autoestima.

É claro que, mais que melhorar a aparência, ela evita limitações na alimentação. Afinal, como triturar os alimentos sem dentes? Porém, engana-se quem pensa que manter a prótese é muito mais fácil que preservar os dentes naturais. Ela também exige cuidados.

Cuidados com as próteses

Uma pesquisa feita em 2010 pela Faculdade de Ciência da Universidade de Brasília (UnB), com 87 mulheres e 60 homens com mais de 60 anos, constatou que sete em cada dez dos idosos abordados usavam prótese dentária, e nove em cada dez apresentavam lesões bucais, infecções e outros problemas causados por fungos e bactérias.

Segundo a pesquisadora Ana Luiza Rego Julio, esse cenário se deve a uma higiene inadequada e ao uso de dentaduras em mal estado ou mal adaptadas. Ou seja, mesmo quem não tem mais todos os dentes originais pode se complicar, caso relaxe no asseio da boca.

dentadura no copo d'água

Como higienizar a dentadura

Confira abaixo como deve ser feita a limpeza e quais são os cuidados a serem tomados para conservar a prótese.

Escova

Caso a pessoa ainda conserve parte dos dentes e tenha apenas uma prótese parcial, ela precisa de uma escova para os dentes naturais e outra para a dentadura.

Existem equipamentos projetados especialmente para a limpeza do acessório, com dois tipos de cerdas - um para a parte externa e outro para a parte interna. Recomenda-se que, durante a limpeza, a pia seja forrada com uma toalha para amortecer uma possível queda da prótese.

Efervescente

Fabricantes de produtos dentais oferecem pastilhas efervescentes para complementar a higienização. Elas não excluem a necessidade da escova. Coloca-se a pastilha em um copo de água morna e mergulha-se a prótese por entre 10 e 15 minutos na solução.

Durante a noite, recomenda-se deixar a dentadura em um copo com água e bicarbonato. Caso a pessoa durma com a prótese, poderá apertá-la com a ação muscular, prejudicando sua estabilidade.

Contraindicação

Em vez de bicarbonato ou pastilhas efervescentes, há quem utilize produtos de limpeza como água sanitária ou sapólio. Essas substâncias devem ser evitadas, pois podem descolorir ou arranhar o acrílico da dentadura.

Cavidade bucal

Ao retirar a dentadura para a limpeza, não se deve esquecer de higienizar também a cavidade bucal. Escove a língua com movimentos de dentro para fora e faça bochechos com antissépticos bucais.

Troca

Mesmo que uma prótese total tenha sido cuidada com rigor, ela deve ser substituída no máximo a cada cinco anos. Caso contrário, seus requisitos funcionais e estéticos podem ser prejudicados.

Aprovou nossas dicas? Então compartilhe o artigo com seus seguidores nas redes sociais! Não se esqueça de deixar um comentário abaixo com suas dúvidas ou sugestões e de acompanhar outras novidades de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
prótese dentária
higiene
limpeza
asseio bucal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ