Dra. Cynthia Baptista

ESPECIALIDADE

Odontologia

ONDE ATENDE

Avenida das Américas, número 3333, sala 1002. Barra da Tijuca­, RJ

Dra. Cynthia Baptista

Apresentação

Dra. Cynthia Baptista é dentista com especialização em periodontia e implantodontia. Profissional renomada, Cynthia é dona do próprio consultório, localizado na Barra da Tijuca. 

O que Trata

Dentista Clínica Geral, Periodontia e Implantodontia.

Formação Acadêmica

Graduada pela Universidade Gama Filho,

Pós Graduada em Periodontia pela Universidade Veiga de Almeida;

Pós Graduanda em Implantodontia pela Certo Odontologia.

Cargos e Títulos

Especialista em Periodontia, Pós graduanda

em Implantodontia, Membro da Clínica Integrada da Associação

Brasileira de Odontologia.

Saúde Bucal

11/09/2015 06:00 - Atualizado em 01/12/2016 06:17

Dedinho na boca? Saiba o mal que chupar o dedo pode causar à criança

Seu filho tem o hábito de chupar o dedo? A periodontista Cynthia Baptista recomenda que os pais tirem esse hábito da criança.

POR

Dra. Cynthia Baptista

  • +A
  • -A

Antes do nascimento, os bebês já tinham o reflexo de sugar tudo que se aproxima da sua boca. É um hábito fundamental para a amamentação e amadurecimento psíquico. Durante o primeiro ano de vida esse hábito perdura como uma necessidade fisiológica. Caso seja prolongado, pode começar a causar problemas na mastigação, distúrbios odontológicos, na fala e emocionais.

São problemas como o mal posicionamento dos dentes que começam a erupcionar ou até a formação errada de alguns ossos da face, podendo acarretar em mordida errada como aberta ou cruzada, deglutição errada e até distúrbios da fala. Tudo depende da força usada para a sucção, da posição do dedo na boca e da posição da mandíbula durante o ato, que são impossíveis de serem controlados e difíceis de serem notados pelo adulto. 

Crianças que mantiverem o hábito por tempo prolongado podem ter sua musculatura oral flácida, consequente respiração pela boca e podem apresentar ainda roncos ou baba enquanto dormem, irritabilidade, cansaço fácil em atividades físicas, bruxismo, sonolência e até dificuldade no aprendizado.


Quando parar?

Enquanto criança o estímulo é a sucção, tanto para saciar sua fome ao amamentar, quanto para saciar sua vontade de sugar. Assim como um adulto, é necessária uma motivação para abandonar um vício, então o melhor a se fazer é trocar o dedo aos poucos por mordedores, de preferência geladinhos, que irão chamar atenção da criança, e por chupetas. Assim, quem controla o momento de usá-las passa a ser o adulto, e pode-se afastar o estímulo quando quiser, enquanto o dedo não pode ser afastado e está sempre disponível.

A chupeta é a melhor opção já que seu formato é mais anatômico e causará menos males, assim como ao afastá-la da criança, ela sentirá a falta por alguns dias mas logo esquecerá, enquanto o dedo estará sempre “a mão”.

Atenção pais!

Não se deve chamar a atenção da criança ao notá-la chupando o dedo, mas sim distraí-la com alguma atividade onde seja necessário o uso das mãos. Se o hábito já for um vício onde por exemplo a criança só dorme ou brinca com o dedo na boca, consulte um odontopediatra para ajudá-lo a romper o ciclo desse vício.

E aí, curtiu as dicas? Deixe seu comentário.

E fique ligado no conteúdo dos nossos especialistas do Vivo Mais Saudável. 

 

TAGS
criança
chupar o dedo
periodontia
como cuidar do filho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ