Saúde Bucal

02/01/2016 07:00 - Atualizado em 09/12/2016 04:06

Dê um fim nas manchas brancas nos dentes

Higienização adequada dos dentes ajuda a evitar manchas brancas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As manchas brancas nos dentes podem prejudicar o seu sorriso. A boa notícia é que, dependendo das causas, elas podem ser tratadas ou evitadas.

De acordo com a dentista e especialista em prótese dentária Laura Mello Guimarães Adams, as manchas brancas nos dentes se originam principalmente por questões hereditárias, exagero no flúor ou má higienização. 

A seguir, entenda as principais causas:

Descalcificação do esmalte

É uma cárie em fase inicial. Acontece devido à ação dos ácidos que são produzidos pelas bactérias da flora bucal ao se alimentarem dos açúcares que consumimos. “Esse ácido remove minerais da superfície do esmalte, deixando-o opaco, esbranquiçado”, explica a dentista.Manchas brancas nos dentes

Existem dois tipos de descalcificação:

- Lesões ativas: têm aspecto rugoso e opaco. Podem levar a cárie e, por isso, devem ser tratadas o quanto antes.

- Lesões inativas: têm aspecto liso e brilhoso. “A localização comum é na superfície do esmalte próximo à gengiva e nas faces proximais, pois são os locais onde comumente há depósito de placa bacteriana”, comenta.

Hipoplasia do esmalte

É a formação incompleta do esmalte. Segundo Laura, pode ser causada por fatores hereditários, por deficiência de algumas vitaminas, doenças sistêmicas e por traumatismos nos germes dos dentes permanentes. “Se a hipoplasia for severa pode causar sensibilidade dental e até dor”, afirma.

Fluorose

É alteração que ocorre quando há ingestão excessiva de flúor durante o período de formação dos dentes. As manchas se apresentam como listras ou estrias brancas e de lados opostos na arcada. “Em casos mais graves as manchas podem ser marrons ou acastanhadas, podendo haver perda de estrutura dental”, destaca a dentista.

O excesso de flúor acontece quando, além da quantidade contida na água potável, há um consumo de outras fontes de flúor, como a ingestão de medicamentos ou a ingestão da pasta de dente - o que costuma acontecer com os pequenos. “Recomenda-se sempre a supervisão da escovação e o uso mínimo de pasta de dente na escova para crianças”, adverte.

Saiba Mais
Visita ao dentista é essencial da infância à terceira idade
Filho com medo de dentista? Saiba como ajudar
"Ninguém deveria precisar de dentadura", diz dentista

Como tratar as manchas brancas nos dentes

O tratamento depende das causas. Para surtir efeito, o dentista deverá fazer o diagnóstico adequado do problema para descobrir sua origem.

Descalcificação do esmalte
No caso de lesões ativas, o dentista irá orientar a higiene bucal e pode recomendar o uso de flúor. Também é possível removê-las por meio da abrasão, utilizando técnicas restauradoras.

Hipoplasia
Assim como a descalcificação dos esmalte, as manchas causadas por hipoplasia não prejudicam o dente, mas podem ser removidas por motivos estéticos. “As mais severas, que causam sensibilidade, podem ser restauradas”, orienta Laura.

Fluorose
Podem ser removidas com o microdesgaste do esmalte ou técnicas restauradoras tradicionais.

Como evitar manchas brancas nos dentes

Para manter os dentes bonitos e bem cuidados, alguns hábitos devem ser mantidos:

- Faça uma boa higiene bucal para evitar as descalcificações do esmalte que ocorrem sob a placa bacteriana

- Evite a ingestão excessiva de flúor nos primeiros anos de vida

- Consulte um dentista regularmente para receber orientações de higiene e limpeza

- Vá ao dentista assim que identificar a presença de manchas brancas nos dentes.

E aí, entendeu como tratar e evitar as manchas brancas nos dentes? Compartilhe, deixe um comentário e siga curtindo as dicas de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dentes
saúde bucal
flúor
escovação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ