Dr. Paulo Faria

ESPECIALIDADE

Ortodontia

Ortopedia facial

ONDE ATENDE

Rua Brás 190, Pauliceia - São Bernardo do Campo

Dr. Paulo Faria

Apresentação

Possui 27 anos de formação, com dedicação exclusiva à Ortodontia desde 1997. É palestrante do CIOSP, o maior Congresso de Ortodontia do Brasil, e para a empresa OrthoMundi, com mais de 260 palestras realizadas no Brasil e exterior (EUA, Panamá e Argentina). Dá aulas via web para profissionais da Venezuela e Colômbia.

O que Trata

Ortodontia e Ortopedia Facial, com ênfase em Ortodontia Miofuncional.

Formação Acadêmica

Graduação em Odontologia, Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia facial, Habilitação em Homeopatia pelo CFO.

Cargos e Títulos

Myobrace Certified Provider.

Saúde Bucal

23/07/2015 06:00 - Atualizado em 23/11/2016 11:56

Cúrcuma para escovar os dentes? Veja o que um especialista tem a dizer

O ortodontista Paulo Faria descarta o uso da cúrcuma na escovação e destaca o creme dental como melhor opção.

POR

Dr. Paulo Faria

  • +A
  • -A

Será que cúrcuma é bom para a escovação dental? Depois da polêmica em torno de um post nas redes sociais em que a apresentadora Bela Gil declarou preferir o pó de cúrcuma para escovar os dentes, o Vivo Mais Saudável conversou com o ortodontista Paulo Faria para tirar as principais dúvidas sobre essa e outras supostas alternativas à pasta de dentes. Leia e reflita!

1. Cúrcuma é um tempero? É verdade que ela pode ser usada para escovar os dentes? 

A cúrcuma é uma substância natural extraída da planta chamada Curcuma Longa (popular açafrão-da-terra), irmã do gengibre, faz parte da composição do curry indiano, famoso tempero. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por ter a coloração bastante forte, pode manchar as superfícies com as quais entra em contato com bastante intensidade. Não contém flúor em sua composição. Tendo em vista estas informações, a cúrcuma não é uma boa opção para realizar uma escovação eficiente. Além do transtorno das manchas, não tem flúor e não possui um sabor agradável, que estimule seu uso.

2. Há pessoas que rejeitam o uso do flúor. Ele pode ser prejudicial para os dentes?

O flúor é uma substância encontrada principalmente na água tratada e nos cremes dentais. É de extrema importância para a saúde pública, uma vez que os índices de cáries em crianças ainda preocupam. A obrigatoriedade teve início em 1975, e, desde então, os índices de cáries diminuíram drasticamente. O problema que podemos enfrentar com o flúor é o excesso de ingestão, que causa a fluorose, provocando danos ao esmalte, mas as companhias de tratamento de água monitoram a quantidade de flúor adicionado em cada região, pois existem águas naturalmente fluoretadas. Os benefícios do flúor são incontestáveis, principalmente em nosso país, onde regiões mais pobres têm a cárie como uma questão de saúde pública.

3. Você já tinha ouvido falar do uso da cúrcuma para escovar os dentes?

O uso de substâncias alternativas para a escovação não é novidade. Carvão vegetal, fumo em corda, bicarbonato de sódio e até mesmo sal com limão são descritos na literatura. Cúrcuma, especificamente, é a primeira vez.

4. Quais são os efeitos da cúrcuma no organismo?

O princípio ativo mais importante da cúrcuma é a curcumina, que apresenta propriedades antissépticas e antibacterianas, útil na desinfecção de cortes e queimaduras. É um analgésico natural, apresentando também importante ação anticoagulante. Estudos recentes tentam provar a eficácia da Cúrcuma Longa contra a formação e progressão do câncer, porém ainda não conclusivos.

5. Existem outros tipos de receitas caseiras usadas que não têm respaldo científico?

Existem inúmeras receitas, sim. Por exemplo: à base de pó de juá, extraído do juazeiro; argila branca, devidamente identificada como comestível; aloe vera (babosa); óleo de coco. Todas essas substâncias entram em fórmulas junto com abrasivos e água. O grande problema dessas receitas é não contarem com o flúor, além de haver uma padronização dos ingredientes podendo causar danos ao esmalte por atrito abrasivo excessivo ou por não agradar ao paladar, desestimulando a escovação. Uma das piores substâncias que pode ser utilizada é a água oxigenada. De tempos em tempos circulam receitas na internet estimulando o uso de água oxigenada como a solução de todos os problemas bucais, mas pelo contrário, ela pode irritar as mucosas causando lesões com potencial carcinogênico.

6. Existem estudos para outros tipos de produtos para a escovação bucal?

Vários dos produtos citados acima são objetos de estudos científicos, principalmente a aloe vera. A cúrcuma é objeto de estudo de pesquisadores da USP, UFSCAR e UNESP, não na escovação, mas em desinfetante bucal. Substâncias naturais sempre serão bem-vindas, depois de devidamente estudadas e agregadas ao creme dental, mais fácil de manipular, distribuir e utilizar com um padrão de qualidade. Estudos alternativos são mais encontrados na substituição das escovas industrializadas (mais caras) do que em cremes dental.

Principais motivos para escovar os dentes com pasta:

- A padronização da produção com seus elementos ativos controlados, dosados e principalmente, exaustivamente estudados garante segurança;

- A presença do flúor, tão discutido, mas tão eficiente, ajuda a diminuir as cáries. Produto de fácil aquisição e custo baixo, a pasta de dentes possui agentes abrasivos na medida certa para auxiliar na retirada de substâncias aderidas aos dentes, detergente para realizar uma limpeza mais eficiente, principalmente de gorduras, tem substâncias específicas para evitar a formação de tártaro e principalmente gosto e odor agradáveis, para tornar o ato de escovar mais prazeroso;

- O uso de substâncias alternativas para escovar os dentes não deve ser visto como um ato totalmente errado. O que devemos ter em mente é que, ao pesar prós e contras, o uso de cremes dentais traz mais benefícios do que substancias alternativas. Mas nada impede que, após estudos, essas substâncias sejam incorporadas no uso cotidiano, nos trazendo benefícios; 

- A cúrcuma merece ser estudada a fundo, mas isoladamente não se mostra eficaz. Ela tem a desvantagem da pigmentação e a falta de comprovação científica.

E aí, esclarecemos todas as suas dúvidas? ;) Deixe seu comentário!

Siga o Vivo Mais Saudável no Facebook e receba informação que faz bem direto na sua timeline!

TAGS
cúrcuma
como escovar os dentes
ortodontista
dentista fala sobre escovação dental

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ