Saúde Bucal

22/09/2015 11:43 - Atualizado em 17/11/2016 01:29

Cuidados com os dentes começam na infância

A higiene bucal deve ser realizada antes mesmo do surgimento dos dentes de leite.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A higiene bucal de uma criança deve começar antes de a primeira dentição aparecer. Os cuidados com os dentes que virão e com os que já aparecem podem fazer a diferença no sorriso do seu filho e nas futuras consultas com o dentista.

Desde a característica coceira na gengiva - que aponta o aparecimento dos dentes de leite -, passando pelas quedas e pelo surgimento da dentição permanente até a chegada dos sisos, é necessário ter precaução para evitar cáries e dores indesejadas. Veja como ensinar cuidados básicos ao pequeno.

mãe ensina filha a ter cuidados com os dentes

Primeiros cuidados com os dentes

Comece a introduzir o hábito de higiene bucal na vida da criança antes mesmo de seu primeiro dente de leite aparecer. Essa limpeza da gengiva do bebê é essencial para retirar possíveis resíduos e odores, mesmo que a alimentação seja composta somente de líquidos e pastosos.

A higienização pode ser feita com gaze ou uma fraldinha de pano úmida, sem o uso de pasta de dente. Limpar a região pode ajudar a criança a se acostumar com o hábito e diminuir as chances de ela recusar a escovação no futuro.

Os primeiros sinais de dentição nos bebês costumam ser na parte da frente da gengiva, mais especificamente na parte de baixo, entre os seis meses e o primeiro ano de vida. Cerca de três semanas depois, o segundo dente nasce ao lado.

Ao todo, uma criança possui 20 dentes de leite, tendo sua dentição completa por volta dos 3 anos de idade. Entretanto, cada organismo é único e pode ocorrer alterações de tempo de nascimento e crescimento da dentição.  

Além disso, em torno dos 6 anos de idade, começam a aparecer os dentes permanentes. O processo de desenvolvimento se completa apenas entre os 18 e os 21 anos, quando os sisos despontam na parte de trás da mandíbula.  

info cuidados com os dentes

Pasta e escova dental

A transição do uso da gaze para a escova e a pasta de dente deve ocorrer assim que os primeiros dentes de leite nascerem. Com cerdas macias e cabeça pequena, a escova infantil permite aos pais alcançarem com mais facilidade todos os pontos da boca da criança. Para facilitar a escolha, veja a embalagem dos produtos e a idade recomendada para o uso.  

A frequência da escovação deve ser de duas vezes por dia, preferencialmente uma pela manhã e outra antes de dormir. Quando iniciar o uso da pasta dental, use o mínimo de quantidade possível e prefira versões com flúor, substância essencial para prevenir cáries.

Os movimentos devem ser suaves e atingir a parte interna e externa dos dentes. É importante também escovar a língua das crianças, pois a região pode acumular bactérias e causar mau hálito.

Saiba Mais
Dúvidas sobre dentes de leite nunca mais!
Morango limpa os dentes e melhora as funções intestinais
Você sabe como escovar os dentes? Veja o que não pode faltar

4 cuidados com os dentes da criança

1. Leve seu filho ao dentista com regularidade

2. Use o fio dental para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva.

3. Alimente seu filho de forma equilibrada, evitando açúcar e amido, substâncias que produzem ácidos e causam as cáries

4. Dê o exemplo e o convide para fazer a higiene bucal com você.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário! E lembre-se que o Vivo Mais Saudável sempre traz novidades para o bem-estar do seu filho.

TAGS
dentição infantil
dente de leite
cáries
escovar os dentes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ