Saúde Bucal

06/07/2015 10:06 - Atualizado em 20/11/2016 10:50

Conheça os principais cuidados com a dentição infantil

Odontopediatra fala sobre a importância do acompanhamento com especialista desde cedo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Orientar a criança desde cedo sobre a importância da higiene bucal é fundamental. Assim como em outras áreas da saúde, a dentição infantil deve ser observada desde os primeiros anos dos pequenos, garantindo, assim, um sorriso saudável no futuro.

A odontopediatra Carmen Silvia Patriani de Carvalho comenta que mesmo a dentição de leite precisa de acompanhamento de um profissional experiente. Segundo a especialista, o bebê deve ter seus dentes examinados regularmente, até a erupção completa, o que ocorre, geralmente, aos dois anos de idade. Conheça outros cuidados necessários.

denticao infantil

Os cuidados com a dentição infantil

É muito comum alguns dentes de leite nascerem com má formação ou alguma fragilidade, que precisa ser corrigida  o mais cedo possível. As orientações sobre como fazer a higiene e com qual regularidade devem vir de um profissional experiente, sanando, assim, todas as dúvidas dos pais.

“Cada caso é um caso. As orientações dependerão não só da idade, mas do tipo de alimentação que a criança esteja recebendo, bem como das características da boca e da saúde geral do paciente”, comenta a odontopediatra.

A higienização correta

A higiene dos dentes de leite deve ser realizada a partir do momento em que eles aparecem na cavidade bucal. “Cada fase e cada criança pedem um tipo de atitude, mas o pequeno sempre espera a condução responsável e amorosa dos pais”, aponta Dra. Carmen.

A especialista comenta também a importância do acompanhamento dos pais para a dentição infantil, especialmente em momentos como a escovação. “Costumo dizer que, até os 18 anos, os pais têm que participar ativamente do incentivo à higiene bucal. Há crianças que aos 4 anos de idade têm habilidade motora mais refinada que uma de 10 anos”.

“Isso ocorre pois algumas têm isso naturalmente, ou porque foram acompanhadas mais cedo para que desenvolvessem tal capacidade”, adiciona a odontologista.

Tratamento dentário de crianças

Os pais devem receber orientações por parte de quem está acostumado a tratar e acompanhar crianças. O profissional tem a formação adequada para responder e resolver as questões da odontopediatria e tudo relacionado à dentição infantil.

Dentes de leite com má formação ou cáries precisam de acompanhamento adequado. As cavidades, por exemplo, precisam ser resolvidas para que as lesões não evoluam.

“A experiência de uma criança no dentista pode surpreender os pais. Eles precisam saber que, apesar de a criança não desejar ficar parada, ela não ficará traumatizada pelo tratamento se não sentir dor”, afirma a profissional. A anestesia local é uma grande aliada para isso.

Cáries

Dra. Carmen comenta que os pais sempre perguntam se seus filhos têm dentes frágeis, mas, na grande maioria, os dentes nascem bem formados. “O que acaba dificultando uma boa saúde bucal já na infância é a má alimentação e falta de higiene adequada”, explica.

A profissional alerta para o consumo de alimentos industrializados, com a presença de aditivos químicos. Segundo ela, os alimentos integrais e orgânicos são aqueles que contribuirão para manter a dentição infantil saudável, assim como todo o organismo.

denticao infantil

Relação profissional-família

A especialista afirma que, para manter a saúde da dentição infantil, é preciso que os pais sejam orientados por profissionais que ensinem a viver de forma plena e saudável.

“No caso das crianças, a pedagogia é fundamental.  A visão da criança e das relações familiares como um todo tornam a interação profissional-família muito rica”, afirma Dra. Carmen. “Os pais não devem pensar que irão para um odontopediatra escutar repreensões, mas, sim, ouvir sugestões de como tornar a vida mais simples e prazerosa.”

Seu filho escova os dentes direito? Conte para nós! E aproveite para conferir as dicas de orientação infantil do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dente de leite
higiene bucal
escovar os dentes
odontopediatra

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ