Saúde Bucal

11/05/2015 05:23 - Atualizado em 08/12/2016 02:32

Confira dicas de como tirar mau hálito de vez

Cuidados com a alimentação e a higiene bucal são as principais medidas para tratar o problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O hálito desagradável é um problema bastante comum entre as pessoas e tem causas variadas. Também chamado de halitose, esse incômodo pode prejudicar as relações pessoais e profissionais, causando constrangimento. Por isso, é importante saber identificar o problema e descobrir como tirar o mau hálito.

Existem diversos mitos sobre as causas do mau hálito, que dizem, por exemplo, que odor é um sinal de problema no estômago. Na maioria das vezes, isso não é verdade. Entre 90% e 95% dos casos são de origem bucal, e o incômodo pode ser eliminado com alguns cuidados diários de higiene e hábitos saudáveis.

como tirar mau halito

Saiba o que causa e como tirar mau hálito

O primeiro passo para saber como tirar mau hálito é descobrir o que está causando o problema. Existem mais de 60 causas relacionadas à ocorrência de halitose.

Entre as principais, estão a língua saburrosa e doenças da gengiva. A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada na língua, que se forma devido à diminuição da produção de saliva.

Entre as outras causas bucais estão a hipossalivação ou o aumento de viscosidade da saliva, alterações morfológicas da língua, higiene bucal insuficiente, gengivite ou periodontite e cárie dentária. Problemas nas vias aéreas superiores também podem contribuir para o problema, como amigdalite, faringite, rinite ou mesmo a presença de corpos estranhos.

As causas de origem sistêmica que podem ser citadas são jejum prolongado, desidratação, tabagismo, ingestão de alimentos odoríferos, hipoglicemia, estados febris e alterações intestinais, hepáticas, pulmonares ou renais.

como tirar mau halito

Dicas para evitar e tirar mau hálito

Para escolher o tratamento adequado e saber como tirar mau hálito, é preciso identificar a origem do problema. Cuidados com alimentação higiene bucal, bem como hábitos saudáveis, são fundamentais para tratar e evitar a halitose. Alguns métodos apenas mascaram ou resolvem o incômodo de forma temporária.

- A dica mais importante para tirar mau hálito é fazer a higiene bucal adequada diariamente, sempre após as refeições. Além da escovação, é indicado também o uso de fio dental, limpador de língua e enxaguante bucal sem álcool. Existem ainda tipos de gel que combatem micróbios.

- Alimentos ricos em enxofre também provocam o mau cheiro na boca, entre eles alho, cebola, repolho, brócolis, couve, couve-flor, alcachofra e couve-de-bruxelas. Evite ou consuma-os de forma controlada.

- Ingerir frutas ácidas, como laranja, abacaxi, morango, kiwi, maçã e maracujá, ajuda a estimular a salivação e promover a autolimpeza da língua, tratando e evitando a halitose.

- Também é importante comer a cada três horas para não ficar em jejum por muito tempo. Além disso, beber bastante água e sucos naturais ajuda a tirar o mau hálito.

- É preciso ter cuidado também ao mascar chicletes ou chupar balas, pois eles não tratam o mau cheiro, como muitas pessoas pensam. Esses produtos apenas ajudam na formação de saliva, mascarando o hálito temporariamente.

- Outra dica é praticar atividade física regularmente. Os exercícios, principalmente os aeróbicos, ajudam a combater causas comuns da diminuição de saliva, como estresse, ansiedade e tensão.

- É necessário, por fim, consultar o dentista periodicamente para identificar problemas de forma precoce e fazer limpezas mais profundas. Assim, você mantém a beleza do sorriso e a saúde bucal.

Gostou das dicas para tirar mau hálito? Deixe seu comentário! E não esqueça de continuar acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir novidades de saúde e beleza.

TAGS
halitose
escovação
higiene bucal
problemas bucais

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ