Saúde Bucal

27/12/2015 07:00 - Atualizado em 09/01/2017 05:30

Confira cuidados com o aparelho fixo transparente

Feita com material translúcido, essa é uma opção discreta para corrigir os dentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A ideia de usar aparelho ortodôntico nem sempre é bem aceita. Para driblar a mudança no visual, o aparelho fixo transparente é uma forma de corrigir o sorriso de maneira mais discreta.

Esse tipo de aparelho dentário tem os brackets e o fio translúcidos, sendo mais discreto que os modelos coloridos ou metálicos. Passando quase despercebida, essa pode ser a opção ideal para quem quer ter um novo sorriso.

mulher após usar aparelho fixo transparente

Quando usar aparelho fixo transparente

O aparelho fixo tem como objetivo a correção da má oclusão dos dentes. Esse modelo é indicado para pacientes que precisam de uma maior movimentação na arcada dentária. O tempo de uso varia de acordo com cada caso e deve ser indicado por um profissional qualificado, a partir de avaliação clínica e de outros exames, como raio X.

Com os testes, o especialista poderá averiguar a formação dentária do paciente e o crescimento dos sisos.

A manutenção do aparelho ortodôntico é mensal ou quinzenal, dependendo da necessidade. O acompanhamento com o ortodontista é indispensável para que a correção tenha sucesso. A cada consulta, o especialista poderá apertar mais ou menos o acessório para que se chegue ao objetivo proposto.

O aparelho fixo transparente merece uma atenção extra em relação à limpeza. Se o material translúcido é positivo por dar mais discrição ao sorriso, quando não há uma higiene adequada, pode ficar amarelado.

A limpeza correta, tanto do aparelho quanto dos próprios dentes, deve envolver escovação e fio dental. A higienização em volta dos brackets deve ser cuidadosa, assim como na área próxima à gengiva.

Além disso, é preciso ter uma atenção maior quanto aos alimentos consumidos. Café, vinho, beterraba e produtos com corantes tendem a manchar os brackets e comprometer o visual. O efeito transparente só ocorre quando o aparelho está devidamente higienizado.

Saiba Mais
Implante dentário corrige imperfeições do sorriso
Afta na gengiva: entenda as causas e reconheça os sintomas
Dente de porcelana ajuda a manter um sorriso perfeito

3 dicas de cuidados com seu aparelho fixo

1. Escolha a escova ideal

Não ache que a escova deve ter cerdas duras para que a limpeza seja mais completa. O ideal é escolher cerdas ultramacias para evitar que os brackets se quebrem. Além disso, esse tipo se adapta melhor ao aparelho, fazendo uma limpeza mais efetiva.

O tamanho da escova também deve ser escolhido com cuidado. Prefira modelos com angulação na cabeça, que facilitam o acesso aos cantos internos.

2. Tenha cuidado com a alimentação

Além dos alimentos coloridos, que trazem prejuízos especialmente para quem usa aparelho fixo transparente, comidas muito duras, pegajosas, que soltem fios e fibras ou muito açucaradas também devem ser evitadas. Esses alimentos tendem a ficar presos entre o aparelho e os dentes e causam bastante desconforto.

3. Mantenha a higiene

Não adianta cuidar para que os dentes fiquem alinhados perfeitamente e acabar o tratamento com cáries e gengiva inflamada. Por isso, a atenção com a higiene bucal deve ser redobrada. Ao fim de todas as refeições, faça a escovação para eliminar resíduos que ficarem acumulados entre os dentes e no aparelho. O fio dental também é muito importante.

Você já usou o aparelho fixo transparente? Recomenda esse tipo? Deixe um comentário! E aproveite para continuar de olho nas dicas de saúde bucal do Vivo Mais Saudável.

TAGS
aparelho ortodôntico
aparelho translúcido
sorriso perfeito
corrigir os dentes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ