Saúde Bucal

21/12/2015 02:00 - Atualizado em 05/11/2016 03:08

Chega de sofrer com dentes sensíveis

Cremes dentais especiais, restaurações e próteses podem ajudar no tratamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você já sentiu um desconforto na hora de tomar café, ou sofreu com dores mais fortes apenas por causa de um sorvete, é possível que você esteja sofrendo com problemas de dentes sensíveis.

Não se preocupe: sabendo identificar as causas, é possível encontrar as formas mais adequadas de tratamento. Continue a leitura e saiba como contornar a sensibilidade.

mulher com dentes sensíveis

O que causa a sensibilidade

Os dentes são compostos internamente por dentina e revestidos de esmalte na parte coronária. De acordo com o dentista Fábio Nunes Roca, o tecido da dentina não foi idealizado para ficar exposto ao meio bucal. “Quando pelo desgaste de seus tecidos de revestimento, ocorre exposição dos túbulos dentinários", explica.

O especialista cita causas para o problema: "Seja por escovação traumática (muito forte), erosão ou desgastes devido a parafunções como o bruxismo, ocorre uma irritação das células que se encontram dentro desses túbulos e que se ligam diretamente à polpa dentária, causando a sensibilidade dolorosa”.

Comidas ou bebidas quentes ou frias demais são as maiores causadoras da sensibilidade. Geralmente, trata-se de uma dor provocada, que ocorre no ato da ingestão e passa alguns segundos depois.

Já os doces tendem a ficar mais tempo em contato com a superfície dos dentes e podem gerar incômodos por tempo maior, segundo o especialista.

Saiba Mais
Mantenha seus dentes brancos e saudáveis por muito mais tempo
Você sabe como escovar os dentes? Veja o que não pode faltar
Entenda as causas da boca amarga e veja como evitar

Tratamento para dentes sensíveis

Existem diversos tratamentos possíveis para o problema de sensibilidade dentária, que podem ir desde o uso de um creme dental especial até restaurações ou próteses, em casos mais severos. A laserterapia também pode ser aplicada para tratar os dentes sensíveis.

“É importante salientar que o tratamento com creme dental específico para sensibilidade deve ser crônico. Ou seja, não adianta usar um tubo e parar de usar, já que a tendência é o retorno do problema”, alerta Roca.

O especialista recomenda, também, que os pacientes evitem cremes dentais branqueadores, pois esses possuem muitas partículas abrasivas e podem vir a prejudicar a estrutura dos dentes, especialmente se associados ao uso excessivo de força na escovação.

Esse, aliás, é um ponto muito importante. É preciso adequar a higienização da boca. Deve-se utilizar uma escova com cerdas macias, em ritmo não muito agitado, e verificar se existem outros processos que possam estar contribuindo para a ocorrência de sensibilidade, como o bruxismo, por exemplo.

Além disso, é fundamental visitar o dentista regularmente e relatar qualquer alteração percebida. “Só assim o profissional poderá auxiliá-lo a manter uma boca saudável e livre de sensibilidade. Hábitos saudáveis, aliados a uma boa dieta e uma adequada higiene bucal, irão fazer com que os dentes permaneçam fortes e saudáveis”, finaliza Roca.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as causas e o tratamento para dentes sensíveis? Então deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sensibilidade
bruxismo
escovação
higiene bucal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ