Dr. Paulo Faria

ESPECIALIDADE

Ortodontia

Ortopedia facial

ONDE ATENDE

Rua Brás 190, Pauliceia - São Bernardo do Campo

Dr. Paulo Faria

Apresentação

Possui 27 anos de formação, com dedicação exclusiva à Ortodontia desde 1997. É palestrante do CIOSP, o maior Congresso de Ortodontia do Brasil, e para a empresa OrthoMundi, com mais de 260 palestras realizadas no Brasil e exterior (EUA, Panamá e Argentina). Dá aulas via web para profissionais da Venezuela e Colômbia.

O que Trata

Ortodontia e Ortopedia Facial, com ênfase em Ortodontia Miofuncional.

Formação Acadêmica

Graduação em Odontologia, Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia facial, Habilitação em Homeopatia pelo CFO.

Cargos e Títulos

Myobrace Certified Provider.

Saúde Bucal

03/07/2015 06:00 - Atualizado em 05/12/2016 08:30

Bruxismo, entenda este problema cada vez mais comum em crianças

Importante proteger os dentes até que a causa do ato involuntário, muitas vezes de fundo psicológico, seja descoberta.

POR

Dr. Paulo Faria

  • +A
  • -A

O bruxismo tem se mostrado cada vez mais comum, principalmente em crianças, o que há alguns anos era mais raro. Estudos da Universidade de São Paulo mostram relação da vida agitada, principalmente dos grandes centros, com o aparecimento do bruxismo cada vez mais cedo. Veremos a seguir como entender e conviver com o bruxismo.

1. O que é Bruxismo?

O bruxismo é um hábito involuntário e inconsciente. Caracteriza-se por ser uma parafunção onde ocorre um grande apertamento com ranger dos dentes ou não, observamos em sua maioria, movimentos da mandíbula no sentido lateral, podendo também ocorrer para frente e para trás. A contração involuntária dos músculos da mastigação leva a movimentos indesejados, principalmente à noite, mas em alguns pacientes identificamos movimentos também durante o dia.

Ele é considerado uma desordem do sono, podendo se manifestar em grau leve, moderado ou severo.

Pode acometer tanto crianças como adultos, em diferentes fases da vida, sendo considerado normal em crianças em início da troca dos dentes de leite por permanentes.

Avalie agora a Qualidade do Sono

2. O que causa o Bruxismo?

O bruxismo é um estado de hiperatividade muscular, que pode ser originado frente a estímulos ligados ao meio ambiente e à forma de vida desse paciente como, por exemplo:

Estresse diário, ansiedade, apneia do sono, hábitos alimentares pobres em fibras, causando falta de desenvolvimento do sistema mastigatório; excesso de produtos industrializados; interferências no encaixe dos dentes (oclusão); respiração oral, causando ressecamento da boca; maus hábitos como mamadeira, chupeta, dedo e morder objetos.

3. Quais são os sinais e sintomas do Bruxismo?

Podemos observar nos dentes sinais, como: desgastes, trincas, fraturas, mobilidade e movimentação indesejada; sensibilidade excessiva, gengivite crônica, fraturas dentais; problemas na articulação temporomandibular, como: ruídos, estalos, travamentos, dificuldade ao abrir a boca; podendo haver também reclamações como ouvir zumbidos, ter dores perto do ouvido, da nuca e dos ombros; sentir dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca e perceber estalos na região do ouvido, ao forçar a abertura da boca.

4. Tenho Bruxismo, o que fazer agora?

A primeira coisa a fazer é procurar a ajuda do dentista para realizar uma avaliação criteriosa, para identificar o bruxismo e sua origem. Após o diagnóstico, os sintomas podem ser amenizados com: fisioterapia indicada pelo dentista; realização de procedimentos clínicos para deixar a oclusão o mais equilibrada possível, o que pode ser: trocas de restaurações, desgastes seletivos, troca de próteses e reposição de dentes.

Para amenizar os sintomas de dor e proteger os dentes dos desgastes indesejados, lançamos mão de aparelhos ortopédicos funcionais, os quais deverão ser utilizados por toda noite e por parte do dia se o paciente desejar. Em casos muito mais severos, podemos prescrever medicamentos para relaxar.

5. Bruxismo tem cura?

Ainda não há cura para o bruxismo, mas sim o controle dos fatores locais, sistêmicos e principalmente dos psicológicos. O importante é proteger de imediato os dentes de desgastes indesejados. Assim teremos tempo para identificar a origem dos problemas e tentar resolver dentro do possível.

Conheça a seção Psicologia Infantil de Bem-estar.

E acompanhe o conteúdo dos nossos especialistas também por SMS.

Vivo Mais Saudável é informação que faz bem!

Comente, interaja, compartilhe!

 

TAGS
bruxismo
ranger os dentes
trincar os dentes
causa bruxismo
tratamento bruxismo
ortodontia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ