Saúde Bucal

04/08/2015 05:12 - Atualizado em 07/12/2016 08:09

Bolhas na boca? Isso pode ser mucocele

A principal causa do problema são lesões que podem ser facilmente evitadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Lesões na boca são comuns, devido ao uso constante para falar e consumir alimentos ou bebidas. A região também é sensível a traumas, como batidas ou até mesmo mordidas acidentais. Um dos problemas mais frequentes é o aparecimento de bolhas transparentes na cavidade bucal, que se caracterizam como um caso de mucocele.

A obstrução de uma glândula salivar causa a condição, formando uma bolha de saliva e inchaço na região. O problema é facilmente tratado e não apresenta complicações para o paciente.

Principais causas da mucocele

A cavidade bucal possui milhares de pequenas glândulas salivares, que estão presentes na língua, na gengiva e em todas as regiões da boca. Quando uma dessas glândulas é lesionada, devido a um trauma como morder os lábios ou levar uma pancada no local, ela pode reter a saliva e acumular o líquido no local, formando uma bolha transparente.

mucocele boca com lesao

É aí que surge a mucocele, nome dado a essa lesão, que provoca um pequeno inchaço no local. Geralmente, acontece no lábio inferior, pois as glândulas salivares menores da região são as mais propensas a se romperem, principalmente por mordidas acidentais.

Também pode se desenvolver em qualquer outro local da boca, como bochechas, céu da boca ou língua, variando seu tamanho de poucos milímetros a até dois ou três centímetros de diâmetro.

As causas da mucocele estão relacionadas ao bloqueio ou lesão de uma glândula salivar ou ducto. As principais situações que contribuem para isso são:

- Morder os lábios e o interior das bochechas

- Traumas na boca, especialmente nas bochechas

- Histórico de outras doenças bucais, como Síndrome de Sjö​gren ou sarcoidose.

O problema não manifesta outros sintomas além do surgimento incômodo da bolha na cavidade bucal. É mais comum afetar crianças e adolescentes, que apresentam como mania morder os lábios, por exemplo.

Tratamento e prevenção do problema

A mucocele tem cura e é facilmente tratada. Muitas vezes, a bolha pode até mesmo desaparecer espontaneamente, sem necessidade de tratamento. Nos casos mais graves e incômodos, em que a lesão não diminui ou é muito grande, pode ser feita uma pequena cirurgia para remover a glândula salivar afetada.

O procedimento é realizado por um dentista e, normalmente, acontece no próprio consultório odontológico. É bem simples, não exige internação e a recuperação também é rápida. O paciente pode voltar a realizar suas atividades normalmente no dia seguinte.

Ao notar qualquer alteração na cavidade bucal, é indicado procurar um dentista para que o diagnóstico da mucocele seja feito corretamente. O profissional irá avaliar o caso e indicar o melhor tratamento, confirmando se há a necessidade de cirurgia ou não.

Não existe uma forma de prevenir totalmente o problema, mas alguns cuidados podem ajudar. Muitas pessoas possuem o hábito de morder lápis, canetas ou até mesmo o próprio lábio, podendo machucar a gengiva e afetar alguma glândula salivar da boca, causando o desenvolvimento da mucocele.

Como prevenção, então, é indicado evitar roer as unhas e morder os lábios ou itens que possam agredir a boca. Além disso, todas as pessoas devem consultar um dentista periodicamente para realizar exames de rotina e evitar qualquer tipo de problema.

Você já se incomodou com essas bolhas? Deixe seu comentário. E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
lesão
boca
roer unhas
morder lápis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ