Saúde Bucal

11/04/2016 05:00 - Atualizado em 06/12/2016 07:22

Bicarbonato clareia os dentes? Tire suas dúvidas

O bicarbonato utilizado no consultório odontológico é mais fino e garante a limpeza adequada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu por aí que bicarbonato clareia os dentes? Pois é bom continuar a leitura antes de testar essa solução caseira. Quando administrado de maneira equivocada, o ingrediente pode causar mais prejuízos que benefícios.

A seguir, conheça os perigos de recorrer ao bicarbonato de sódio para deixar os dentes mais brancos. Veja também algumas dicas que prometem trazer bons resultados e deixar o seu sorriso mais bonito - e o melhor: sem comprometer a saúde.

bicarbonato clareia os dentes? boca sorridente com dentes brancos

Será que bicarbonato clareia os dentes?

Não! O uso de bicarbonato de sódio em pó é bastante perigoso para a integridade bucal. Essa substância arenosa promove uma espécie de esfoliação nos dentes, o que pode corroer o esmalte e levar a uma sensibilidade exagerada.

Um problema consequente desse uso indevido do bicarbonato é a erosão ácida, que, ao longo do tempo, compromete a estrutura do sorriso. Além disso, a solução não é boa para o visual, pois pode diminuir o brilho natural dos dentes.

Vale lembrar que o jato de bicarbonato de sódio utilizado no consultório do dentista é específico para fins odontológicos, - ou seja, não causa malefícios à arcada dentária. Recorre-se ao procedimento para remoção de placa bacteriana e para remover manchas. Porém, apenas um profissional habilitado pode administrar a substância.

Afinal, como clarear os dentes?

Deixar o sorriso mais branco é tarefa para o seu dentista. É claro que hábitos de higiene funcionam, mas não existem soluções milagrosas. Alimentação e cremes dentais especiais não são o bastante para clarear os dentes.

Dentre os diversos métodos para branquear a dentição, conheça dois dos mais populares:

Clareamento a laser

O gel clareador é aplicado em todos os dentes que passarão pelo procedimento. Depois, uma luz ultravioleta é utilizada para potencializar a ação do produto. São necessários apenas alguns minutos para acabar com o amarelado e deixar o sorriso branquinho.

O resultado final acontece após três ou quatro sessões e pode durar até um ano. Cada encontro dura aproximadamente uma hora. 

Clareamento caseiro

Nessa modalidade, mais barata, o dentista faz um molde de silicone adaptado para a arcada dentária do paciente. O gel clareador deve ser aplicado diariamente na moldeira e utilizado durante a noite, ou conforme especificado pelo profissional. Alguns produtos mais potentes demandam apenas algumas horas diárias de aplicação.

O processo costuma durar entre um mês e 45 dias. Os resultados do clareamento também duram de seis meses a um ano.

Tirou suas dúvidas sobre o uso do bicarbonato de sódio para clarear os dentes? Então aproveite para compartilhar o conteúdo com outros amigos curiosos! E não se esqueça de conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
clareamento dental
sorriso
soluções caseiras
bicarbonato de sódio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ