Saúde Bucal

22/01/2016 06:00 - Atualizado em 01/01/2017 10:15

Aparelho dental falso causa riscos à saúde

Acessório vendido por ambulantes pode levar à queda dos dentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Popular entre o público adolescente, o aparelho dental falso pode ser um vilão para a saúde bucal. A aplicação e uso sem acompanhamento especializado pode comprometer tanto a mastigação quanto a própria formação óssea.

A modinha chama a atenção dos jovens. Os também conhecidos como "aparelhos diferenciados" aparecem em diversas cores e com um custo bastante baixo, já que são vendidos sem qualquer tipo de fiscalização. Porém, eles não são recomendados pelos dentistas.

boca com aparelho dental

Riscos do aparelho dental falso

Os especialistas alertam que o aparelho dental falso pode comprometer de forma significativa a movimentação dos dentes e da mandíbula. Entre os principais riscos da utilização do acessório, estão problemas para mastigar, perda óssea, reações alérgicas e, até mesmo, a queda dos dentes.

O material costuma ser vendido por ambulantes e não há nenhuma informação sobre a procedência da sua fabricação. Além disso, os brackets e os elásticos aplicam força nos dentes sem qualquer tipo de cuidado, podendo provocar a mudança de posição e, assim, prejudicando ainda mais a saúde bucal.

Outros riscos estão relacionadas à colocação errada das peças, podendo romper o nervo, amolecer a raiz e mover os dentes aleatoriamente no osso. O uso de colas tóxicas também contribui para lesões na boca.

Os fios e elásticos nem sempre são feitos com materiais seguros e, em busca de uma estética diferenciada, os usuários apostam inclusive em arames ou plásticos convencionais, hábito muito perigoso. Vale lembrar, também, que o uso do acessório é tão prejudicial quanto manter o aparelho dental após o fim do tratamento odontológico.

O Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) luta para proibir o comércio ilegal de aparelhos falsos, além de investir em campanhas de alerta sobre os riscos da prática.

Saiba Mais
Veja como recorrer ao aparelho dentário sem causar traumas
Conquiste um sorriso de celebridade com os dentes de porcelana
Mantenha seus dentes brancos e saudáveis por muito mais tempo

Correção dos dentes é para profissionais

Com o acompanhamento de um ortodontista qualificado, o uso do aparelho contribui para a correção da posição de dentes tortos e de ossos maxilares. No entanto, para conquistar um sorriso mais bonito, o processo exige cuidados e um diagnóstico preciso da situação da arcada.

Mais que um acessório, o aparelho ortodôntico precisa de manutenção constante, tanto por parte do usuário quanto do dentista, que também avalia qual tipo de tratamento será feito e como será o processo de correção. Ao paciente, ainda cabe realizar uma limpeza eficaz diariamente e adotar cuidados na hora de ingerir alguns alimentos

Além dos benefícios estéticos, o aparelho dental também pode prevenir e tratar dores nas mandíbulas, aprimorar a dicção e a fala e, até mesmo, melhorar a digestão.

Para saber se você precisa recorrer à alternativa, consulte um especialista e explique quais são as suas expectativas. Lembre-se, porém, que, caso você não precise utilizar o aparelho, não é necessário comprometer seu sorriso saudável por causa de uma modinha passageira.

Qual a sua opinião sobre os aparelhos diferenciados? Deixe um comentário! E continue acompanhando as dicas de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
aparelho diferenciado
modismo
queda do dente
sorriso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ