Primeiros Socorros

13/10/2014 04:09 - Atualizado em 02/12/2016 08:16

Veja dicas de socorro em caso de incêndio

Manter a calma é essencial para prestar socorro a vítimas de incêndio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Durante um incêndio, os primeiros socorros são primordiais. Muitas pessoas podem acabar tendo complicações ao entrar em contato com as chamas ou respirar a fumaça tóxica. Confira algumas das principais atitudes que devem ser tomadas para ajudar em uma situação dessas.

Primeiros passos após um incêndio

Antes de tudo, é essencial manter a calma. Entrar em pânico em uma situação delicada dessas apenas deixará tudo pior. Tente não tomar nenhuma atitude desesperada.

incendio

A primeira medida que você deve tomar é analisar o seu entorno, verificar a periculosidade do ambiente e identificar qual será o seu próximo passo. Se você estiver em meio a escombros e um lugar em chamas, busque, antes de tudo, salvar a si mesmo - para depois pensar em resgatar ou ajudar outras vítimas.

Depois que você estiver seguro, chame ajuda dos bombeiros e do serviço de emergência. Eles poderão extinguir o fogo e tratar adequadamente as vítimas, caso seja possível.

7 dicas de socorro em um incêndio

Fumaça

Além das queimaduras que poderão ser provocadas durante o incêndio, outro grande perigo é a fumaça tóxica. Para não respirar muito, molhe um pano limpo e o prenda no rosto, de forma que fique semelhante a uma máscara. Outra dica para casos de fumaça intensa é ficar agachado. A fumaça costuma ficar no alto, portanto no chão estará a maior concentração de oxigênio.

Retire a vítima

Se você encontrar alguém em meio a um incêndio, tire a vítima de lá imediatamente. E a deixe deitada em um local seguro. Caso a pessoa esteja em chamas, role-a no chão para que o fogo se dissipe. Você precisa verificar se ela ainda está viva e consciente: confira a sua respiração, os batimentos cardíacos e pergunte a ela o seu nome, para mantê-la acordada.

Respiração

Não deixe que haja aglomeração ao redor da vítima. Dê a ela espaço para respirar, pois ela pode ter inalado muita fumaça tóxica

Máscara de oxigênio

É de extrema importância que a vítima após ser resgatada do incêdio use uma máscara de oxigênio. Esse equipamento fará com que os danos a sua garganta sejam amenizados. Em alguns casos, pode evitar até a morte.

Respiração boca a boca

Se a pessoa não consegue respirar, deite-a no chão, com a barriga virada para cima. Veja se existe algo em sua boca bloqueando a respiração. Se tiver, tente tirar.

Em seguida, tampe o nariz da pessoa e assopre ar em sua boca. Repita este movimento cerca de 20 vezes em 1 minuto.

Massagem cardíaca

Em alguns casos, a massagem cardíaca será necessária, para reanimar o coração da vítima. Você deverá esticar os braços e apoiar a palma das duas mãos, uma sobre a outra, no lado esquerdo do peito da pessoa. Realize a pressão no peito duas vezes por segundo, após repetir 30 vezes, faça uma respiração boca a boca.

O procedimento não deve ser interrompido e pode ser desgastante. Então é importante que se tenha uma outra pessoa para que reveze os movimentos. Um detalhe importante para quem nunca fez a massagem cardíaca  é que a pressão no peito deve ser forte.

Caso a vítima seja um bebê ou mesmo criança bastante pequena, o procedimento é basicamente o mesmo. A diferença é que você não usará a palma da mão, e sim os dedos.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
primeiros socorros
fumaça
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ