Primeiros Socorros

23/04/2015 10:26 - Atualizado em 05/12/2016 11:51

Veja como socorrer vítimas de acidente de carro

Estar preparado para o socorro após um acidente é fundamental para a segurança dos envolvidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todo dia algum acidente de carro pode acontecer próximo a nós. Por isso, é importante saber prestar os primeiros socorros. As medidas iniciais são muito importantes e podem ser a salvação de alguém que esteja em estado de risco. Qualquer atitude impulsiva pode custar uma vida durante a tensão do momento.

Os acidentes podem ocorrer em qualquer lugar, tanto em estradas bastante movimentadas quanto em ruas desertas. Excesso de velocidade, falta de preparo do motorista, má iluminação e vários outros motivos levam às tragédias. Prepare-se e conheça bem como proceder para ajudar em casos de acidente de carro.

acidente de carro

As primeiras medidas

Em um acidente de carro, cada segundo vale muito. As primeiras medidas, ainda no local do acidente, são cruciais antes que o atendimento chegue. Cada pessoa é diferente e os casos variam em gravidade e riscos, mas as ações iniciais devem sempre seguir um padrão, prezando pela segurança da vítima.

A primeira atitude a ser tomada é sinalizar o local do acidente. Coloque o triângulo na estrada para que os outros carros reduzam a velocidade. Espalhe galhos e lanternas ao redor do lugar para mostrar onde está a vítima. Chame imediatamente uma ambulância, acionando a polícia (190), os bombeiros (193) ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).

Dirija-se à vítima sempre mantendo a calma. As pessoas reagem de formas distintas, portanto é normal que ajam de forma irracional, desesperada ou impulsiva. Peça que também fiquem calmas para que você preste o socorro adequado. Em um acidente de carro, qualquer atitude impensada por agravar a situação.

Veja se a pessoa acidentada está lucida e converse com ela para verificar se está ferida ou com alguma sequela. Respire profundamente, sem se mostrar agressivo ou nervoso. Verifique a gravidade geral do acidente sem tocar no ferido.

Sua iniciativa deve ser decisiva, sem perder tempo. Peça que as pessoas se mantenham afastadas, mas sempre incentivando a vítima machucada a aguentar firme até a chegada do socorro profissional.

O que fazer após o acidente de carro?

Apenas médicos ou enfermeiros de resgate devem atender as vítimas de um acidente de carro. Caso você não seja um desses profissionais, evite qualquer contato físico com a pessoa ferida. Garanta que ela fique em segurança e chame o socorro.

Apenas converse para que a vítima se mantenha lúcida e acordada. Informe o que está acontecendo ao redor, responda ao que ela perguntar e seja prestativo.

Observe o movimento do tórax da vítima e verifique se ela consegue respirar. Se o cinto de segurança estiver dificultando a respiração, mas apenas nessa situação, solte-o sem movimentar a pessoa, segurando a cabeça e não mobilizando nenhuma parte do corpo. Deixe que o socorro especializado faça isso.

Cheque a consciência de quem está preso e atenda quem consegue sair do carro, pedindo a quem estiver próximo que a ajude. Encontre um lugar seguro para as vítimas que se libertaram. Lembre-se de nunca remover ninguém de dentro de um automóvel acidentado.

Capacetes de motociclistas só devem ser retirados quando houver hemorragia, sem perda de consciência. Ofereça água se a pessoa conseguir se mexer.

Você já precisou socorrer alguém nesta situação? Conte para nós! E não esqueça que você sempre encontra novidades sobre cuidados com a saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
acidente
trânsito
como socorrer
cuidados no trânsito

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ