Primeiros Socorros

23/08/2014 08:31 - Atualizado em 03/12/2016 04:29

Veja como socorrer uma vítima de perda de consciência

Atendimento a caso de perda de consciência exige diversos cuidados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A perda de consciência é algo que pode atingir qualquer pessoa e, muitas vezes pode não significar uma doença mais grave. O estresse causado pelo dia a dia pode, em casos mais extremos, ser a causa de um breve desmaio.

Em geral, as situações de perda de consciência têm a duração de menos de um minuto e podem ocorrer aos poucos ou de forma repentina. O paciente fica sem fazer qualquer movimento, com expressão pálida e não reage a nenhum tipo de estímulo. Se a duração do desmaio for superior a um minuto, a vítima pode estar em estado de coma.

perda-de-consciencia

Principais causas da perda de consciência

A perda de consciência pode ser decorrente de um choque elétrico, de asfixia, de traumatismo craniano, de uma hemorragia grave ou desidratação. Doenças cardíacas, ataques epiléticos e o uso indevido de alguns medicamentos também podem ser fatores causadores.

A causa mais comum de desmaios não é considerada grave e é conhecida como síncope vagal. Ela se dá quando o paciente sofre uma sobrecarga no nervo que controla a circulação de sangue e a respiração, principalmente quando a vítima passa por uma situação de estresse ou sente muita dor.

Pacientes diabéticos podem ser vítimas da hipoglicemia, que ocorre quando o teor de açúcar no sangue é muito baixo. A perda de consciência ocorre pelo fato do organismo estar muito fraco. Além dos diabéticos, pessoas que passam por um período muito longo sem se alimentar podem apresentar este quadro. Dores de cabeça, palidez, suor excessivo e o sentimento de vertigem estão entre os sintomas.

Os principais objetivos ao socorrer uma pessoa vítima de perda de consciência são manter as vias aéreas livres, registrar o nível de resposta que ela é capaz de dar, tratar as principais lesões que possam ter acontecido e, em último caso, removê-la para o atendimento médico mais próximo.

Como ajudar uma vítima de perda de consciência

Confira passo a passo como atender a vítima:

- Procure liberar as vias aéreas levantando o queixo e inclinando a cabeça da pessoa que apresenta perda de consciência para trás. Verifique o pulso e se ela está conseguindo respirar normalmente; caso não esteja, é necessária a reanimação.

- É importante que você examine a vítima de forma rápida para identificar se existe algum tipo de fratura grave ou sangramento constante.

- Tentar de alguma forma conhecer a vítima pode ser importante para chamar o socorro. Procure algum bilhete, cartão, pulseira ou contato de um familiar da vítima de perda de consciência. É importante que os profissionais envolvidos no socorro saibam se o paciente sofre de alguma doença crônica ou se o quadro aconteceu por algum tipo de trauma ou mal súbito.

- A vítima deve voltar a si dentro de três minutos. Caso contrário, é necessário que a ambulância seja acionada.

- Nunca dê nada por via oral para uma pessoa com perda de consciência, pois ela certamente poderá se engasgar. Evite mover a vítima sem que haja extrema necessidade, isso pode agravar alguma lesão na coluna.

TAGS
desmaio
atendimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ