Primeiros Socorros

02/08/2015 03:09 - Atualizado em 09/12/2016 11:10

Veja como executar a manobra de Heimlich com segurança

Manobra induz uma tosse artificial que expele o objeto da traqueia da vítima.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ao presenciar ou viver um episódio de engasgamento, muitas pessoas ficam sem reação. Um pedaço de comida, pequenos objetos e até mesmo a prótese dentária pode obstruir as vias áreas por acidente. O bloqueio da passagem de ar para os pulmões apavora, mas também pode ser evitado ou contornado rapidamente com a manobra de Heimlich.

Realizado pela primeira vez pelo médico norte-americano Henry Heimlich, em 1974, o movimento induz uma tosse artificial, que expele o objeto da traqueia da vítima. Veja como executá-la e em que casos recorrer à alternativa para garantir a saúde da vítima.

manobra de heimlich

Como fazer a manobra de Heimlich

Para salvar alguém do sufocamento, basta uma pessoa. Ela deve estar apta a realizar a técnica correta e desobstruir a passagem de ar para os pulmões, posicionando suas mãos na região abdominal e exercendo uma pressão sobre o final do diafragma.

Dessa forma, ela comprime indiretamente a base dos pulmões da vítima e expele o objeto que causou a obstrução. Veja como executar a manobra de Heimlich em diferentes situações:

Vítima que está de pé

Fique atrás da vítima. Posicione uma de suas pernas entre as pernas dela para servir de base, caso a pessoa desmaie. Em seguida, coloque o braço em volta da cintura do engasgado, feche uma mão e deixe o lado do polegar contra o abdômen do indivíduo, entre o umbigo e a região do apêndice.

Com a outra mão, envolva a mão fechada e pressione o abdômen da vítima. Depois, puxe ambas as mãos em sua direção, fazendo força para cima e para dentro. Comprima a parte superior do abdômen com a base do pulmão, o que irá expulsar o ar e movimentar o objeto causador da obstrução.

Realizar essa manobra por cinco vezes deve ser suficiente para desobstruir as vias aéreas, mas, caso a vítima fique inconsciente, a técnica deverá ser interrompida e deve-se iniciar a reanimação cardiorrespiratória.

Vítima deitada ou inconsciente

A pessoa deve ser posicionada com as costas no chão. Ajoelhe-se por cima da coxa da vítima e coloque uma mão sobre a outra para realizar a compressão abdominal. Com esse movimento, o objeto deve ser expulso.

Vítima obesa ou grávida

Fique atrás da pessoa engasgada. Também posicione uma de suas pernas entre as pernas da vítima. Em seguida, ponha as mãos acima do apêndice e apenas realize as compressões abdominais. Verifique se o objeto foi expelido.

Criança menor de 1 ano

Deite a criança de bruços ao longo de seu braço. Apoie o bebê na palma da mão, de cabeça para baixo. Bata em suas costas com as mãos em formato de concha. Verifique se o objeto foi expulso.

manobra de heimlich

Quando realizar a manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich nem sempre é indicada. Se a vítima estiver chorando, falando ou mesmo tossindo, significa que ela ainda está respirando e que, primeiro, é necessário tranquilizá-la.

Também é importante jamais inserir o dedo na garganta para desobstruir as vias aéreas. Ingerir água ou ficar com os braços para cima também não traz efeitos.

Em casos mais graves, acionar a emergência é fundamental. Cada segundo a mais em que a vítima fique sem oxigênio pode trazer sequelas irreversíveis e até levá-la ao óbito.

Gostou das dicas de primeiros socorros? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
asfixia
sufocamento
engasgue
engasgamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ