Primeiros Socorros

29/09/2014 03:23 - Atualizado em 25/11/2016 05:08

Veja 9 cuidados caseiros para a prevenção de queimaduras

Pequenas mudanças de hábito podem ajudar na prevenção de queimaduras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Queimaduras são um assunto sério. Além de muita dor, também podem causar sérias lesões. Sejam provocadas pelo contato com líquidos quentes, com o fogo ou o calor, com produtos químicos ou com a rede elétrica, o importante é buscar formas de prevenção de queimaduras.

Prevenção de queimaduras começa em casa

Você sabia que simples mudanças de hábito no ambiente doméstico podem evitar acidentes e suas consequências? Descubra ao longo desse artigo o que você mudar, adote novas atitudes e se antecipa aos imprevistos atuando na prevenção de queimaduras e cuidando da sua saúde.

prevencao-de-queimaduras

9 dicas de prevenção de queimaduras

1. Ferro de passar

O ferro de passar é um dos grandes responsáveis pelas queimaduras em crianças. É muito importante lembrar que o ferro deverá ser desligado após passar uma roupa. Também é preciso ter o cuidado de não esquecê-lo deitado, ainda quente. Se possível, mantenha sempre o item a uma altura que as crianças não alcancem.

2. Panelas

Uma atenção que nem todos têm é com a disposição das panelas quando estão em cima do fogão. Saiba que elas devem ficar preferencialmente na boca traseira e com os seus cabos virados para o lado ou para trás.

Isso evitará que alguma criança a puxe para baixo e acabe se machucando com o líquido quente. É uma forma de prevenção de queimaduras bastante simples, mas também muito eficiente.

3. Cabo das panelas

Assim como os cabos das panelas precisam estar longe das crianças, eles também devem estar em bom estado de uso. Caso arrebentem, a panela fervendo poderá cair em cima da criança ou mesmo aos pés do adulto. E nem é preciso lembrar como isso é dolorido, não é mesmo?

4. Sol

O sol é um dos grandes vilões das queimaduras. Por isso, o protetor solar é indispensável todos os dias e não apenas naqueles de calor intenso, quando não há sequer uma nuvem no céu.

É importante lembrar que a queimadura solar não se manifesta no momento da exposição, mas algumas horas depois e você terá uma noite de descanso difícil se não tiver passado o filtro solar.

5. Fogão

Crianças costumam ter a mania de querer ficar por perto da mãe ou do pai enquanto fazendo o almoço ou o jantar. Esse é um comportamento que até pode ser carinhoso por parte do pequeno, mas que deve ser evitado.

O problema da sua presença ali é que, eventualmente, a criança pode querer colocar a mão no fogo que parece brilhar de forma a hipnotizá-la. Cuide para que os pequenos não estejam na cozinha enquanto o fogão estiver acesso.

6. Gás

Não espere o pior acontecer. Enquanto não estiver usando o fogão, tenha o cuidado de deixar o registro de gás sempre fechado. Tenha ciência de que isso pode evitar uma grande tragédia. A prevenção de queimaduras não tem hora nem local para ser praticada: deve ser constante.

7. Isqueiros e fósforos

Não deixe fósforos e isqueiros ao alcance dos mais jovens. É importante guardá-los em locais mais altos. Crianças brincando com esses dois itens podem se queimar ou mesmo causar um incêndio.

8. Iluminação

Usar qualquer tipo de fogo como iluminação não é uma boa ideia. Existem inúmeros casos de casas que foram consumidas pelas chamas que se iniciaram com uma simples vela.

Luminárias e outras opções que envolvam fogo também não são indicadas. Basta que aquela chama entre em contato com uma toalha, cortina ou algo do gênero para iniciar um incêndio que sairá do controle facilmente.

9. Álcool

Nunca deixe o álcool ou produtos do tipo solventes ao alcance das crianças. Procure escondê-los, em especial em locais altos e inacessíveis. Isso pode evitar uma tragédia. Afinal, os pequenos não têm total noção do que esses componentes químicos podem fazer.

Não se esqueça: o fogo pode parecer bonito, mas não é brincadeira. Infelizmente, ele dá origem a acidentes e tragédias. Seja responsável e faça a sua parte com a prevenção de queimaduras em sua casa.

Que tal adotar essas dicas? Deixe um comentário e curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
queimaduras
prevenção
primeiros socorros
acidentes domésticos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ