Primeiros Socorros

09/06/2014 09:00 - Atualizado em 09/10/2016 04:41

Tumulto nos estádios da Copa? Veja dicas de primeiros socorros

Apesar da segurança reforçada, tumulto ainda é preocupação de torcedores.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os estádios brasileiros foram modernizados, a segurança está sendo reforçada e o clima no entorno das arenas deve ser de festa. Apesar disso, o torcedor que quer participar da Copa do Mundo de 2014 deve tomar alguns cuidados em meio às multidões. Assim, algumas dicas do que fazer em caso de tumulto e noções de primeiros socorros podem ser bastante úteis.

Evite o tumulto e curta a festa

É fundamental saber que, sempre que há grande aglomeração de pessoas, seja dentro do estádio ou no seu entorno, existe a possibilidade de ocorrer algum tipo de tumulto – que pode se originar de brigas, protestos ou falhas nos acessos e saídas das arenas. É claro que isso tudo é apenas uma saudável precaução, já que confusões assim costumam ser pontuais. Ou seja, vá ao estádio sem medo e curta o momento.

Dicas para o caso de tumulto

Segurança nos estádios foi reforçada para a Copa do Mundo. Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

As dicas a seguir serão úteis para o caso de você acabar ficando perto de local onde tenha início um tumulto. Melhor se prevenir:

1) Em primeiro lugar, vá tranquilo e procure não discutir com outros torcedores. Se houver divergência com alguém, tente resolver sempre na conversa, sem alterar a voz, proferir xingamentos ou apelar para a agressão física. Muitos tumultos começam com uma briga insignificante, que poderia ter sido evitada. Se o outro torcedor insistir nas hostilidades, afaste-se e procure um segurança do estádio.

2) Se notar algum tumulto, evite o local e não fique assistindo. Mesmo que você julgue estar a uma distância razoável do grupo de baderneiros, é melhor pensar em sua segurança e na de sua família ou amigos: quanto mais gente se agrega à briga, maior o grau de violência e maior a chance de que um dos brigões resolva arremessar objetos. Distancie-se o máximo possível e informe aos seguranças ou à polícia.

3) As torcidas de Copa do Mundo costumam ser mais pacíficas. Mas é bom pensar nisso apenas dentro do estádio. Se decidir assistir ao jogo ostentando a camiseta do seu time de coração, vista-a apenas dentro da arena. Nunca se sabe se, no caminho até lá, você não vai cruzar com um grupo de torcedores rivais e hostis.

4) Se a sua seleção ganhar, não incomode os torcedores adversários após a partida. Contente-se em fazer a festa com os vencedores, a não ser que o derrotado seja seu amigo e aceite tranquilamente a provocação.

5) Procure levar apenas o dinheiro que você vai utilizar. Sabe-se que, em cada jogo da Copa do Mundo do Brasil, haverá dezenas de milhares de pessoas concentradas em torno do estádio. Essa aglomeração é o cenário perfeito para trombadinhas, que podem pegar a sua carteira sem você nem perceber.

Primeiros socorros em meio ao tumulto

Caso não tenha sido possível escapar do tumulto, eis aqui algumas dicas de primeiros socorros se alguém se ferir ou passar mal em uma aglomeração perto de você. Lembre-se de que os cuidados a seguir são apenas os procedimentos imediatos. É sempre prudente levar a pessoa, assim que possível, ao médico.

1) Em caso de desmaio, faça a pessoa se deitar com o pescoço esticado e as vias respiratórias desobstruídas. Se possível, aplique compressas frias em sua testa. Se a perda de consciência perdurar, chame imediatamente uma ambulância.

2) Se alguém sofrer um corte profundo, limpe o local do corte com água corrente e estanque-o com gaze ou pedaço de pano limpo.

3) Em situações como fratura ou entorse, você pode improvisar uma tala com madeira e colocar gelo no local. Evite massagear ou mover o membro afetado.
 
4) Se uma pessoa estiver com o nariz sangrando, aplique gelo no local e deixe-a sentada com a cabeça para trás.

Se você já passou por alguma situação desse tipo, ou conhece alguém que tenha vivido algo parecido, conte-nos um pouco da sua experiência.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ