Primeiros Socorros

26/06/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 12:57

Socorro ágil e eficaz: o que fazer em caso de engasgamento

Sem o devido atendimento, engasgamento pode levar à morte.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você saberia o que fazer caso alguém engasgue na sua frente? O engasgamento é uma emergência, pois as vias respiratórias da vítima estão obstruídas e um caso grave pode levar a pessoa a ficar inconsciente ou até mesmo, se não receber os devidos socorros, levar ao óbito.

Como ocorre o engasgamento

Quando o organismo se manifesta tentando expelir um alimento ou objeto que toma o caminho errado chamamos de engasgamento, ou engasgo. O que costuma prevenir esse tipo de situação é a epiglote, localizada na parte superior da laringe, que funciona como uma porta que abre para a entrada de ar nos pulmões e fecha para bloquear a passagem dos alimentos quando engolimos algo. Mas às vezes a epiglote falha e alguma coisa indevida vai parar nos nossos canais respiratórios, ocasionando o engasgamento.

Primeiros socorros para o engasgamento

Se alguém engasgar perto de você, ajude-o imediatamente. Mas, apesar de ser uma situação de emergência, é fundamental que você mantenha a calma para saber exatamente o que está acontecendo e o que você tem que fazer.

Primeiro, aguarde a pessoa tossir, pois pode ser que o alimento saia apenas com a pressão do ar. Se não sair logo, dê os famosos tapinhas nas costas. Eles devem ser dados no alto das costas, sem exagerar na força dos golpes. Não tente virar a pessoa de cabeça para baixo para forçar a saída do alimento, isso pode piorar a situação.

Se você notar falta de ar na pessoa, a situação é grave. Nesse caso, chame uma ambulância. Enquanto o socorro não chegar, faça a chamada Manobra de Heimlich, que tem como objetivo desobstruir as vias aéreas. Fique atrás da vítima e enlace-a com os braços ao redor do abdômen. Mantenha uma das mãos fechada sobre a boca do estômago e a outra deve comprimir a primeira. Comprima o estômago para dentro e para cima, como se estivesse tentando erguer a pessoa do chão pelo abdômen. Faça esses movimentos até que o corpo estranho seja eliminado.

Engasgamento em bebês

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Se a vítima de engasgamento é um bebê, mantenha-o de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões no meio das costas, entre as escápulas. Depois vire o bebê de barriga para cima, ainda no seu braço, e faça mais cinco compressões, dessa vez sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho na boca da criança. Se sim, tente retirá-lo delicadamente – não faça isso caso ele esteja muito fundo, ou você poderá apenas empurrá-lo mais ainda. Se isso não der certo, chame um serviço de emergência ou vá para um hospital, enquanto segue tentando as compressões.

Caso o bebê tenha engasgado e perdido a consciência, deite o bebê de costas no seu braço e tente liberar as vias aéreas. Se o bebê não está respirando normalmente, faça duas respirações boca a boca. Se não houver expansão torácica, faça mais duas respirações boca a boca.

Para prevenir engasgamento nas crianças pequenas, tente evitar que ela tenha contato com brinquedos com partes pequenas, que podem ser colocadas na boca e provocar essa situação. No caso dos adultos, os alimentos que mais comumente causam engasgo são farofa, peixes, caroços de feijão, grãos de arroz, pipoca e outros. Entre os objetos, o maior vilão é a bexiga de borracha.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ