Primeiros Socorros

21/08/2014 11:18 - Atualizado em 11/05/2017 12:58

Sangramento nasal: O que fazer para socorrer a vítima

Veja as principais dicas para ajudar alguém que esteja sofrendo de sangramento nasal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sangramento nasal dificilmente se revela um problema grave. Mas não custa tomar cuidado. Vamos descobrir agora quais são os primeiros socorros para esse caso e quais podem ser as razões desse problema.

Por que ocorre o sangramento nasal

O sangramento nasal ocorre nas situações em que os vasos sanguíneos da mucosa que reveste a parte interna do nariz são rompidos. Isso faz com que o sangue saia pelas narinas. Este sangramento na maioria dos casos se dá na parte da frente do septo nasal, mas em alguns casos pode acontecer na parte posterior das fossas nasais.

Caso a hemorragia aconteça de forma repetida, mesmo que elas raramente sejam causadas por algo mais grave, pode ser importante procurar um médico otorrinolaringologista para que se tenha um diagnóstico mais preciso sobre o quadro.

sangramento-nasal

Em cada faixa etária, o sangramento nasal pode ser originado por algo diferente. Na infância, ele é normalmente consequência de resfriado, gripe ou sinusite, que fazem com que o organismo produza uma quantidade maior de catarro, que acaba por sobrecarregar os vasos sanguíneos das narinas – que podem se romper.

Entre os adolescentes, um dos principais motivos do sangramento é uma espécie de tumor benigno na parte posterior do nariz ou superior da garganta, que é descrito por especialistas como angiofibroma juvenil. Outro fator que ocorre durante a adolescência é a ruptura da artéria etmoidal, que normalmente acontece durante a prática de exercícios físicos.

Em idosos, o sangramento nasal tem grande incidência em pacientes que apresentam um quadro de pressão arterial sistêmica.

Cuidados para evitar o sangramento nasal

Vários são os fatores que podem ocasionar este tipo de hemorragia. Alguns ambientes de trabalho podem ser propícios para que isso aconteça. O contato com substâncias químicas em indústrias ou laboratórios pode causar a irritabilidade da mucosa nasal, caso não haja uma proteção adequada.

O uso de máscaras é essencial nestes casos para a proteção das narinas. Outra forma de diminuir a irritabilidade é lavar o nariz com água corrente de três em três horas.

A baixa umidade do ar pode ser outro causador de sangramento nasal. Quando isso ocorre, as veias respiratórias ficam ressecadas e se forma uma crosta na parede das narinas, que ajuda a romper os vasos sanguíneos. Para diminuir os efeitos, procure beber muita água e manter-se bem hidratado. Crianças e idosos, que são mais propícios a problemas respiratórios, devem ter ainda mais cuidados.

Primeiros socorros com sangramento nasal

O atendimento ao caso de primeiros socorros desse tipo de sangramento não é como a maioria imagina. Veja abaixo:

- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é contraindicado que a vítima de sangramento nasal incline a cabeça para trás. Isso pode fazer com que o sangue seja desviado para os pulmões e causar problemas bem mais sérios. Procure fazer com que a pessoa sente com as costas e a cabeça ligeiramente inclinadas para frente.

- Procure apertar as narinas na parte que fica logo abaixo do osso do nariz. Mantenha a pressão sobre o local por pelo menos 10 minutos.

- Coloque uma pedra de gelo em cima da narina que está sangrando. Este procedimento pode ajudar a diminuir o sangramento nasal.

- Faça um rolo com um pedaço de algodão molhado com água, vaselina ou água oxigenada. Coloque dentro da narina que sangra e depois aperte novamente a narina por cerca de cinco minutos.

TAGS
hemorragia
sangue
sangramento
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ