Primeiros Socorros

06/12/2014 06:16 - Atualizado em 20/12/2016 04:48

Saiba por que é importante ensinar primeiros socorros para crianças

Dar lições de primeiros socorros para crianças é trabalho para a escola e a família.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ensinar primeiros socorros para crianças é uma forma de salvar vidas - não há dúvidas. Mesmo que as únicas pessoas devidamente capacitadas a prestar socorro sejam as que trabalham em serviços de emergência, a presença de alguém que sabe como dar suporte à vítima pode ajudar a evitar consequências piores. Muitas vezes, as crianças são as primeiras e únicas testemunhas de um fato.

Ensinar primeiros socorros para crianças

Imagine que você está sozinho em casa com o seu filho. De repente, você sente um mal súbito e desmaia. Dificilmente uma criança que não tenha noção de socorros irá verificar seus sinais vitais e ligar para um serviço de emergência. E muitas vezes é essa simples atitude que garante a sobrevivência das pessoas.

primeiros-socorros-para-criancas

Por isso, ensinar primeiros socorros para crianças é uma prática fundamental. Mas é um trabalho que não pode começar em casa. Os pais não possuem a instrução correta e nem conhecimento suficiente para passar aos filhos e, por isso, podem acabar dando informações incorretas. Quando a criança colocar os ensinamentos em prática, qualquer erro pode ser fatal.

É importante que os pais conversem com os representantes da escola onde os filhos estudam e proponham a ideia de ensinar primeiros socorros para crianças. Mesmo que os professores não tenham um conhecimento aprofundado sobre o assunto, podem levar para as salas de aula profissionais que podem ajudar, como bombeiros ou paramédicos.

Primeiros socorros não são um tratamento que será dado a uma vítima de acidente. Pelo contrário, são métodos para garantir que a pessoa fique viva até que um serviço especializado consiga chegar ao local. As técnicas simples de verificação de sinais vitais, por exemplo, podem ser aplicados por crianças de 5 anos ou mais e ajudam no trabalho dos profissionais de emergência.

Como ensinar primeiros socorros para crianças

Mas o trabalho de passar lições de primeiros socorros para crianças não pode parar na escola. Após terem observado e aprendido com pessoas especializadas, as crianças devem receber um reforço das informações. E esse é um trabalho a ser realizado pela família. É dentro de casa que a criança aprende boa parte das noções que fixa no cérebro.

É preciso encontrar métodos fáceis e precisos para ensinar aos pequenos como se portar diante de uma situação de emergência. Mesmo que o assunto seja sério, não se pode esquecer que o cérebro infantil não está preparado para processar informações complexas. Estabelecer uma sequência de passos a serem realizados, por exemplo, ajuda na memorização.

O método lúdico ainda é o mais eficaz para ensinar primeiros socorros para crianças. Pegue uma boneca que a criança não goste muito, já que as preferidas podem causar um pouco de trauma. Faça de conta que a boneca se engasgou com alguma coisa e peça para que a criança ajude usando as técnicas que aprendeu na escola.

Mantenha kits de primeiros socorros sempre por perto. De vez em quando, pegue os kits, mostre para o pequeno e peça para que ele diga o que é e qual a função dos materiais oferecidos. Também é sua função ajudar para que a criança consiga prestar algum tipo de socorro. Manter uma lista de números de emergência perto dos telefones da casa pode ser de grande valia.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
primeiros socorros
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ