Primeiros Socorros

23/01/2016 05:00 - Atualizado em 06/12/2016 07:21

Saiba o que fazer em uma situação de atropelamento

Ligar para o socorro e não mover a vítima são algumas atitudes de emergência.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O aumento no número de carros nas ruas e a rotina acelerada levam a dados alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o quinto país no mundo em mortes por acidentes de trânsito, com cerca de 45 mil vítimas fatais a cada ano. Para reverter esse quadro, saber o que fazer em uma situação de atropelamento pode ser crucial.

A seguir, aprenda como proceder caso você presencie ou se envolva em um episódio desses.

paramédicos socorrem vítima de atropelamento

O que fazer em caso de atropelamento

1. Chame a emergência

Se você presenciar ou se envolver em um atropelamento, ligue para a emergência o mais rápido possível. Quanto antes o socorro for acionado, mais cedo haverá apoio médico, o que pode ser decisivo em casos mais delicados. Lembre-se de detalhar o local do acidente e descrever a situação das vítimas, como quantidade de envolvidos, sexo e idade aproximada deles.

2. Mantenha a vítima imobilizada

Em situações assim, o primeiro impulso de muitas pessoas é mover a vítima, visando a ajudá-la ou deixá-la em uma posição mais confortável. Só que essa ação pode prejudicar ainda mais. Para evitar qualquer lesão ou agravamento de um trauma, é importante manter o atropelado imóvel até a chegada dos socorristas.

3. Comprima o sangramento

Em casos de hemorragia, utilize um pano limpo para estancar o sangue. Faça pequenas compressas, pressionando de leve. Em situações de emergência, você pode utilizar uma camiseta, por exemplo.

4. Cubra o atropelado

Para manter a temperatura corporal e proteger a vítima, cubra-a com cuidado até a chegada do serviço de emergência.

5. Alerte os demais

Além de não mover a pessoa, nem permitir que ela se vire ou levante, evite oferecer qualquer tipo de alimento ou líquido, assim como remédios. Além disso, sinalize o local do acidente para evitar novas colisões ou atropelamentos.

Saiba Mais
Veja como socorrer vítimas de acidente de carro
Vença a insegurança para aprender a dirigir
Luz no fim do túnel: 6 dicas para reduzir o estresse no trânsito

Como prevenir acidentes de trânsito

Muitos atropelamentos e demais acidentes de trânsito são causados pela falta de atenção dos motoristas e dos pedestres. Portanto, para garantir mais segurança para todos, é preciso estar atento tanto ao veículo quanto à via em que se está trafegando.

Aos motoristas, a recomendação é dar preferência aos pedestres e aos ciclistas, lembrando que todos devem obedecer à sinalização de trânsito e atravessar ou trafegar nas faixas corretas. Os ciclistas, em especial, devem iluminar suas bicicletas, facilitando a visão de quem esteja nos automóveis e evitando colisões.

Para um trânsito mais seguro, pedestres, ciclistas e motoristas devem exercer a tolerância e a paciência. Pisar mais no freio ou aguardar o sinal verde da faixa de segurança são hábitos simples, que refletem positivamente no bem-estar de todos. Além disso, tenha atenção redobrada quanto ao uso do seu celular, tanto caminhando quanto dirigindo.

Você já se envolveu em um atropelamento? Conseguiu manter a calma e o foco no auxílio às vítimas? Deixe seu depoimento nos comentários! E aproveite para continuar de olho nas dicas de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
acidente
trânsito
carro
atropelado

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ