Primeiros Socorros

11/10/2015 07:05 - Atualizado em 09/11/2016 01:21

Saiba evitar um acidente de trânsito e fuja das estatísticas

Bons hábitos envolvem respeitar as leis e manter o veículo em boas condições.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os índices de violência no trânsito crescem anualmente. O aumento de circulação de carros nas ruas e a imprudência dos motoristas são algumas das causas dessa realidade. Manter atenção constante e ser cuidadoso são atitudes simples que podem evitar um acidente de trânsito.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, a cada ano, cerca de 45 mil brasileiros perdem a vida em acidentes dessa natureza. Para mudar as estatísticas e garantir o bem-estar de todos, cada um precisa fazer a sua parte.

homem desesperado após acidente de trânsito

Preocupação nacional

Segundo dados do Portal Brasil, do Governo Federal, em 2008 foram registrados 38,2 mil óbitos no trânsito, sendo 8,9 mil por acidentes com motos. Já em 2013, o número subiu para 42,2 mil mortes, das quais 12 mil ocorreram devido a motocicletas.

O número de internações também aumentou consideravelmente: em 2008, foram 99 mil. Em 2013, o índice chegou a 169,7 mil. O período registrou uma elevação de 72% na quantidade de acidentes, sendo 115% se consideradas apenas as situações envolvendo motociclistas.

Outro dado preocupante foi levantado no ranking comparativo dos dez países mais violentos no trânsito, realizado pelo Instituto Avante Brasil. O país ocupa a quarta posição na lista, ficando atrás apenas da China, da Índia e da Nigéria.

Já informações da Rede Sarah confirmam que os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte entre jovens de 18 a 24 anos, ficando atrás apenas dos homicídios.

Ainda, um estudo divulgado no final de 2014 revelou que, a cada 12 minutos, uma pessoa morre em acidente de trânsito no Brasil. Recife foi considerada a cidade com maior índice de óbitos por 100 mil habitantes, seguida por Fortaleza.

Saiba Mais
Acidente de carro: Veja como prestar socorro às vítimas
Dicas de primeiros socorros: quando e como devemos agir diante de um acidente
Risco de câncer digestivo aumenta com consumo de álcool

Ajude a evitar um acidente de trânsito

Obedeça as leis

Limite de velocidade, faixas, sinalizações e semáforos: cada regra foi instituída por um motivo. Por isso, é importante respeitá-las para garantir um trânsito mais seguro. Evite pensar que "só uma vez não é problema" ou que "ninguém vai ver". A sua segurança e a de todos os outros motoristas e pedestres está em jogo.

Não use o celular

Especialmente devido à popularização dos smartphones, o uso do celular enquanto o condutor está dirigindo cresceu significativamente. Dados do seguro DPVAT apontam que são registrados cerca de 1,3 milhão de acidentes anuais relacionados ao uso indevido do aparelho. Espere estacionar para checar suas mensagens ou fazer ligações.

Não saia com pressa

Sair atrasado de casa e tentar "ganhar" tempo acelerando ao máximo é um hábito bastante perigoso. Procure organizar seus compromissos de forma que você tenha tempo suficiente para chegar ao destino sem precisar cometer infrações durante o percurso.

Não beba

A bebida alcoólica é outro ponto preocupante, quando se fala em acidente de trânsito. Dados do Ministério da Saúde apontam que 21% dos casos que geraram vítimas atendidas pela rede pública de saúde em 2011 estavam associados ao consumo de álcool.

Mantenha o veículo em boas condições

A manutenção periódica é determinante para garantir proteção ao condutor e aos passageiros. Defeitos em itens de segurança, especialmente ligados ao freio, são muito perigosos. A revisão anual e demais consertos necessários são essenciais para proporcionar segurança.

Você já sofreu um acidente de trânsito? Acha que ele poderia ter sido prevenido? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Vivo Mais Saudável. Aproveite ainda para conferir nossas dicas de saúde e bem-estar.

TAGS
cuidados no trânsito
acidente de carro
morte no trânsito
motocicleta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ