Primeiros Socorros

07/02/2016 01:00 - Atualizado em 18/11/2016 09:31

Saiba enfrentar uma inundação com segurança

O principal, nessas horas, é zelar pela sua integridade física.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apenas quem já viveu o desespero de uma enchente sabe o quão complicado é passar por essa adversidade. Por isso, estar preparado e saber como proceder são maneiras de ter mais segurança em caso de inundação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as inundações provocadas por derramamento de rios ou córregos são consideradas perigos comuns no Brasil, especialmente nos meses de chuva. Saiba como você pode se precaver.

inundação na rua

Como agir em caso de inundação

Entre as orientações da Defesa Civil, está manter-se atento às notícias que antecipem a situação. Além disso, conheça os locais por onde você trafega, principalmente áreas próximas de rios e córregos, ruas mais baixas e fundos de vales. Esses são lugares propensos a alagamentos. Sabendo o mapa da região, é mais fácil se preparar para uma fuga imediata.

Em casa

A inundação pode ser rápida ou permitir que os moradores levantem alguns móveis e outros pertences. O ideal é levar tudo que você conseguir para um andar superior ou outro local em que a água não chegará.

Desligue imediatamente a energia elétrica para evitar acidentes graves. Feche também todos os registros de água da sua casa para diminuir as chances de contaminação do encanamento.

Evite andar em áreas já alagadas. Além do risco de proliferação de doenças, apenas dez centímetros de profundidade já são suficientes para você cair e ser levado pela correnteza.

Caso seja necessário ir para a rua, utilize roupas fechadas e botas de borracha, caminhando sempre por onde houver menos movimentação de água. Utilizar um cabo de vassoura para verificar a existência de buracos garante mais segurança durante a caminhada.

Em caso de uma inundação rápida, não tente salvar bens materiais. O importante é que você saia imediatamente da zona de risco e proteja sua integridade física. Acidentes fatais podem ocorrer com quem não deixa sua casa a tempo.

No carro

Sempre que possível, evite trafegar por áreas inundadas. Não tente "arriscar" uma passagem por um local alagado. Muitas vezes, a profundidade pode ser maior que o esperado. Um palmo de água já pode ser suficiente para danificar o seu veículo, enquanto 50 centímetros podem fazer um carro flutuar.

Caso a inundação tome a rua em que você está dirigindo, impossibilitando o percurso, abandone o carro e procure abrigo em partes mais altas e secas.

Após a chuva, volte para sua casa apenas depois de receber liberação das autoridades. Além disso, evite transitar por pontos alagados, certifique-se que a água não foi contaminada antes de voltar a consumi-la e desinfete tudo o que foi molhado durante a enchente, pois os objetos podem conter resquícios de esgoto e de produtos químicos.

Maneiras de prevenir o problema

As enchentes são um problema recorrente e que traz prejuízos sérios para toda a população. Além da perda material, há risco de doenças e de acidentes fatais. Para evitar o problema, é preciso que todos tenham consciência e respeito pelo meio ambiente.

Por mais que não seja possível controlar o excesso de chuva, cada um pode contribuir para prevenir inudações. Uma atitude simples é jogar o lixo nas lixeira, pois os itens descartados de maneira incorreta acabam obstruindo bueiros e rios, interferindo no escoamento da água.

Você já vivenciou uma enchente? Como lidou com a situação? Deixe seu depoimento  nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
enchente
alagamento
chuva
Defesa Civil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ